sexta-feira, 19 de junho de 2015

Atelier Culinàrio para Petits


Bonjour à tous!
 
Hoje vou contar pra vocês como foi a festinha de aniversàrio do Otàvio, realizada de um jeito bem francês: um atelier culinàrio para petits.
 
A Adélia jà contou aqui como costumam ser os aniversàrios infantis na França: em casa, para um grupo de poucas crianças e com "animação" realizada pelos proprios pais ou, no màximo, um animador contratado para organizar algumas atividades mais "elaboradas" do que aquelas que os pais normalmente sabem fazem, como teatro de marionetes e màgicas, por exemplo. De fato, no ano passado comemoramos exatamente assim.
 
Nesse ano, porém, o Otàvio pediu para convidar toda a sua turminha e mais alguns amiguinhos da outra turma, o que chegava ao total de 17 crianças. Dessa forma, desistimos de fazer em casa e optamos por uma atividade que tem se tornado bastante comum por aqui: um atelier culinàrio apenas para as crianças.



Todos sentados recebendo as primeiras instruções
 

Nesses ateliês, eles aprendem a preparar um prato em grupo, como por exemplo, pão, bolo ou pizza, sendo que o grau de dificuldade desse prato varia conforme a faixa etària das crianças.  No caso do Otàvio, como as crianças tinham 4 ou 5 anos, foi escolhido um bolinho bem comum por aqui, a chouquette, que lembra um pouco os nossos bolinhos de chuva.  A Adélia também jà contou aqui no blog como as crianças adoram esse bolinho na hora do lanche!

Tudo é feito com as instruções e sob a supervisão dos profissionais do atelier e, acreditem, eles acompanham muito bem!

 
 

Além do atelier culinàrio, propriamente dito, reserva-se um tempinho para um trabalho artistico. Nesse caso, foi a elaboração, pelas crianças, de um grande cartaz com fotos polaroid tiradas durante a festa e mensagens de feliz aniversàrio . Isso ocorreu enquanto as chouquettes estavam no forno. Depois disso, pausa para a abertura dos presentes levados pelos amiguinhos e, finalmente, o bolo e os parabéns... Afinal, era uma festinha de aniversàrio! :-)


 





Abrindo os presentes com os amiguinhos


 
A festinha durou 2 horas e meia e, depois de comerem o bolo, todos foram para casa felizes, carregando orgulhosos a lembrança da festa:  o pacote de chouquettes que cada um preparou, o chapéu de "chef" e o diploma! E dessa forma, mesmo tendo realizado uma "super festa" para os padrões franceses, os custos envolvidos ainda ficam muito abaixo do custo das festas infantis realizadas no Brasil. Por outro lado, aqui a festa não é um momento compartilhado com toda a familia e com os amigos dos pais, seja em casa ou em um atelier...
 
Ah! E um detalhe: esses ateliês artisticos e culinàrios tem sido muito usados aqui em Paris não apenas para festejar aniversàrios mas também como uma boa opção de atividade em grupo, principalmente durante as férias. Alguns lugares estão preparados para realizà-los também em inglês.

Jà pensou em programar uma atividade assim quando vier a Paris com o seu petit ou filho adolescente? Fica a dica!

Onde?
Existem vàrios locais em Paris organizando esse tipo de atelier. O do Otàvio foi realizado na Cake e ficamos muito satisfeitos!















Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...