domingo, 22 de setembro de 2013

Musée des Arts et Métiers

Na semana passada aconteceu em toda a França as "Journées do Patrimoine", um final de semana inteiro dedicado à visita de predios e monumentos do patrimonio francês normalmente fechados para o publico. Podemos visitar, por exemplo, a Prefeitura de Paris (Hotel de Ville) ou o Palais de l'Elysée, onde trabalha o Presidente da Republica. Muitos museus também abriram as suas portas gratuitamente e aproveitamos para conhecer o Musée des Arts et Métiers, um museu pouco conhecido do publico brasileiro mas muito interessante.

A visita ja' começa na estação de metrô Arts e Métiers (linha 11) que parece que estamos dentro de um submarino:

Estação Arts et Métiers, linha 11

O Musée des Arts et Métiers conta com uma exposição permanente da historia e atualidade da tecnologia, este museu é um prato cheio para os futuros engenheiros! São 7 coleções: instrumentos cientificos, materiais, construições, comunicação, energia, mecânica e transportes. Achei super interessantes as primeiras maquinas para imprimir jornais, as primeiras calculadoras, as construções dos edificios, tuneis e pontes, a historia do sistema de medições e pesagens e mais uma infinidade de curiosidades tecnologicas ao longo da Historia. Na parte da comunicação vemos aparelhos nem tão velhos assim que foram da época dos nossos pais e avôs: gramofones, TVs antigas, telefones. Na parte dos computadores tinha até um antigo disquete, daquele grandão, igual a muitos que eu ja' usei (eu era pequena, ta?). :)

O museu tem uma ligação com a antiga igreja Saint-Martin-des-Champs onde ha' uma parte da exposição e um pequeno pêndulo de Foucault.

A escadaria que leva ao 1° andar é muito bonita e é impossivel deixar de admirar o prototipo de avião que mais parece um morcedo suspenso no teto!

Um dos primeiros aviões na escadaria que leva ao 1° andar

Ha' bastante interatividade ao longo da exposição, o que torna a visita bem mais interessante para as crianças. Meus pequenos curtiram assim como eles curtem qualquer passeio, mas acho que o museu é mais indicado para crianças maiores, a partir de 8 ou 9 anos.

Vocês lembram do robô do filme A invenção de Hugo Cabret? Aquele robô é um autômato, ou seja, uma maquina que funciona sem energia eletrica. No museu ha' uma sala chamada Teatro dos Automatos com uma incrivel coleção de autômatos dos séculos XVIII, XIX, e XX. Podemos acionar alguns poucos deles, mas so' podemos ver o conjunto dos automatos funcionando 2x por mês em sessões de 45 minutos. Vale a pena consultar os horarios e reservar o ingresso ja' que a sala tem capacidade limitada a 30 pessoas. Infelizmente não era dia de sessão então vai ficar para uma proxima mas deve ser muito lindo.

Crianças fazendo experimentos com aparelhos mecanicos

Computador antigo

TV antiga

Antiga impressora de jornal

 O Metro de platina fabricado por Lenoir

Antiga calculadora
.
Endereço: 60 rue Réaumur 3ème arrondissement
Metrô: Arts-et-Métiers (linhas 3 e 11) e Réaumur-Sébastopol (linha 4)
Horarios: de terça à domingo das 10h às 18h

2 comentários:

Helô Righetto disse...

da última vez q meus pais vieram visitar, fomos a paris por 1 diazinho pra visitar o arts et metiers, só pra ver o pendulo : ) adorei, é lindão!

Tina Lopes disse...

Adoro! E tem o Pêndulo de Foucault, né, que ficava no Panthéon. Nas férias, todos os dias havia uma apresentação sobre o pêndulo, de uns 20 minutos, bem interessante, às 15 horas. Pode ser que ainda tenha, vale a pena.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...