A visita ja' começa na estação de metrô Arts e Métiers (linha 11) que parece que estamos dentro de um submarino:
Estação Arts et Métiers, linha 11 |
O Musée des Arts et Métiers conta com uma exposição permanente da historia e atualidade da tecnologia, este museu é um prato cheio para os futuros engenheiros! São 7 coleções: instrumentos cientificos, materiais, construições, comunicação, energia, mecânica e transportes. Achei super interessantes as primeiras maquinas para imprimir jornais, as primeiras calculadoras, as construções dos edificios, tuneis e pontes, a historia do sistema de medições e pesagens e mais uma infinidade de curiosidades tecnologicas ao longo da Historia. Na parte da comunicação vemos aparelhos nem tão velhos assim que foram da época dos nossos pais e avôs: gramofones, TVs antigas, telefones. Na parte dos computadores tinha até um antigo disquete, daquele grandão, igual a muitos que eu ja' usei (eu era pequena, ta?). :)
O museu tem uma ligação com a antiga igreja Saint-Martin-des-Champs onde ha' uma parte da exposição e um pequeno pêndulo de Foucault.
A escadaria que leva ao 1° andar é muito bonita e é impossivel deixar de admirar o prototipo de avião que mais parece um morcedo suspenso no teto!
Um dos primeiros aviões na escadaria que leva ao 1° andar |
Ha' bastante interatividade ao longo da exposição, o que torna a visita bem mais interessante para as crianças. Meus pequenos curtiram assim como eles curtem qualquer passeio, mas acho que o museu é mais indicado para crianças maiores, a partir de 8 ou 9 anos.
Vocês lembram do robô do filme A invenção de Hugo Cabret? Aquele robô é um autômato, ou seja, uma maquina que funciona sem energia eletrica. No museu ha' uma sala chamada Teatro dos Automatos com uma incrivel coleção de autômatos dos séculos XVIII, XIX, e XX. Podemos acionar alguns poucos deles, mas so' podemos ver o conjunto dos automatos funcionando 2x por mês em sessões de 45 minutos. Vale a pena consultar os horarios e reservar o ingresso ja' que a sala tem capacidade limitada a 30 pessoas. Infelizmente não era dia de sessão então vai ficar para uma proxima mas deve ser muito lindo.
Crianças fazendo experimentos com aparelhos mecanicos |
Computador antigo |
TV antiga |
Antiga impressora de jornal |
O Metro de platina fabricado por Lenoir |
Antiga calculadora |
Endereço: 60 rue Réaumur 3ème arrondissement
Metrô: Arts-et-Métiers (linhas 3 e 11) e Réaumur-Sébastopol (linha 4)
Horarios: de terça à domingo das 10h às 18h
2 comentários:
da última vez q meus pais vieram visitar, fomos a paris por 1 diazinho pra visitar o arts et metiers, só pra ver o pendulo : ) adorei, é lindão!
Adoro! E tem o Pêndulo de Foucault, né, que ficava no Panthéon. Nas férias, todos os dias havia uma apresentação sobre o pêndulo, de uns 20 minutos, bem interessante, às 15 horas. Pode ser que ainda tenha, vale a pena.
Postar um comentário