segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Trem noturno com crianças

Sempre que possivel dou prioridade à viagens de trem ao invés de avião por varios motivos: as estações são quase sempre centrais e de facil acesso, não precisamos chegar com horas de antecedência para fazer check-in, as malas vão conosco e não correm o risco de extravio e as crianças podem circular mais livremente. Fora que eu sou dessas que tem medo de avião e me sinto muito mais segura dentro de um trem, sem turbulência. :)

Para viagens longas claro que prefiro avião, mas abri uma exceção para a nossa viagem para Berlim. Vi que existe um trem noturno Paris-Berlim, a City Night Line, e achei que seria uma excelente oportunidade para uma viagem diferente e muito divertida, ainda mais para o nosso petit apaixonado por trens. Ja' tinha viajado de trem à noite algumas vezes mas com crianças foi a primeira vez. A viagem Paris-Berlim dura 13h, é bem longa, mas considerando que as crianças dormem umas 10h, teriamos apenas 3h para entretê-las. E olha, foi muito mais facil do que eu pensei!

Havia 2 tipos de cabine: a luxo (com banheiro) e a simples. Escolhi a cabine simples, a outra era bem mais cara, mas reservei a cabine so' para a minha familia. Cada cabine tem 6 camas mas 2 delas estavam grudadas nas de cima e assim sobrava bastante espaço para as outras 4 camas. As camas de cima tem uma barreira então não ha' perigo de quedas. O pequeno ficou alucinado quando entramos na nossa cabine, ele ficou subindo, descendo e pulando nas camas, parecia uma macaquinho!

Macaquinho brincando de escalada

Como o trem partia em torno das 19h decidimos jantar no proprio trem. Não tinha restaurante-vagão mas pedimos uma refeição para comer na propria cabine. A comida era péssima e foi praticamente o unico ponto negativo da viagem. Na proxima vez comprarei alguma coisa na estação ou levarei de casa.

Foi maravilhoso ficar em familia em uma cabine so' nossa: as crianças podiam fazer bagunça, fazer barulho sem medo de incomodar e pudemos dormir totalmente à vontade, com pijama e tudo! Podemos trancar a cabine por dentro então é bastante seguro.

A outra dificuldade que tivemos (que foi facilmente contornada) foi com a pequena. Com 1 ano e meio ela ainda é muito nova para dormir nas camas de cima. As camas de baixo são bem baixinhas e não tem barreiras, mas a pequena ainda se mexe muito dormindo e ela cairia em poucos minutos. A principio eu tinha pensado em dormir junto com ela na mesma cama, mas era muito estreito. Como a cabine era na realidade para 6 pessoas, havia roupa de cama para 6. Então peguei as 2 roupas de cama que estavam sobrando e montei uma caminha no chão. Assim a pequena dormiu numa boa e eu fiquei mais tranquila.


O café da manhã também não era la' essas coisas mas eu tinha levado um bolinho e uns biscoitinhos a mais, que quebraram bem o galho. De manhã as crianças ficaram brincando no corredor junto com outras crianças de outra cabine, ficaram olhando a paisagem e o resto da viagem passou tranquilamente.

Farra no corredor (sem incomodar os outros passageiros, que estavam em suas cabines)

Resumo da experiência: ADORAMOS! Apesar de longa, a viagem passou super rapido, as crianças dormiram bem e o balancinho do trem é gostoso. O trem parou algumas vezes e eu acordava, mas foi bem menos cansativo do que uma viagem noturna de avião. Alias, poder dormir deitado numa cama faz toda a diferença e fiquei imaginando como as viagens noturnas de avião seriam muito mais agradaveis se fossem que nem as viagens noturnas de trem (sem precisar pagar uma fortuna por isso). E ainda economizamos uma noite de hotel!

A City Night Line é da empresa alemã DB Bahn e oferece também viagens a outras capitais européias como Praga, Viena, Dresden, Roma, etc (a maioria saindo ou voltando para a Alemanha). Na França também existem trens noturnos internos, como por exemplo, alguns trens que vão para a região dos Alpes. A empresa francesa de trens é a SNCF.

Leia mais:
Primeira parte do nosso roteiro em Berlim com crianças
Segunda parte do nosso roteiro em Berlim com crianças


3 comentários:

Helô Righetto disse...

Dé, e como é o banheiro? limpinho?

Rosana Folador disse...

Como sempre ,post bem detalhado ! Merci

disse...

Ai Helô, so' agora me liguei que ainda nao respondi a tua pergunta, sorry! Sim, o banheiro era limpo. Bom, nao é igual ao banheiro de casa né? Mas dava para usar numa boa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...