quarta-feira, 13 de maio de 2015

Uma escapada à Bordeaux

Bonjour mes amis!

Hà tempos ando devendo umas dicas por aqui, mas minha vida social andou bem devagar devido ao começo da minha segunda gestação, agora jà caminhando para a 20a semana... Hoje vou compartilhar com vocês nossa viagem à uma cidade que deixou muitas saudades: Bordeaux, na região francesa denominada Aquitaine.

Como muitos de vocês jà devem saber, a região é famosa pela produção de vinhos de primeirissima qualidade e atrai turistas do mundo inteiro interessados em visitar as vinicolas e degustar os vinhos, mas, depois de termos estado na cidade em 2005, dessa vez voltamos acompanhados do filhote e "gràvidos", o que provocou algumas adaptações no nosso roteiro. A ocasião escolhida foi o feriado de Pàscoa, ou seja, passamos 3 dias e 3 noites na cidade, o que foi suficiente para as nossas pretensões.

Para nossa surpresa, encontramos uma cidade completamente transformada devido aos trabalhos de preservação e revitalização do centro historico, que resultaram no reconhecimento de parte da cidade como Patrimônio Historico da Unesco, em 2007. Por isso, o centro historico de Bordeaux, que privilegia os pedestres, està constantemente repleto de turistas do mundo inteiro, o que lhe confere um ambiente alegre e convidativo à visitação.



O centro historico e suas ruas de pedestres
Uma das nossas maiores surpresas foi com a "grandeza" do centro comercial da cidade: Bordeaux tem um comércio muito ativo e là encontramos não apenas lojinhas tipicas do comercio local, mas também grandes redes, como as Galeries Lafayete, e lojas de grifes famosas no mundo inteiro. O mesmo vale para os restaurantes, ou seja, desde restaurantes de chefs renomados e pequenos bistrôs que oferecem a gastronomia da região até o Mc Donald's. Enfim, inumeras opções. Não tivemos nenhuma dificuldade com o petit nesse quesito e, embora não tenhamos ido à nenhum restaurante realmente "gastronômico" ou estrelado no famoso guia Michelin, o Otàvio foi bem recebido até nos restaurantes mais formais onde estivemos, ou seja, o atendimento foi sempre bem cordial e em praticamente todos havia um menu enfant no cardàpio. Esteja apenas atenta ao fato de que, devido à necessidade de preservação das construções do centro historico, muitos restaurantes são pequenos, estreitos e têm apenas escadas para acesso aos outros pavimentos, o que pode ser um inconveniente se você estiver com o carrinho de bebê.


Alegria diante das vitrines enfeitadas para a Pàscoa

Outra região bem alegre é a que fica às margens do rio Garonne, com performance de artistas de rua, mùsica e muita gente de todas as idades. Ideal para deixar seu filho/a correr, pular corda, andar de patinete, enfim,  se soltar um pouco.  Além disso, é possivel fazer um passeio de barco pelo rio, a exemplo dos passeios de bateau mouche que têm em Paris, o que costuma agradar muito às crianças. Nessa região, precisamente em frente à Place de la Bourse, fica também o famoso "espelho d'àgua" de Bordeaux, ou Mirroir d'Eau. O show de àguas é famoso por encantar adultos e crianças, mas estava em manutenção quando estivemos là.  

Rio Garonne
 
Estando em Bordeaux, não poderiamos deixar de fora a visitação a uma vinicola. Escolhemos uma de administração familiar, na região conhecida como Médoc, o Château du Taillan. Foi uma escolha acertada porque a visita, incluindo a degustação de vinhos ao final, durou menos de 2 horas e o château fica a apenas 15km do centro de Bordeaux, o que tornou o passeio agradàvel também para o Otàvio. E a região é mesmo muito bonita, vale a pena passar o dia por là e até agendar um almoço, dentro ou fora dos châteaux.  

Visita e Degustação de vinhos no Château du Taillan

Surpresa: livros infantis para distrair durante a degustação

Le Château du Taillan e as paisagens lindas da região
No terceiro e ùltimo dia, o programa mais esperado pelo petit: a Caça aos Ovos de Pàscoa! Jà contamos aqui no blog que se trata de uma tradição de Pàscoa na França (assim como em vàrios outros paises) e, mesmo estando em Bordeaux, não escapamos! Antes mesmo de chegarmos à cidade buscamos saber os locais onde haveria esta programação e escolhemos o evento organizado pelos Chocolates Lindt em conjunto com a Citizen Kids, porque era bem no centro historico da cidade, perto de onde estàvamos hospedados. Diversão e chocolates garantidos para o petit!
... até encontrar o "tesouro"
Seguindo as pistas do mapa...
Em seguida, fomos conhecer o Centro Nacional Jean Moulin, museu e centro de documentação sobre a Segunda Guerra Mundial, e sua coleção de peças que remetem ao periodo da Resistência, da Deportação e da libertação das Forças Francesas, jà que naquele periodo a cidade foi ocupada pelas tropas alemães. Uma exposição muito interessante para os papais, mas que certamente agradarà também aos petits com mais de 3 anos.
 


A cidade oferece ainda vàrios outros atrativos, que merecem uma visita: o Musée d'Art Contemporaine, o Musée des Beaux-Arts e, especialmente, o Jardin Public (perfeito para pique-niques e atividades ao ar livre) e o Museum d'Histoire Naturelle, que sempre prende a atenção das crianças. Precisariamos de mais um dia para tudo isso!

Em resumo, se você tem vontade de conhecer Bordeaux pelos seus vinhos e patrimônio historico e cultural, saiba que a cidade é também um destino super bacana para conhecer com o seu petit. 





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...