domingo, 21 de julho de 2013

Top 12 dos passeios para crianças em Paris

Neste blog tem diversas dicas de passeios em Paris para crianças, como vocês bem sabem, mas estava faltando um post com uma compilação indicando os passeios mais legais para os pequenos, para facilitar a vida de quem esta' organizando o roteiro por Paris. A idéia aqui é citar os passeios recomendados para a familia, fora do circuito basico turistico, para você incluir no seu roteiro e deixar a viagem mais interessante para os pequenos.

A lista é um top 12 dos passeios mais bacanas na minha opinião mas sem ordem especifica ok? Quase todos eles estão indicados no nosso mapinha e para ler os detalhes de cada passeio clique nos links do texto.

1) Jardin des Plantes e seus museus de ciências naturais 

O Jardin des Plantes é um grande jardim publico no 5ème arrondissement, onde se encontram importantes museus de ciências naturais tais como: a famosa Grande Galeria da Evolução, a Galeria de Mineralogia e Geologia, o Museu de Palentologia além de um pequeno zoologico chamado de Ménagerie. A Grande Galeria da Evolução é sem duvida a atração mais famosa do Jardin des Plantes, mas outra atração bem bacana também e menos conhecida é o Museu de Palentologia. Dois museus que as crianças adoram!

Não deixe de passear pelo belissimo jardim. O restaurante child friendly La Baleine fica na rua lateral e é bem gostoso. Para um lanche da tarde recomendo a casa de cha' marroquina La mosquée que fica na saida na frente da Grande Galeria da Evolução.

Duração do passeio: para curtir o passeio com calma e ir nos 2 museus e no zoologico, reserva boa parte do dia. Se for apenas 1 museu e uma voltinha no jardim, da' para fazer em uma manhã ou uma tarde.

Grande Galeria da Evolução

Dinossauros no Museu de Paleontologia

2) Cité des Sciences e Cité des Enfants 

A Cité des Sciences et de l'Industrie é um enorme museu de ciência e tecnologia. Além das exposições temporarias, também espaços interativos com temas como a Ciência e Ficção, Energia, Imagens, Transporte, Evolução, Atualidades, Som, Matematica. Praticamente tudo é interativo, onde adultos e crianças aprendem se divertindo. A Cité também conta com um planetario, um submarino de verdade e um imenso cinema 3D (Géode).

No prédio da Cité, existe um espaço incrivel chamado Cité des Enfants, com jogos interativos que trabalham os sentidos, a coordenação motora, os elementos da terra, o corpo humano, etc. São 2 espaços separados por faixa etaria: um para crianças entre 2 e 5 anos e outro de 5 a 12. As sessões duram 1h30 e nos finais de semana e férias escolares é aconselhavel reservar. Uma atividade perfeita num dia frio ou chuvoso!

A Cité fica no meio do Parc de la Villette, um lugar perfeito para um piquenique num dia agradavel e um passeio de barco. Não deixem de ir no Les Vents et Les Dunes, um parquinho gratuito super diferente, com brinquedos diferentes separados por idade.

O meu conselho é: reserve um dia inteiro para conhecer o parque de la Vilette e a Cité porque vale a pena! Para os que apreciam musica, outro passeio interessante é o Cité de la Musique que também fica no Parc de la Villette. Duração do passeio: 1 dia inteiro para ir em todas as atrações citadas. Se for apenas na Cité des Sciences ou apenas na Cité des Enfants, pode ser apenas 1/2 dia.



Experiência com agua na Cité des Enfants


3) Jardin d'Acclimatation 

 Para os dias de sol e temperatura agradavel, um passeio muito bacana é o Jardin d'Acclimatation, no Bois de Boulogne. O Jardin d'Acclimatation é um grande jardim dentro do Bois de Boulogne, com diversas atrações para as crianças: um pequeno parque de diversões, aves, animais da fazenda, ursos, passeio de barco num riozinho, pula-pula, teatro de fantoches, brincadeiras com jatos de agua perfeitas para os dias de calor.

Duração do passeio: 1/2 é tempo suficiente para conhecer o parque mas se você tiver tempo, mas da' para passar o dia inteiro la' curtindo os parquinhos. E' uma delicia nos dias de calor!

Trenzinho p/ chegar no parque a partir da Porte Maillot
Area de brincadeira com agua, perfeita para os dias quentes

4) Musée en Herbe 

Sabendo incentivar a criança, qualquer museu é um passeio interessante para uma criança. Por experiência propria digo que elas também adoram a arte moderna do Museu Georges Pompidou, com muito colorido e efeitos visuais. Mas quem tiver um tempinho sobrando sugiro a visita de um mini-museu de arte moderna, pouco conhecido, que tem como publico-alvo justamente os pequenos: o Musée en Herbe. O museu exibe exposições temporarias, em geral um artista de cada vez. As obras exibidas são visualmente interessantes para as crianças e ha' varias obras interativas, onde as crianças podem tocar e brincar. Duração do passeio: 1h sem o atelier, um passeio interessante para um dia de chuva.

Museu en Herbe, um museu para crianças

5) Piquenique no parque 

Ah, os parques! Na Europa ha' tantos parques lindos que é por isso que eu sempre recomendo visitar Paris no fim da primavera ou no verão para poder aproveita-los, sobretudo se os pimpolhos estão juntos. Veja aqui dicas de como fazer um piquenique em familia e os melhores points para piquenique em Paris.

Piquenique no Parc Floral


6) Parc Floral e Château de Vincennes 

O Château de Vincennes é a unica residência real da Idade Média que ainda existe nos dias de hoje. O bacana deste castelo é que, ao contrario do Palacio de Versailles, ele parece daqueles castelos de desenho animado com torre, ponte levadiça e fosso. Um super passeio para as crianças! Apesar de ficar fora de Paris é possivel chegar de metrô. Se o dia estiver agradavel não deixe de conhecer o lindissimo Parc Floral, que fica logo atras do castelo. Tem varios playgrounds bem diferentes para as crianças.

Duração do passeio: so' o castelo conte 1/2 dia. Se for no castelo e no Parc Floral, passe o dia inteiro por la', e aproveite para fazer piquenique no parque.


Château de Vincennes


7) Aquarios de Paris

Tem 2 aquarios em Paris: o do Aquario do Trocadero, pertinho da Torre Eiffel, e o Aquario da Porte Dorée, do lado oposto da cidade. O primeiro é bem bacana, mais central mas bem caro também. Antes de ir no Aquario do Trocadero, consulte o site para ver se tem alguma promoção. Ja' o Aquario da Porte Dorée é mais simples, bem mais em conta e também fora da região central.

Aquario do Trocadero

8) Parc Asterix e Disney Paris 

Os dois famosos parques de atrações de Paris. Para a grande maioria das familias com crianças, é impossivel fazer uma viagem a Paris sem incluir a Disney não é mesmo? Os 2 parques ficam fora de Paris mas são de facil acesso. O Parc Asterix é mais interessante para as crianças maiores e é perfeito nos dias quentes de verão pois tem muitas atrações com agua, tanto que ele não abre durante o inverno. Ja' a Disney fica aberta o ano inteiro e agrada todo mundo.

Disney

Parc Asterix: perfeito para quem curte atrações radicais

9) Carrosséis de Paris 

Um dos simbolos de Paris: os famosos carrosséis! Os mais famosos são os dois que ficam perto da Torre Eiffel, um de cada lado do rio Sena, e o carrossel de Montmartre. No final do ano os carrosséis costumam ser gratuitos. Aqui um mapinha bem fofo dos carrosséis de Paris.

Carrossel do Trocadero

10)  Os subterrâneos de Paris


Os subterrâneos de Paris não são propriamente um passeio para crianças, mas pode despertar o interesse dos pré-adolescentes e adolescentes, que costumam gostar de passeios diferentes. O passeio mais famoso é o das Catacumbas de Paris, mas atenção pois as catacumbas são antes de tudo um lugar de respeito! Leia mais aqui sobre este inusitado passeio. Outro passeio pra la' de inusitado são os esgotos de Paris. Sério, gente, existe o Museu dos Esgotos de Paris e até que é interessante. O museu mostra a historia do esgoto ao longo dos séculos, ensina como funcionam os esgotos hoje em dia e cita até mesmo a famosa passagem do livro Les Misérables quando o personagem Jean Valjean foge e se perde pelos esgotos. Mas atenção: não recomendo o passeio para estômagos fracos pois a visita nos esgotos de verdade e o cheiro é bem forte.


Catacumbas de Paris

11) Passeio de barco pelo rio Sena

São varias empresas que fazem os passeios de barco no rio Sena, entre elas o Bateaux Mouche, a mais conhecida. Tem passeios com almoço, jantar ou apenas um passeio pelo rio passando por lugares como Notre-Dame, Ile de Saint-Louis, Torre Eiffel e pelas lindissimas pontes parisienses. Passeio indicado para todas as idades. Os barcos são grandes, tem rampa para carrinho de bebê e cadeirantes, e da' para ir no descoberto se o tempo estiver bom ou no coberto se estiver frio. Existe até mesmo um passeio de barco para crianças (ainda vou falar sobre ele), mas o passeio é em francês e não acho que vale a pena se a criança não falar francês.

Passeio de Bateaux-mouches, passando pela Notre-Dame


12) Dominio da Maria-Antonieta em Versailles

Quem vai para Versailles com criança pequena vale muito a pena conhecer o Dominio da Maria-Antonieta, um mini-vilarejo com mini-fazendinha, lugar de refugio que Maria-Antonieta mandou construir para curtir uma vida simples em familia longe da tumultuada corte real. Leia mais aqui sobre esse passeio.

Torre no Dominio da Maria-Antonieta, em Versailles


Se vai viajar a Paris com crianças, não deixe de adquirir o seu Guia de Paris com crianças no site do Conexão Paris, escrito por mim em parceria com o Conexão Paris! Disponível em versão PDF ou bolso, o guia contém todas as informações úteis para tornar a sua viagem inesquecível.

2 comentários:

Boia Paulista disse...

Oi, Dé. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie - Boia

Feizi disse...

Excelentes dicas, muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...