sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Férias de verão em Biarritz.

Bonjour, mes amis!
 
Hoje vou compartilhar com vocês nossas ùltimas férias de verão aqui na França, na cidade de Biarritz, que pode ser uma boa opção para as suas proximas férias, partindo de Paris ou Madri, por exemplo.
 
Biarritz é uma cidade litorânea que se situa no sudoeste da França, no departamento conhecido como Pyrénées-Atlantiques, na região da Aquitaine, e fica a apenas 25 kilômetros da fronteira com a Espanha. Um balneàrio elegante e muito badalado nas férias de verão, com muitos restaurantes e discotecas, mas que é também um destino muito acolhedor para familias com crianças e filhos adolescentes.
 
A viagem. A cidade fica a 780 km de Paris, ou seja, cerca de 7 horas de carro, mas a viagem de TGV dura cerca de 5 horas e meia partindo da Gare Montparnasse.  O longo trajeto pode, a principio, ser assustador para quem viaja com crianças mas, acredite, a viagem foi muito tranquila. Isso porque, ao comprar as passagens de trem no site da SNCF, descobrimos que no periodo de ferias existe o serviço TGV Family, que consiste em disponibilizar um vagão com animação infantil durante todo o trajeto para as familias que viajam com crianças. Foram feitas varias atividades: desenho, maquiagem, preparação de màscaras, contos de historias, jogos de adivinhação... Um super descanso para os pais! Por isso, a primeira dica é: verifique se no periodo da sua viagem este serviço estarà disponivel, caso decida ir de trem.
 
 
 As praias.  Quem tem filhos sabe como é fàcil entretê-los em lugares com praias. O contato com a natureza, sol e a sensação de liberdade jà tornam a viagem atrativa para os pequenos. Além disso, Biarritz é conhecida por ser o "berço" do surfe na Europa e é muito comum ver crianças e adolescentes fazendo aulas em grupo ou com instrutores particulares. A exigência é que a criança saiba nadar e, por isso, nas escolinhas onde busquei informações, a idade minima exigida era de 7 anos completos. Uma alternativa para os petits aproveitarem um pouquinho desse esporte e desfrutarem de uma nova experiência nas férias é alugar uma prancha de body-board que, além do mais, é uma opção mais barata que o curso, jà que pode-se alugar a prancha por periodos bem curtos. A diferença é que, nesse caso, caberà aos papais e mamães supervisionar os filhotes...


As praias mais conhecidas e badaladas em Biarritz são a Grande Plage e a Côte des Basques, muito procuradas também para a pràtica de surfe e que, por isso, atraem mais o pùblico jovem e adolescente. Por outro lado, a pequena praia du Port Vieux é com certeza a mais indicada para familias com crianças pequenas e você ainda pode conciliar com uma visita ao Rocher de la Vierge, de onde se tem uma linda vista da cidade.

Grande Plage
 
Côte des Basques
 
 
 
Programar uma visita ao aquàrio de Biarritz é recomendàvel por dois motivos: primeiro, porque não conheço uma criança que não goste de animais e, segundo, porque dependendo do periodo da sua estadia, pode haver um dia chuvoso ou nublado no seu roteiro de férias, em que ir à praia deixa de ser uma opção e temos que "inventar" o quê fazer com os petits. O aquàrio de Biarritz não decepciona: são mais de 5 mil peixes e organismos vivos a serem vistos, provenientes sobretudo da Costa Basca, do golfo da Gascogne, das Caraïbas e do Pacifico. Uma atividade que as crianças também adoram é presenciar o momento em que as focas são alimentadas. Vale a pena verificar o horàrio antes para não perder essa chance. Além disso, o aquàrio é um museu também, porque são expostos vàrios objetos que ilustram bem como se realizaram as navegações e mergulhos em outras épocas.
 
 

 
 
 
Outra visita que nos surpreendeu muito positivamente foi à Cité de l'Océan, um museu interativo que leva os visitantes à explorarem questões como de onde vem a àgua dos oceanos, como nascem as ondas, se a Atlântida realmente existiu, quais os perigos que enfrentam os oceanos, entre outras. Embora as crianças maiores (em idade escolar) sejam as que tiram maior proveito dessa visita, os pequenos também se divertem porque tudo é muito interativo e convidativo ao toque e aos sentidos. Mesmo tendo apenas 5 anos, Otàvio adorou a visita e aproveitou muito as sessões de filmes em 3D sobre as profundezas dos oceanos e os àudios explicativos.  Uma boa dica é comprar o ingresso combinado, que permite a entrada tanto ao Aquàrio como na Cité de l'Océan, mesmo que as visitas se realizem em dias diferentes.
 
 
 
 

Além desses programas, jà comentamos algumas vezes aqui no blog que em todas as cidades que visitamos aqui na França encontramos um belo carrossel no centrinho da cidade e um trenzinho que faz um tour pelos principais pontos e ruas historicas. Biarritz não escapa à regra. Programinhas perfeitos para aquela hora do sorvetinho, depois da praia. Vale ainda comentar que, apesar de ser uma cidade bem badalada nessa época do ano, consideramos "justos" os preços praticados pelos restaurantes onde estivemos, em comparação à Paris. Outro ponto positivo a ser considerado!

Em resumo, uma cidade que certamente vai agradar à toda a familia e, por isso, merece a visita, especialmente durante o verão europeu. Você pode incluir essa visita no seu roteiro partindo de grandes cidades, como Paris e Madri, ou até de Bordeaux, cidade historica que jà recomendamos aqui e que fica a apenas 200 km de distância.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...