quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cuidado com os pickpockets!

Foto deste site
Quem me acompanha pela pagina do blog no Facebook provavelmente leu o que aconteceu comigo neste ultimo domingo: roubaram meu smartphone dentro do Ménagerie, zoologico de Paris. Sim, dei bobeira, confesso. Sentindo-me totalmente segura num ambiente familiar, num lugar pago, deixei o celular no bolso larguinho do vestido à vista de quem quisesse ver e em apenas 2 minutos de distração em que eu estava mostrando os animais bebês para as crianças, o celular desapareceu. Detalhe: o telefone era novo e eu ainda estou pagando as prestações. Em 8 anos morando na França esta foi a primeira vez que fui furtada.

E hoje acabo de saber que uma leitora querida que veio passar as férias em Paris também foi vitima de batedores de carteira em Paris, o que fez a sua tão planejada viagem perder boa parte do encanto.

Por isso apesar de todas as advertencias em guias, eu decidi reforçar ainda mais a atenção de todos para que isso possa ajudar outros viajantes.

Comparada com as grandes capitais brasileiras Paris é uma cidade relativamente segura. Não ha' sequestros relampagos, sao poucos casos de violência à mão armada, nós mulheres podemos andar com minissaia sem nos sentirmos ameaçadas e de maneira geral podemos caminhar tranquilos nas ruas mesmo à noite sem medo de violência. Mas os batedores de carteira, ou pickpockets como são chamados aqui, existem aos montes, principalmente nos ambientes turisticos e até mesmo nos lugares fechados e/ou pagos como museus ou igrejas. Eles andam cada vez mais espertos e sabem como ninguém desviar a atenção do turista. Tem muitas crianças e adolescentes nessas gangues, boa parte imigrantes pobres do leste europeu. Inclusive recentemente os funcionarios do Louvre fizeram greve em protesto au aumento do numero de pick-pockets dentro do museu e a falta de segurança.

Então fique bastante atento com os seus pertences e leia as dicas abaixo:

  • Atenção a golpes como o golpe do anel entre outros. Não dê atenção e continue o seu passeio.
  • Evite andar com carteira e celulares em bolsos de facil acesso, principalmente os bolsos de tras da calça. Use doleiras para levar cartões e dinheiro, que são pequenas pochetes para usar por baixo da roupa. Deixe os passaportes no cofre do hotel.
  • Familias com crianças são particularmente visadas porque estamos frequentemente atentos com os pequenos e não prestamos atenção suficiente ao redor (foi exatamente o que aconteceu comigo).
  • Jamais deixar carteiras e objetos de valor em cima da mesa, toalha de picnic ou no carrinho de bebê. Um segundo de distração é o suficiente para ser furtado.
  • Qualquer comportamento suspeito dentro do metrô, alerte os funcionarios da RATP. Pode ser a pessoa do guichet, caso não encontre outro funcionario. Em geral eles são bem reativos e as vezes ouvimos avisos no metrô quando ha' a presença de pick-pockets agindo.
  • No aeroporto e estações de trem jamais pegue taxis não cadastradas. Siga a placa "Taxi" e entre na fila para pegar os taxis cadastrados. A fila pode parecer grande mas anda rapido.
  • Anote o numero IMEI do seu celular pois caso este seja roubado, você precisara' dele para fazer o BO. Se for roubado faça o BO (porter plainte) em qualquer delegacia (commissariat de police) para poder bloquear o uso do aparelho.
  • Esta dica não tem muito a ver com furto mas com criança pequena não é bom dar bobeira em ambientes lotados. Uma sugestão é usar pulseiras de identificação.
  • Atenção redobrada nos pontos turisticos principais como no região do Louvre, Montmartre, Torre Eiffel e Champs-Elysées. Em geral eles são bem vigiados por policiais mas os pickpockets agem discretamente e na maior parte das vezes so' percebemos quando ja' é tarde demais.
Doleira para colocar por baixo da calça
Leia também este post do Viaje na Viagem: Europa, onde mora o perigo .

Mas gente, não fiquem achando que Paris é uma cidade violenta! Não é. Mas por ser uma das cidades mais visitadas do mundo, obviamente ela atrai espertinhos, assim como em qualquer outro lugar. Curta o seu passeio e comporte-se como você se comportaria no Brasil: sempre atento! Não se deixe iludir pela falsa sensação de segurança que a Europa pode te passar.

7 comentários:

Viv Bordas disse...

E' preciso ter cuidado em todas as cidades europeias. Fomos furtados em Keukenhof nos Paises-Baixos. Abriram nosso carro e levaram computador, câmera e um cartão de crédito que estava dentro de uma nécessaire de toilette. Usaram 2500 euros do cartão, pois nos Paises Baixos nao precisa colocar a senha. Apos essa experiência fiquei bem atenta em todas as minhas viagens pela Europa.

Quanto aos golpes, anos atras meu marido caiu no golpe do casaco de couro... Da muita raiva desses golpistas...

disse...

Nossa Vivi que prejuizo!!! Quase meu marido caiu no golpe do casaco de couro também ha' alguns anos atras.

Viv Bordas disse...

O dinheiro do cartao o banco reembolsou. O prejuizo foi o laptop e a camera.... Assim a gente aprende a ficar mais ligada!!

Helena disse...

Chegando em Paris em Port Maillot dessa última vez, estava comprando os tickets do metrô quando dois caras se aproximaram perguntando se podiam ajudar. Eu disse "non, merci". E eles: "ah, é francesa" e saíram. Vi que eles tentaram isso com outras pessoas e ficavam olhando pra todos os lados. Fiquei ali até uma família que parecia bem perdida comprar, porque eles pareciam uma vítima fácil...
Depois vi várias pessoas que ficavam meio que observando os turistas que chegavam (ali chegam os ônibus que vem do aeroporto de Beauvais).

Então, também é bom ficar atento sempre que for comprar passagens e bilhetes no metrô.

Beijos!

Carol B Lima disse...

Voltei de Paris tem uma semana. Sempre leio em blogs sobre os golpes, batedores de carteira e afins mas nunca vi nem nunca senti nada estranho em todas as vezes que fui para lá. O que reparei neste verão no metrô foram policiais entrando nos vagões em vários trechos das viagens. Quando o trem estava na estação eles ficavam parados na porta do vagão observando o movimento de entrada e saída. Nunca tinha visto isso por lá, pra mim foi novidade.

Anônimo disse...

Esses dias passou uma reportagem ótima na Globo News mostrando a ação dos batedores de carteira no metrô de Paris. Gangues de meninas romenas, bem vestidas, aparentando serem menores de idade. A segurança do metrô as prende e libera depois pq estão todas sem documento e alegam terem 13, 14 anos. Parece que a legislação protege muito os menores. O chefe da segurança do metrô disse que as investigações indicam que essas quadrilhas fazem parte de um esquema grande, que manda o lucro dos roubos para o leste europeu ajudando a financiar a máfia local. Fiquei estarrecida.
Parabéns, o blog é ótimo.
Beijos,
Ingrid

Ji Yeon disse...

Thanks for sharing, nice post!

Máy đưa võng hay võng điện cho bé hay vong dua em be giúp bé ngủ ngon mà vong dua tu dong cho em be không tốn sức ru võng của bố mẹ. Võng tự động hay vong ru tu dong cho be chắc chắn, gọn gàng, dễ tháo xếp, dễ di chuyển và may dua vong dễ dàng bảo quản. Lợi ích mà máy đưa võng tự động vô cùng thiết thực.
Chia sẻ các mẹ không nên cho trẻ dưới 6 tháng tuổi uống nước hay mẹo giúp tăng cường trí nhớ hiệu quả, kinh nghiệm trị tiêu chảy cho bé bằng cà rốt hiệu quả, những thực phẩm giúp cải thiện trí nhớ hiệu quả, bí quyết trị sẹo thâm bằng rau má, chia sẻ kinh nghiệm thực phẩm giúp trẻ thông minh hơn, mẹo hay giúp trẻ thích ăn rau hay cách giúp trẻ hạ sốt nhanh hiệu quả, bệnh viêm khớp không nên ăn gì, một số mẹo giúp giảm độ cận thị cho bạn, bí quyết chống nắng với cà chua cực hiệu quả hay những thực phẩm giúp tóc mọc nhanh hiệu quả, cách giúp bé ngủ ngon giấcthực phẩm giúp bé ngủ ngon mẹ nên biết, chia sẻ cách làm trắng da toàn thân bằng thực phẩm, những món ăn chữa bệnh mất ngủ giúp ngủ ngon, mách mẹ mẹo giúp bé không sốt khi mọc răng hiệu quả
Những thực phẩm giúp đẹp da tại http://nhungthucphamgiupda.blogspot.com/
Thực phẩm giúp bạn trẻ đẹp tại http://thucphamgiuptre.blogspot.com/
Thực phẩm làm tăng tại http://thucphamlamtang.blogspot.com/
Những thực phẩm giúp làm giảm tại http://thucphamlamgiam.blogspot.com/
Những thực phẩm tốt cho tại http://thucphamtotcho.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...