sábado, 30 de maio de 2015

O Museu Art Ludique

Salut, mes amis!

Hà tempos venho querendo contar aqui sobre um espaço muito agradàvel para as familias em Paris, o museu Art Ludique, situado no 13° arrondissement.

A proposta desse museu, criado em 2013 a partir da iniciativa de um casal que contou com o apoio da Prefeitura de Paris, é promover trabalhos de artistas e estùdios de animação dedicados à realização de historias em quadrinhos (bande dessinée), desenhos animados, jogos eletronicos, videos e outras artes que influenciam a cultura nesse novo século. O ar de modernidade paira no ambiente, a começar pela escolha do quartier (hoje considerado "descolado"), passando pelo prédio (anexo ao da Cité de la Mode et du Design) até chegar ao acervo das exposições.


Estivemos là duas vezes e o que mais me chamou a atenção foram, basicamente, dois aspectos positivos: Primeiro, o fato de que, embora as exposições não sejam exatamente voltadas para o pùblico infantil, elas acabam agradando muito às crianças, muitas vezes jà conhecedoras dos homenageados. Por exemplo, na primeira vez em que estivemos là foi para a exposição que homenageou a Marvel e o Otàvio adorou, pois jà estava na fase de curtir super-herois.



Recentemente, fomos ver a exposição sobre os estùdios Aardman e quem mais gostou, novamente, foi o petit, fã da ovelinha Choné, do Wallace e do Grommit. Ele quis até acompanhar com o àudio-guide! Essa exposição termina no dia 30 de agosto/2015.
 
O segundo ponto positivo do museu é o seu espaço agradabilissimo e bem situado às margens do Rio Sena, com um terraço que é um verdadeiro convite ao lazer, principalmente durante a primavera e o verão. Nos dias de sol e calor é uma delicia ficar sentado (ou deitado no chão!) apreciando o visual enquanto a criançada brinca... O pùblico é bem descontraido e é impossivel não relaxar nesse ambiente!



Brincadeira garantida no terraço
Além disso, foram instalados alguns restaurantes no local, mas até o momento testamos apenas o tipico lanche "cheeseburger com fritas" e, embora não tenhamos gostado na primeira vez em que estivemos là, resolvemos dar uma segunda chance, o que foi uma boa idéia, jà que estava muito bom nessa ùltima vez. Hà também um brunch, muito disputado aos domingos. Notei que algumas pessoas levaram o seu lanchinho e comeram discretamente por là, sentadas no chão no maior estilo pique-nique... Nenhum problema, ninguém vai ser pressionado a consumir nos restaurantes ou sair do terraço por não estar consumindo. A ordem do dia é curtir o sol e a paisagem!

Dica: Se você està a passeio em Paris e, por isso, està com a agenda apertada, uma boa opção é conciliar esse programa com uma visita ao Jardin des Plantes e ao Museu de Historia Natural, que ficam proximos ao local... Caso você ainda tenha energia quando sair de là!

Em resumo: programa-delicia para toda a familia nesses dias ensolarados, principalmente se você quiser fugir dos pontos turisticos!


Terraço
 

Terraço

Peniche que fica no Sena, ao lado do Museu


Art Ludique - Le Musée
34, quai d'Austerlitz, 75 013 Paris
Acesso: Metro Gare d'Austerlitz
Fechado às terças-feiras

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...