domingo, 20 de outubro de 2013

Palais de la Découverte

O Palais de la Découverte é um museu de ciências que fica pertinho da Champs-Elysées, um otimo passeio para as crianças de todas as idades, em especial a partir dos 6 ou 7 anos, quando elas começam a aprender ciência com mais detalhes. O prédio do museu é uma extensão do Grand Palais, que é lindissimo, tanto por dentro quanto por fora e so' por ele ja' vale a visita.

As diferentes exposições são separadas por temas: astronomia, fisica, quimica, matematicas, ciências da vida. Ha' muita interativididade, as crianças podem tocar nos objetos, fazer os experimentos mecânicos, apertar botões das demonstrações. Tem também um planetario com varias sessões ao longo do dia além de varias sessões explicativas sobre diferentes temas da ciência (em francês).

Fizemos a visita em um sabado mas tenho certeza que durante a semana devem ter sempre visitas de escolas no museu porque é o lugar perfeito para reforçar o estudo de ciências da escola. A minha sogra, que trabalha em escola, adorou o museu!

Entrada do Palais de la Découverte


Hall principal e fila para comprar ingresso

O Palais de la Découverte não é tão moderno nem tão grande quanto a Cité des Sciences et de l'Industrie mas para quem não tem tempo de ir até a Cité, é uma boa alternativa para um passeio com crianças pois fica em uma região super central. Para quem vai com carrinho de bebê o melhor é deixa-lo no guarda-volumes porque as escadarias são imensas e pouco praticas.

A exposição das luzes

Exposição da fisica

Ha' sempre alguma exposição temporaria interessante. A exposição da vez é a "Mille Millards de Fourmis" (Mil bilhões de formigas), que começou essa semana e vai até fim de agosto de 2014. Exibição muito bem feita e interessantissima! Videos, explicações detalhadas sobre os tipos de formigas, como elas vivem, maquettes de formigas em tamanho maior e o mais legal: muitas formigas vivas!

Tem um extenso caminho de tuneis ligando plantas a um formigueiro, tudo dentro de vidros onde podemos observar as formigas trabalhando, levando as folhas e andando dentro do formigueiro.

Sistema de tuneis de formigas vivas

Dois formigueiros, que podemos observar através de um vidro

Também podemos ver o "berçario" vivo das formigas com as larvas e as formigas responsaveis por colocar e cuidar dos ovos.

Berçario de formigas vivas, com as larvas, as formigas rainhas e as formigas reprodutoras

Formigas de diversos tamanhos (essas estão mortas)

Uma exposição interessantissima para adultos e crianças, recomendo muitissimo!

O Palais de la Découverte fica na Avenue Franklin Roosevelt, atras do Grand Palais, em uma travessa da Champs-Elysées. Ele fica aberto da terça ao sabado das 9h30 às 18h00 e no domingo e feriados das 10h às 18h30. Fechado sempre às segundas.

http://www.palais-decouverte.fr/

5 comentários:

Ana disse...

Olá! Não encontrei no site o valor das entradas, qual seria? Obrigada!

disse...

Ana, a entrada é 8€ com 3€ o complemento p/ o Planetario. As informaçoes das tarifas estao aqui: http://www.palais-decouverte.fr/index.php?id=339

Helena disse...

Adorei quando fui! Fiz a visita do planetário, que tem uma apresentação do céu. A gente praticamente deita numas cadeiras e eles projetam como seria o céu no teto do anfiteatro. Aprendi muito sobre as estrelas (e já esqueci a metade, hehehe). Mas vale muito a pena

disse...

Helena, dessa vez o planetario ficou de fora, mas quero muito levar o Rafa!

Luiz Antonio disse...

Adelia, to aqui c 3 anjinhos no carro. Os pais me perguntaram o q fazer c crianças agora ? R: perai, deixa ler o pdp. Bejao dos amigos de Paris.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...