quinta-feira, 25 de julho de 2013

Onde se refrescar em Paris com crianças

Não é sempre assim todo ano, mas este verão esta' excepcionalmente quente. Nada que um bom brasileiro ja' não esteja acostumado. Porém como aqui é raro fazer tanto calor, a maioria dos lugares não são preparados para enfrenta-lo e a gente acaba passando calor. Por exemplo, todos os restaurantes tem calefação, mas dificilmente tem ar-condicionado. Nos onibus e metrôs também não tem. Uma vez até trabalhei numa empresa onde fazia 35° dentro da sala. O teclado do meu computador ficava molhado de suor, um horror! Outra particularidade do verão daqui é que é extremamente seco, o que na minha opinião, faz com que fique mais facil de aguentar do que o calor umido carioca.

Mas ainda assim, fazer turismo neste calor não é nada facil. Quando o calor aperta, o melhor mesmo é fazer algum passeio em um lugar fechado como museus ou igrejas. Mas se estiver batendo perna na rua, confira alguns lugares para se refrescar com ou sem os pequenos:

1) Praças e fontes

São varias espalhadas pela cidade! Na maioria das fontes é teoricamente proibido entrar, mas quando o calor é grande quem é que tem coragem de proibir?

Place de la République, recentemente renovada, e os vapores que saem do chão! Foto da Tina Lopes.

Fonte Stravinsky, ao lado do Georges Pompidou. Foto da Tina Lopes.

Place des Vosges


Durante o verão o Jardin d'Acclimatation organiza o Jardin Plage, com brincadeiras com agua, areia e cadeiras para tomar sol. Excelente lugar para se refrescar com as crianças e curtir as atrações do parque.

Foto do site do Jardin d'Acclimatation

3) Paris Plage

Todos os anos a prefeitura de Paris monta o Paris Plage nas bordas do rio Sena. Tem bastante areia, chuveiros para refrescar, cadeiras de praia, aulas de ginastica e dança, bares, sorveterias, area de brincadeiras para as crianças, entre muitas outras atividades. São 2 locais em Paris com a Paris Plage: Voie Georges Pompidou, que fica na frente das Ile de la Cité e Ile de Saint-Louis e no Bassin de la Villette. Veja aqui a localização exata. Se quiser uma cadeira ao sol, é bom chegar cedo porque o Paris Plage lota. Mais informações no site do Paris Plage.

Paris Plage

4) Berges de Seine

Este novo espaço publico permanente nas bordas do rio Sena tem um pequeno trecho que formam umas ilhas artificiais. Em uma delas, a Ile des Brumes, tem uns vapores d'agua para refrescar. Essa ilha fica na altura da Pont de l'Alma. Leia mais aqui sobre as Berges de Seine.

Uma das ilhas artificiais das Berges de Seine

5) Cité des Enfants na Cité des Sciences et de l'Industrie

Na Cité des Enfants, além de ser um lugar fechado e mais fresquinho, também tem um espaço dedicado para as brincadeiras com agua. 

Cité des Enfants

6) Piscinas publicas

São 38 piscinas publicas em Paris. Qualquer um pode ir, não é necessario fazer exame médico e a entrada é bem baratinha. A piscina perto de casa oferece uma tarifa especial para os moradores do bairro, não sei se funciona igual em todas as piscinas. Mas em geral basta chegar, comprar seu ingresso e entrar, respeitando obviamente todas as regras basicas. Em todas as piscinas tem armarios com chaves para guardar os pertences. Como Paris costuma fazer muito mais frio que calor, todas as piscinas são cobertas, mas em alguns lugares tem piscina em lugar descoberto também. Neste link você encontra a lista de piscinas com area externa. Fora de Paris eu recomendo a piscina publica de Puteaux no verão, pois tem um imenso espaço descoberto. Neste link você encontra informações sobre as piscinas de Paris.

Piscina publica descoberta Joséphine Baker, no 13ème arrondissement, na beira do Sena


Um parque aquatico bem famoso entre os parisienses, com muitos tobogãs gigantes, piscina com ondas, piscina rasa, funda. A maior parte do complexo é coberto mas tem uma area externa também. Nos dias quentes e nos finais de semana fica lotado! Fica no 15ème arrondissement, extremo sul de Paris. Mais informações no site do Aqua Boulevard. E' proibida a entrada de crianças menores que 3 anos.

Foto deste site.

8) Parc André Citroën 

Esse parque é o meu parque xodo', não é a toa que sempre posto fotos dele na nossa fanpage. Fica perto de casa e sempre vou la' com as crianças, que se divertem até não poder mais nas fontes! Ainda tem o passeio de balão para ver Paris do alto.



9) Fontes de agua

Se tudo o mais falhar, va' no playground ou jardim publico mais proximo e apele às pequenas fontes de agua. Aproveite para encher a garrafinha porque a agua é potavel. Aqui em casa a pequena não pode ver uma fonte dessas que vai direto brincar!

Duas petites refrescando os pés

10) Parc Asterix

O Parc Asterix é conhecido por suas varias atrações com agua, perfeitas para dar aquela refrescadinha num dia quente de verão.

Mas se você é desses mega-calorentos uma alternativa é ir no bar de gelo do Hotel Kube, um bar inteiramente feito de gelo com temperatura constante de -10°. A reserva é obrigatoria e o tempo permitido dentro do bar é de meia-hora. E aí, encara?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...