terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Fundação Louis Vuitton... Para menores.

Bonjour! Hoje vamos contar aqui como foi a nossa visita à Fundação Louis Vuitton, inaugurada em outubro/2014. Não, não vou me atrever aqui a fazer uma anàlise sobre o acervo da fundação mas apenas relatar o passeio do meu petit e da irmã adolescente pra vocês se organizarem bem, caso decidam ir (o que eu super recomendo!).

Vou começar comentando as instalações e facilidades disponiveis: A fundação é o mais novo espaço dedicado à promoção de eventos culturais e artisticos em Paris, sobretudo arte moderna, e tem sido muito visitada desde a sua recente inauguração. Por isso, a primeira dica é: compre os bilhetes pela internet. Encontramos uma fila de espera enorme para poder entrar, o que, com crianças, é ainda mais desanimador. Nesse link voce encontrarà a bilheteria online.

Ao entrar, a boa noticia é que o edificio tem excelente acessibilidade, permitindo o acesso a todos os andares por elevadores. Além disso, alguns espaços foram reservados para o estacionamento dos carrinhos, o que torna as visitas com as poussettes bem mais agradàveis. 

Espaço reservado ao estacionamento de poussettes

Outro sinal de que os petits não foram esquecidos é que foram disponibilizados tablets para ajudà-los a melhor compreender o universo da fundação através de joguinhos interativos. Nem preciso dizer que os tablets são também muito ùteis nos momentos em que eles jà cansaram da visita real, mas você ainda não...

Pausa para uma diversão virtual enquanto a mamãe segue com a visita real...

Outro ponto positivo é que o ingresso à Fundação dà acesso ao Jardin d'Acclimatation, que é uma linda e enorme àrea verde com diversas atividades para as crianças, sobre a qual jà comentamos aqui no blog. Quando o tempo permitir, vale até programar um pique-nique por là, antes ou depois da visita à Fundação.

Agora, o restaurante... Ok, o local é bonito e elegante como se espera, mas o cardàpio (que é o que realmente interessa quando estamos com a turminha) decepcionou um pouco. Apesar de termos ido às 16hrs, quando o menu do almoço jà não estava sendo servido, achei as opções para o lanche da tarde muito limitadas. Havia salada ceasar e algumas opções doces, mas optamos por uma tàbua de pastinhas, charcuterie e torradas e por sanduiche de queijo com presunto, que veio servido num pão duro demais para o Otàvio. Resultado: embora tenham agradado aos pais, nenhuma das duas opções era kids-friendly e o Otàvio acabou lanchando só o pão da casa (que era mais macio) com um suco de maçã. Sugestão: leve de casa (ou do hotel) o lanchinho do seu petit. No almoço é servido o menu enfant mas não chegamos a testà-lo por causa do horàrio.

Poucas opções para o goûter...

Falando agora sobre a visita em si, posso dizer que os dois aproveitaram muito o programa. A Crystal achou tudo muito interessante, especialmente a exposição Contact, de Olafur Eliasson, que explora formas geométricas e movimentos sob novas perspectivas, e o video "Tomorrow Everything will be Alright". Não foi exatamente uma surpresa, jà que como jà contamos aqui, os adolescentes costumam gostar muito de arte contemporânea e interativa. E o Otàvio deu asas à imaginação... sobretudo com o que segundo ele era "um gigante", na realidade a obra "Mann Im Matsch", de Thomas Schütte, e também com o meteorito e as telas de Sigmar Polke que, segundo ele, retratam "a explosão que matou os dinossauros"... Enfim, a arte cumpriu sua missão!

Por fim, vale acompanhar a programação especial que a Fundação promete organizar para os petits ao longo do ano, a exemplo dos ateliês artisticos jà realizados em dezembro para grupos de 3 a 6 anos e de 6 a 9 anos.



Fondation Louis Vuitton
8, Avenue du Mahatma Gandhi
Bois de Boulogne - 75116 - Paris
Tel :+33 1 40 69 96 00
Horàrios:
- Segundas, Quartas e Quintas: 11h - 20h
- Sextas: 11h - 23h
- Sàbados e Domingos: 10h - 20h
- Fechado às terças-feiras

Um comentário:

Aninha disse...

Excelente dica! Um outro olhar ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...