segunda-feira, 17 de junho de 2013

Urgencia médica com crianças em Paris

Quando viajamos com crianças, uma das grandes preocupações é: "e se meu filho ficar doente, o que eu faço? Que remédios devo levar?". Não é paranoia de mãe. Com criança (ou sem) é sempre bom viajar prevenido e saber o que fazer em caso de emergencia.

Remédios 
E' sempre bom trazer os remedios que a criança esta' acostumada a usar, como um anti-térmicos, um analgesico, anti-alergicos, descongestionante nasal e obviamente remedios de uso constante ou de tratamentos. Eu costumo levar apenas anti-térmico/analgesico e descongestionante nasal em viagens, mas tem gente que é bem precavido e prefere levar uma farmacinha mais completa.


Mas caso você precise comprar algum remedio basico para febre ou tosse, é possivel comprar em qualquer farmacia sem receita médica. Aqui na França os farmacêuticos podem te orientar e sugerir remedios que não necessitem de receita. Porém, para antibioticos e remedios controlados, não tem conversa. So' com receita médica.

Não é comum farmacia 24 horas e é relativamente dificil achar uma farmacia aberta no domingo nos bairros residenciais. Verifique aqui neste link a lista de farmacias 24h em Paris ou então ligue para a Policia (discar 17) para saber qual a farmacia de plantão mais perto de onde você esta' hospedado. Isso funciona em toda a França.

Urgências  
Em caso de emergencia grave, ligue para o SAMU, dicar o numero 15. Se necessario, eles encaminham o doente para o hospital mais proximo de ambulancia.

Hospitais publicos com emergencia pediatrica

Armand-Trousseau
26 avenue du Dr Arnold Netter, 12ème arrondissement
01 44 73 67 40

Necker-Enfants Malades
149 rue de Sèvres, 15ème arrondissement

Robert-Debré, 19ème arrondissement
48 bd Sérurier

Mais informações no site dos Hospitais Publicos de Paris.

Consulta médica
Se precisar de uma consulta médica, o mais simples na minha opinião é ligar para um médico que atende a domicilio. E' eficiente
e não é muito caro.

Existe um serviço de urgencias pediatricas a domicilio: 01 44 09 84 85
(segunda a sexta de 20h a meia-noite, sabado: 14h a meia-noite, domingo e feriados: 8h a meia-noite)

Fora desses horarios, ligue para o SOS Médecins, que também atende crianças: 36 24 ou 01 44 09 84 85. O SOS Médecins é uma central de médicos 24h que atende a domicilio. Eles fazem algumas perguntas por telefone para obter mais informações sobre o problema. A consulta não é muito cara: custa em torno de 30€ durante o dia e 50€ durante a noite.

Para todo os numeros de urgência consulte o site da Prefeitura de Paris.

Consulte também posts de outros blogs em português com lista de numeros e hospitais: Paris RD/RG e Conexão Paris.

2 comentários:

Maíra disse...

Estou amando navegar no seu Blog, muito completo! Obrigada pelas dicas! Pra quem vai a passeio e nao fala Francês, mas inglês fluente, esse atendimento funciona?

disse...

Maíra, até onde sei não existe nenhum serviço publico médico para estrangeiros. Caso vc precise ligar, vc pode ter a sorte de cair em alguém que fale inglês ou pedir ajuda para alguem do hotel ligar. Para falar com o médico, nada que uma mimica ou um dicionario não resolvam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...