sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dicas Natal e Reveillon em Paris

Em dezembro inicia-se o inverno no hemisfério Norte e Paris é bem fria nesta época. A temperatura costuma ficar entre 0º e 5º. As vezes faz temperaturas negativas e raramente passa dos 10º. Muitos só tem a opção de viajar neste período e há até quem prefira o frio para fugir do calor do verão brasileiro. Seja lá qual for o seu motivo, Paris é um charme em dezembro e mesmo com o frio intenso a programação natalina é grande e a cidade fica lindamente decorada. Confira!

Champs-Elysées
A avenida mais famosa do mundo se ilumina ainda mais no mês de dezembro. Além da decoração em todas as árvores, praças e lojas, é na Champs-Elysées onde fica a mais famosa feirinha de Natal de ParisAs feirinhas de Natal são típicas nas cidades da Europa durante o mês de dezembro. São diversas barraquinhas vendendo quitutes, lembrancinhas, brinquedos, chocolate quente, crepes, churros com nutella. Há também diversas atrações para as crianças como trenzinho do Papai Noel, mini-montanha na russa, pista de patinação, etc. Evite ir nos finais de semana pois a multidão é enorme e mal dá para andar. As feirinhas de Natal funcionam de meados de dezembro a início de janeiro.



Feira de Natal da Champs-Elysées no final de semana


Roda gigante da Place de la Concorde
Todos os anos é instalada na Place de la Concorde (ao fim da Champs-Elysées). As cabines são fechadas então ninguém morre congelado quando a cabine estiver lá no alto. :) A vista para a Champs-Elysées é lindíssima e a dica é ir na roda gigante depois que escurece para apreciar a vista da Avenida Champs-Elysées toda iluminada. Durante o inverno europeu os dias são mais curtos e anoitece cedo, por volta de 17h.

Roda Gigante na Place de la Concorde

Vista do alto da roda gigante

Feirinhas de Natal
A feirinha de Natal da Champs-Elysées é a mais conhecida (e mais concorrida) mas existem outras feirinhas espalhadas pela cidade como na Place Saint-Germain-des-Près e Montparnasse. A maior feirinha de Natal fica no bairro empresarial La Défense. A novidade neste ano é a feirinha de Natal nos jardins do Trocadéro, na frente da Torre Eiffel. Aqui está a lista de todas as feirinhas de Natal da cidade e os períodos de funcionamento.

Uma das feirinhas de Natal da cidade

Vitrines das Galleries Lafayette e Printemps
Todos os anos, além da iluminação das fachadas, as duas lojas enfeitam as vitrines com bonequinhos e objetos que se movimentam seguindo um tema. É um espetaculo à parte, tanto para os adultos quanto para as crianças. Nos finais de semana é quase impossivel chegar perto ou mesmo andar pelas calçadas, de tanta gente que vai para ver, turistas e parisienses. Ainda bem que tem uma pequena passarela na frente de cada vitrine para as crianças conseguirem chegar perto para ver!

Vitrine de Natal das Galleries Lafayette

Vitrines em um final de semana

Strasbourg e Colmar
As feirinhas de Natal mais famosas da França ficam em Strasbourg e Colmar, na região da Alsácia, próximo à fronteira com a Alemanha. Lá as feirinhas ainda não se renderam aos produtos chineses como as de Paris e vale muito a pena a visita! Strasbourg fica a apenas 2h30 de trem de Paris e a minha recomendação para quem vai com crianças é se hospedar ao menos 1 noite na cidade. Fiz 3 posts da viagem de fim de ano que fizemos para a Alsácia: as feirinhas de Natal, as cidades da região e os museus do trem e do carro em Mulhouse.

Banquinha com decorações de Natal em Strasbourg

Decoração de casa na Alsácia
Colmar

Espetáculos de fim de ano
Há várias opções que as crianças vão adorar, como o tradicionalíssimo Cirque d'Hiver, um dos circos mais antigos do mundo, o espetáculo Disney sur glace (Disney on Ice) ou o musical Peter Pan (mais recomendado para os petits com mais de 4 anos e que tenham alguma compreensão de francês... ou papais que possam ajudar com o idioma). Os ingressos para estes 2 últimos espetáculos podem ser comprados no site da FNAC.

Cirque d'Hiver, um dos circos mais antigos do mundo

Pista de patinação
Todos os anos é instalada uma pista de patinação na frente do Hotel de Ville. Há uma área grande para quem já sabe patinar e uma área menor para as crianças e debutantes. As vezes é instalada uma pista de patinação no Trocadéro, na frente da Torre Eiffel, mas nesse ano a pista foi instalada no 1° andar da Torre. Um super visual!

Pista de patinação no Hotel de Ville
Porém, a patinoire que recomendamos é, sem dùvidas, o Grand Palais des Glaces, a maior da França. O lugar (o Grand Palais) é lindo e o fato de a pista ser fechada e coberta é um ponto positivo nesses dias gelados. Virou "point" esse ano, mas vale comprar o ingresso por internet pois a fila tem ficado bem grande... Testada e aprovada pela adolescente aqui de casa!

A pista do Grand Palais

Disney Paris
A Disney Paris fica toda decorada para o Natal e vale a pena a visita, se a família estiver disposta a encarar o frio.

Reveillon na Disney Paris (foto do site da Disney Paris)

Carrosséis
Tradicionalmente há diversos carrosséis espalhados pelos parques da cidade. No final do ano são instalados mais carrosséis e eles são de graça!




Fondues e raclettes
Nada como comer um bom fondue ou raclette para se esquentar não? Algumas sugestões de restaurantes especializados:

Le Chalet Savoyard, 58, rue de Charonne, 11ème
Pain, Vin, Fromages, 3, rue Geoffroy-l'Angevin, 4ème



Neve
Não é muito comum nevar em Paris mas com um pouco de sorte é possível ver a cidade toda branquinha de neve. Nos 8 anos que morei lá foram poucas vezes que vi a cidade como nas fotos abaixo. Em geral neva um pouquinho mas logo a neve derrete. Por via das dúvidas é melhor levar na mala um calçado com sola anti-derrapante.

Torre Eiffel sob a neve

Arco do Triunfo do Carrousel (Jardin des Tuileries, Louvre)

Ski com crianças
Para os amantes da montanha e do ski, um passeio bem diferente para os brasileirinhos é uma viagem para esquiar. As melhores estações de ski da França encontram-se nos Alpes, no sudeste da França. Algumas das maiores estações de ski tem boa infraestrutura para crianças como creches, escola de ski, atividades para os pequenos. Na alta temporada normalmente as hospedagens vão de sábado a sábado. Aqui neste blog um post muito legal sobre ski com crianças na famosa estação Courchevel.



Reveillon
Depois de tantas atrações divertidas que citei acima, tenho que contar para vocês que o Reveillon em Paris é pra lá de sem graça. Não tem fogos na Torre Eiffel nem em nenhuma outra atração turística. As pessoas se reúnem em suas próprias casas ou em restaurantes. O frio é intenso e não dá para ficar muito tempo na rua. Uma opção para quem viaja com crianças é passar o Reveillon na Disney Paris e neste caso o melhor é se hospedar por lá no dia 31 para não precisar voltar para Paris de madrugada. Há queima de fogos e os restaurantes fazem festas especiais para a noite do Reveillon. Para quem não curte Disney, outra opção é um jantar em algum cruzeiro no rio Sena com empresas como Bateaux Parisiens ou Bateaux-Mouches.

Gostaram das dicas? Só não esqueçam de se agasalhar corretamente e principalmente de agasalhar bem o seu petit!

PS: Não aconselho a viajar no frio europeu com bebês que não estão acostumados com o frio, escolha uma outra época mais agradável! 

Se vai viajar a Paris com crianças, não deixe de adquirir o seu Guia de Paris com crianças no site do Conexão Paris, escrito por mim em parceria com o Conexão Paris! O guia também é muito útil para quem deseja fazer compras para crianças pois há muitas informações sobre lojas de brinquedos, roupas e artigos infantis.

Disponível em versão PDF ou bolso, o guia contém todas as informações úteis para tornar a sua viagem inesquecível!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...