![]() |
Feliz da vida no verão... |
![]() |
... Ou no inverno! |
Antes de ler nossas dicas, lembre-se de que os adolescentes em geral têm gostos e comportamentos bem definidos (ainda que não exatamente definitivos...), diferentemente das crianças, que ainda estão sendo apresentadas ao mundo. Em geral, eles dizem o querem e o que não querem fazer, então é bom ter em conta o perfil do seu filho/a antes de incluir qualquer programa no seu roteiro.
Para começar, posso dizer que os adolescentes adoram a liberdade de poder simplesmente andar por Paris. Claro que é fundamental estar atento aos pick-pockets que existem aqui e evitar certas ostentações, sobretudo com o celular e outros eletrônicos, mas ainda assim a sensação de segurança e de liberdade é maior quando comparada às grandes cidades no Brasil. O ambiente mais seguro, somado a um sistema de transporte coletivo eficiente, permite que eles andem sozinhos pelas áreas mais turísticas da cidade acompanhados por um bom mapa. E, para se comunicar nessas áreas, o inglês foi suficiente.
![]() |
O doce gostinho da liberdade! |
![]() |
O Louvre e muito mais! |
No caso do Orsay e do L'Orangerie, por terem um acervo menor se comparados ao Louvre, fica mais fácil para eles apreciarem as obras expostas. Também me surpreendi com o conhecimento que a Crystal já tinha sobre alguns pintores, como Modiglianni, devido a alguns filmes que retratam a vida desses artistas e que ela havia assistido por orientação da escola. Esse conhecimento prévio torna a visita bem mais interessante. Por falar nisso, os filmes podem ser uma boa preparação para o universo cultural que seu filho/a vai encontrar aqui. #Ficaadica.
Sobre o Pompidou, as obras de estilo moderno e muitas vezes provocativo já são em geral mais atrativas mesmo para os adolescentes, mas o Centro ainda conta com dois grandes trunfos: performances de artistas dentro e fora do museu. Como já contamos aqui, muitas vezes há cantores e grupos de dança de rua à entrada do Pompidou e ficar por ali olhando todo esse movimento já é um programão.
![]() |
Invalides |
Indo um pouco além das obras de arte, há três museus que vão contribuir para o conhecimento do seu filho/a e que, por isso, ja valem a visita: o Museu de Historia Natural (composto pelo Museu de Paleontologia, a Galeria da Evolução e o Jardin des Plantes), o Palais de la Découverte e a Cité des Sciences et de l'Industrie. Esses museus têm sempre exposições interessantes (permanentes ou temporárias) sobre assuntos relacionados às mais diversas áreas das Ciências e ainda são destinos perfeitos caso você tenha que conciliar os interesses de um petit e de um adolescente no mesmo programa.
Atentas às suas preferências, elas mesmas escolheram e adoraram a visita ao Palais Galliera, o Museu da Moda de Paris. Sem dúvidas, um programão para adolescentes antenados com o mundo fashion que tem tudo a ver com esta cidade. Uma dica nessa mesma linha de interesses é o Museu do Perfume, que conta a historia do perfume através de objetos de época e ainda oferece uma visita guiada gratuita.
Da mesma forma, uma visita ao Hotel des Invalides, onde fica o Museu das Forças Armadas, pode ser um excelente programa para aqueles que se interessam mais por Historia, especialmente a Era Napoleônica, guerras...
Há até quem se anime a conhecer as galerias subterrâneas dos Esgotos de Paris e as Catacumbas de Paris, dois passeios pra lá de insólitos.
Enfim, vale tudo! Porque como os adolescentes já vêm com alguma "bagagem" de vida, o importante é sempre levar em consideração o que eles preferem para tornar essa viagem cultural ainda mais atraente para eles.
E, para fechar essa seção, não poderia faltar o Musée Grévin, o museu de cera de Paris, onde eles podem ver as famosas réplicas em cera de personagens e personalidades famosas. Como além de artistas e atletas famosos há ainda réplicas de personalidades históricas, como, por exemplo, os principais lideres da Revolução Francesa, esse programa alia conhecimento e diversão. Perfeito, já que para os adolescentes museu também tem que rimar com diversão!
![]() |
Pompidou |
Nenhum comentário:
Postar um comentário