segunda-feira, 24 de março de 2014

Pit Stop na Square de la Tour Saint-Jacques

Tanto para quem mora em Paris como para quem visita a cidade, a Rue de Rivoli é um daqueles endereços inevitàveis: seja para ir às compras nas diversas lojas que estão em toda a sua extensão (como as grandes redes Zara, Gap, H&M, todas com seção infantil, ou nas tradicionais lojas francesas, como Du Pareil au Même), ou seja para visitar as Tuileries, o Louvre, o Hotel de Ville, o Centre Pompidou e até mesmo no vai-e-vem para o Marais. São muitos os motivos que nos levam até là e percorrê-la pode levar muitas horas, o que torna o programa muito cansativo (e até chato) para os petits que nos acompanham.

Por isso deixamos aqui uma dica bem legal: fazer uma pausa com os petits na Square de la Tour Saint-Jacques (no 4° arrondissement) para recuperar as energias. A praça é relativamente pequena e não tem tantos atrativos para a criançada se comparada a outras, mas a sua localização faz com que se pareça um verdadeiro oasis em pleno deserto. Além disso, por ser pequena, a praça não atrai multidões, ou seja, é bem tranquila e dificilmente você terà problemas para encontrar um banquinho vago ou seu filho terà que disputar o espaço nos brinquedos.  Ideal para descansar por alguns minutos antes de retomar a caminhada, fazer um lanchinho (comprado fora da praça, pois não hà lanchonetes no local), amamentar seu filho calmamente e, principalmente, abrir espaço na agenda do dia para deixà-lo brincar sem desviar a rota da sua programação. Apesar disso, até mesmo para os petits, o grande destaque da praça é a torre que lhe "empresta" o nome, a Tour Saint-Jacques, contruìda no inìcio do século XVI, pois a idéia de estarem visitando uma torre "de verdade", que os remete aos contos sobre reis e rainhas, os fascina.


Embora o pùblico não tenha acesso ao interior da torre durante boa parte do ano devido aos trabalhos de restauração e preservação, é comum a sua reabertura temporària durante o verão, mas vale lembrar que apenas os maiores de 10 anos são autorizados a subir e que o agendamento prévio (*) é necessàrio devido ao nùmero limitado de ingressos que são disponibilizados a cada dia. O ingresso custa 8 euros/pessoa (6 euros/menores de 18 anos).

A vista de Paris do alto dos seus 54 metros é um privilégio! Fica a dica.

(*) Visita acompanhada, de 10 h às 17 h, sextas, sàbados e domingos. Reservas às quartas-feiras pelo telefone +33 (0) 1 83 96 15 05, de 10h às 13h, ou no local (39 rue de Rivoli).






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...