domingo, 3 de abril de 2016

Calendario 2016

Este é o calendário do ano de 2016 com os feriados, férias escolares e principais eventos que acontecem em Paris mês a mês. Caso você esteja planejando a visita à algum museu ou castelo em um dia de feriado, verifique antes no site da atração se ele estará aberto. Boa viagem!

Janeiro
Mês de frio intenso! Embora não seja frequente nevar em Paris, existe sempre a possibilidade de neve entre dezembro e março. Na 2° semana de Janeiro começa a grande liquidação de inverno que vai até o fim de fevereiro, em lojas de todos os setores. É uma excelente oportunidade para comprar boas roupas de inverno por um bom preço.
Feriado: 1° de janeiro

Fevereiro
Férias escolares de semanas dos pequenos parisienses de 20/02/16 até 07/03/16. Muitas famílias viajam durante este período para esquiar nas montanhas, mas para quem fica a programação cultural é intensa. No dia 14/02 comemora-se o Dia de Saint-Valentin, o Dia dos Namorados.

Março
Encerramento da temporada de espetáculos do Cirque d'Hiver nos primeiros dias do mês. No mês de março começa oficiamente a primavera. As temperaturas ainda são baixas mas aos poucos começam a ficar mais amenas.

Abril
O Parc Asterix reabre em meados de Abril.
A casa de Monet em Giverny é aberta para visitas no início do mês.
Férias escolares de semanas dos pequenos parisienses de 16/04/16 até 02/05/16.
Feriado: 28 de março - Páscoa (segunda-feira)

Maio
É o mês dos feriados! E é também a época dos primeiros piqueniques do ano, quando a temperatura começa a esquentar um pouco mais.

Feriados:
1° de Maio - feriado do Dia do Trabalho
8 de Maio - feriado do 8 de Maio de 1945 (2° Guerra)
5 de Maio - feriado da Ascenção
16 de Maio - feriado de Pentecostes

Junho
No dia 21 de Junho começa o verão e também acontece a Fête de la Musique - Festa da Música - imperdível se você está na cidade. Na última semana de Junho inicia-se a grande liquidação de verão em lojas de todos os setores.

Julho/Agosto
Nos meses de Julho e Agosto os franceses têm suas férias de verão. Paris se esvazia de seus habitantes, principalmente em Agosto, e todos vão curtir as poucas semanas de calor do ano na praia. Por outro lado a cidade fica lotada de turistas europeus e americanos que vem curtir suas férias de verão na cidade luz. Há muitos eventos ao ar livre pela cidade, como por exemplo o Paris Plages, o parque de diversões no Jardin des Tuileries, música clássica no Jardin de Luxembourg e sessões de cinema ao ar livre no Parc de la Villette. Em geral o verão em Paris tem um clima ameno mas é possível ter temperaturas superiores a 30°.
Paris Plage

Feriados:
14 de Julho - feriado da Festa Nacional da França, dia de grandes comemorações!
15 de Agosto - feriado da Assunção

Setembro
Início do ano letivo para os estudantes franceses. No dia 23 de setembro começa o Outono e as temperaturas começam gradativamente a baixar.

Outubro
No início de outubro acontece a Nuit Blanche, jornada cultural em que os museus mantém as portas abertas durante toda a noite. Inicia-se a temporada de espetáculos do Cirque d'Hiver, tradicional circo parisiense que só funciona nos meses de frio. Férias escolares de semanas dos pequenos parisienses de 19/10/16 até 03/11/16 e muitas atividades culturais para os pequenos como ateliers, exposições, cinemas, etc.

Novembro
O Parc Asterix e a casa de Monet em Giverny fecham a temporada de 2016 no início do mês de Novembro e só reabrem na primavera do ano seguinte. Em novembro a temperatura cai bastante e os dias começam a ficar mais curtos.

Feriados:
1 de Novembro - feriado da Toussaint
11 de Novembro - feriado do Armistício

Decoração de Natal
Dezembro
Durante todo o mês de dezembro pode-se visitar as feirinhas de Natal espalhadas pela cidade e admirar a decoração de Natal na Champs-Elysées e das grandes lojas de departamento como a Printemps e Galerias Lafayette. São instaladas pistas de patinação de gelo: na frente do Hotel de Ville, com um espaço separado para as crianças pequenas e iniciantes, na Tour Eiffel e, em alguns anos, no Grand Palais. Diversos carrosséis gratuitos são espalhados pela cidade. Vale a pena o passeio na roda gigante na Place de la Concorde para admirar a cidade iluminada lá de cima. Se couber no roteiro não deixe de visitar a região da Alsacia nesta época para conhecer as mais belas feirinhas de Natal da França. Ao contrário do que muitos imaginam, não é comum haver comemoração com fogos de artifício no Reveillon de Paris. Houve no Arco do Triunfo no reveillon 2014/2015, mas que não foi divulgado com muita antecedência, então, não conte com isso! Show de fogos de artificio que lembre o de um reveillon no Brasil, é na Disney Paris. As pessoas costumam comemorar a passagem do ano em festas em restaurantes ou na casa de amigos.

Feriado:
25 de Dezembro - feriado do Natal


Se vai viajar a Paris com crianças, não deixe de adquirir o seu Guia de Paris com crianças no site do Conexão Paris, escrito por mim em parceria com o Conexão Paris! Disponível em versão PDF ou bolso, o guia contém todas as informações úteis para tornar a sua viagem inesquecível.



2 comentários:

Clarissa Palencia disse...

Não tem como comprar o livro quem já mora em Paris?

disse...

Olá Clarissa!

Todo o estoque do guia fica no Brasil. Neste caso são 3 opções:

1) compra da versão em PDF
2) compra da versão em papel e vc paga o frete (Brasil>França)
3) pedir alguem no Brasil levar o guia em papel para vc, neste caso vc paga o frete de envio para alguma localidade no Brasil

Um abraço,
Adélia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...