sábado, 31 de agosto de 2013

Hora do lanche

Uma das principais diversões em qualquer viagem é a gastronomia, sobretudo se você vem para a França, onde a comida é levada muito a sério. Então, com ou sem crianças, não deixe de incluir no passeio algumas idas à boulangerie (padaria) para uma deliciosa hora do lanche ou para comprar pães para o café da manhã.

Viennoiseries em uma padaria francesa,
fonte da imagem Boulangerie Eiffel

Além da tradicionalissima baguette, em qualquer boulangerie você também encontra as viennoiseries, como são chamados os croissants, pains aux chocolats e outros doces similares, cuja tecnica de fabricação se aproxima à tecnica de se fazer pão. São varias as historias que explicam a origem do nome "viennoiseries": desde um padeiro austriaco que fez sucesso em Paris com receitas trazidas de Viena até a historia de que foi a Maria-Antonieta quem introduziu na corte francesa as iguarias austriacas. Seja como for, hoje as viennoiseries são sucesso absoluto de publico nas boulangeries francesas.

As viennoiseries mais famosas são o croissant au beurre e o pain au chocolat, mas existem muitas outras viennoiseries igualmente deliciosas como as brioches, o chausson aux pommes (com maças), o pain aux raisins (com uva passa), o palmier, o pain au lait (pão ao leite) natural ou açucarado, baguette viennoise aux pépites de chocolat, croissant aux amandes (croissant de amendoas, o meu preferido!). Se estiver com crianças não deixe de pedir pelo menos uma 1/2 duzia de chouquettes, que tem uma massa bem leve que lembra o que chamamos de "carolina" no Brasil, com pedacinhos de açucar por cima. As chouquettes são unanimidade entre os francesinhos e PERFEITAS para a hora do lanche. Vai por mim!

Chouquettes, o preferido de todos os petits,
imagem do site Fringales
Em qualquer padaria você encontra essas delicias, mas aqui vão alguns bons endereços:

Des gâteaux & du pain
63 bd Pasteur 15ème

Carette
4 place du Trocadéro 16ème

Philippe Gosselin
125 rue Saint-Honoré 1er

Aux Castelblangeois
168 rue Saint-Honoré 1er

Julien
75 rue Saint-Honoré 1er

Le Grenier à Pain des Abbesses
38 rue des Abbesses 18_me

Boulangerie l'Essentiel Mouffetard
2 rue Mouffetard 5ème

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola'. Sera que a gastronomia na França é realmente levada a sério pela maioria dos franceses? Eu fiquei decepcionado ao saber que mais da metade das brasseries oferecem pratos indutriais ou congelados ( o chef é o micro-ondas). O mesmo vale para os doces (maravilhosos) nas boulangeries. Poucos são realmente feitos no local. Nem o baguete se salva. Existem exceções, é claro. Parabens pelo blog

disse...

Anonimo, até os franceses acham escandaloso que boa parte das brasseries oferecem pratos congelados e industriais. Fiquei sabendo disso outro dia atraves de uma reportagem. E sim, a gastronomia é levada muito a sério pelos franceses. Claro que na correria do dia a dia nao da' para exigir muito mas eles apreciam muito uma boa refeiçao, os almoços nos finais de semana... basta ver a quantidade de programas na TV sobre gastronomia ou ser convidado para almoçar ou jantar na casa de qualquer francês para entender a paixão deles por uma boa comida. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...