terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cours Saint-Emilion

A Cours Saint-Emilion foi um dos mais importantes locais de comercio e deposito de vinhos de Paris que funcionou do século XVIII até o inicio do século XX. O nome "Saint-Emilion" tem origem nos vinhos que chegavam da região de Saint-Emilion, em Bordeaux. Classificados como monumentos historicos em 1986, os antigos depositos foram inteiramente renovados no fim do século XX e hoje fazem parte do Bercy Village, um charmosissimo shopping a céu aberto com lojas, restaurantes, cafés e cinemas mesclando modernidade e historia. O Parc de Bercy fica na frente do Bercy Village e nele ainda são preservados antigos casarões da época dos vinhos. Ha' inclusive um vinhedo num trecho do parque (no trecho proximo ao Palais Omnisports de Paris-Bercy) como lembrança do passado vinicula do bairro.

Bercy Village e seus restaurantes
O shopping tem varias lojas charmosas. Para as crianças: o Bercy Village tem a FNAC com area FNAC Kids, a loja Nature et Découvertes que vende livros e brinquedinhos de madeira, a Loisirs et Créations com material para artes manuais, da loja ÏD Kids com roupas e brinquedos e a irresistivel Cure Gourmande com seus biscoitos, chocolates e balas vendidas à granel ou em lindas latas (otima idéia de presente!). Para os pais, e em especial as mamães, tem a Sephora e a loja de perfumes do sul da França Fragonard, que eu adoro e recomendo. Os gourmets vão adorar a loja de azeites e outros produtos derivados da azeitona Oliviers & Co. E os amantes do cha' não devem deixar de ir na loja Dammann Frères.

Existem varios restaurantes para todos os gostos, a maioria deles é espaçoso e tem boas opções para almoçar com crianças. Também ha' alguns restaurantes e cafés na rua que beira o Parc de Bercy, fora do Bercy Village. Eu gosto muito do restaurante de comida do Sudoeste da França l'Auberge Aveyronnaise (40 rue Gabriel Lamé), comida simples e muito saborosa. Se for la' não deixe de provar o aligot, uma espécie de purê de batatas com um queijo tipico da região e alho. Nem um pouco light mas é uma delicia!
Para os dias de calor uma otima pedida é fazer um piquenique no Parc de Bercy! Recomendo a famosa boulangerie (padaria) Eric Kayser. Além dos maravilhosos pães, doces, macarons, você também pode comprar almoço rapido como saladas, sobremesas, sucos, sanduiches para o piquenique.

Vitrine da padaria Eric Kayser, um bom lugar para comprar um lanche para fazer piquenique no Parc de Bercy

O Parc de Bercy tem algumas areas de playground e os pequenos vão gostar do pequeno labirinto, que fica no trecho do parque atravessando a rue Joseph Kessel no lado esquerdo. Não chega a ser um verdadeiro labirinto com varias alternativas de caminho... mas é diversão garantida para a criançada!

De dentro do parque sai a moderna passarela Simone de Beauvoir que cruza o rio Sena em um trecho onde ha' varios bares na borda do rio.

Para chegar na Cours Saint-Emilion, existe uma estação de metrô do mesmo nome, na linha 14. Alias, quando você pegar a linha 14, va' no primeiro vagão. A criançada vai gostar (veja aqui o por quê)!

Para quem procura hospedagem com preços razoáveis, o bairro é uma boa opção. Ele não é central e as atrações turísticas não são acessíveis a pé, mas ele fica a apenas 1 estação de metrô de Chatelet, uma das estações mais centrais.

Parc de Bercy


Mapa do Parc de Bercy

Vinhedo no Parc de Bercy

Labirinto no Parc de Bercy

Pont Simone de Beauvoir

Bares na beira do rio Sena

Cours Saint-Emilion + Parc de Bercy + Ponte Simone de Beauvoir: um passeio muito bacana fora do roteirão turistico para fazer num dia bonito de sol com ou sem crianças!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...