segunda-feira, 1 de julho de 2013

Berges de la Seine

Neste ultimo final de semana fui conhecer as Berges de la Seine, o novo espaço publico de Paris que inagurou no ultimo mês. Até pouco tempo atras este espaço era uma via expressa de carros que beirava o rio Sena. Para desgosto dos motoristas que usavam a via e para a alegria dos moradores de Paris, o espaço virou definitivamente num local de lazer e não sera' mais aberto aos carros. :)



O Berges de la Seine fica na rive droite, ou seja, na parte sul do Senna. Ele começa na Pont Royal (na altura do Louvre) e termina na Pont Alma (bem proximo da Torre Eiffel). Ao todo são 2,3km de comprimento. Confira no nosso mapa o trecho exato do percurso. Tem lanchonetes, bares no esquema "balada" em barcos, jogos de tabuleiro para adultos, brincadeiras para crianças, muitos bancos para descansar, bicicletas Vélib para alugar, pista de skate, jardim flutuante e espaço zen para relaxar. De la' você tem vista para varios pontos turisticos como o Louvre, o Grand Palais, a Torre Eiffel e e lindissima ponte Alexandre III.

Bar ao lado da ponte Alexandre III

Barzinho para degustar queijos e frios
Tem varias atrações que mexem com os sentidos e a curiosidade. Por exemplo, no trecho debaixo da Ponte Concorde tem uma "ducha sonora", ou seja, fica tocando musica o tempo inteiro com repertorio especialmente selecionado para a Berges de la Seine. Ou então uma espécie de trailer fechado que podemos entrar "por baixo" e ver o que tem dentro (não vou contar o que tem para não estragar a surpresa).

Caverna movel, so' entrando para saber o que tem la' dentro

Um amigo francês contou algo interessante sobre as Berges que não li em lugar nenhum mas parece fazer sentido. Apesar de ser tudo bem feito e interessante, as coisas parecem ser provisorias, como por exemplo trailers. Não ha' construções permanentes. Isso porque o local é passivel de inundação, então caso realmente inunde existe uma equipe em alerta permanente para tirar tudo de la' bem rapidinho.

E para as crianças? Tem muita coisa bacana! Tem um trecho com varias brincadeiras pintadas no solo como amarelinha e labirinto mais ou menos na altura do Museu d'Orsay. Aproveitei para ensinar a pular amarelinha para o meu filho que ainda não conhecia! Também tem cabanas de indio que podem ser reservadas para comemorar aniversarios. Tem um muro enorme para desenhar à vontade com giz de cera.

Amarelinha

Pequenos e grandes se divertem no labirinto

Cabanas de indio que podem ser alugadas para festas de crianças

Achei super interessante esse trailer verde, que se chama Satélite de Sensações. Adulto não entra mas pelo que pude ver do lado de fora tem varios "compartimentos", além de um mini-tobogã e com varias peles macias de animais. A criança entra e so' sai quando quiser. Como adulto não entra, não temos como entrar para buscar o filho e depois que entraram eles não querem mais sair! :)

Satélite de sensações

Outra parte bem bacana, no trecho proximo à Pont de l'Alma, é uma parede de escalada para crianças. Ao lado tem raquete para pequenos.


Escalada

Escalada

O mais bacana é que todas as atividades são gratuitas! Ao longo do passeio tem bebedouros, bares e banheiros. A minha dica é que se comece em uma das pontas do passeio (Pont Royal ou Pont de l'Alma) para percorrer tudo. Como tem varios pontos de interesse ao longo do caminho as crianças caminham e se divertem ao mesmo tempo. Fomos num domingo de sol e obviamente estava bem cheio, mas ainda assim dava para caminhar numa boa. Quem puder ir durante a semana deve ser mais tranquilo!

A criançada pode deixar seu desenho exposto!

Jardim flutuante e 100% das gramas ocupadas

Berges de Seine: veja onde ficam no nosso mapinha. Acesso e atividades gratuitas.

Um comentário:

Helena disse...

Eu dei uma passada rápida lá e adorei a iniciativa. Mas achei tudo meio de "cimento", senti falta de verde, mas daí com a explicação do teu amigo, tudo fez sentido :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...