sexta-feira, 24 de maio de 2013

Feriadão em Londres com crianças

Aproveitamos um dos inumeros feriados de maio na França e fomos passar 3 dias em Londres. Além dos meus 2 filhos pequenos, também estavamos com os meus cunhados e meu sobrinho de 1 ano e 7 meses. Ou seja, três crianças pequenas! Foi a minha 4° vez em Londres mas a primeira dos meus cunhados. Impossivel conhecer uma cidade como Londres em apenas 3 dias, ainda mais com crianças. Então decidimos por um "overview" rapido da cidade, num ritmo tranquilo, fazendo paradas estratégicas em parquinhos e fazendo alguns passeios especialmente para as crianças.

Caminhando em direção ao Palacio de Buckingham

Comparando com Paris, achei as escadarias do metrô de Londres igualmente dificeis para pais com carrinhos de bebê. Muitas escadas, principalmente nas baldeações e poucas escadas rolantes e elevadores. Então o melhor mesmo é se locomover de onibus e concentrar os passeios em apenas uma região por dia. Por outro lado achei os restaurantes um pouco mais child friendly do que os daqui. Vi até alguns deles com trocador. Até comemos em pubs com os pequenos! O fish & chips não é o que ha' de mais saudavel na face da Terra mas as crianças gostam. E em geral vem uns legumes acompanhando como cenoura e ervilhas, o que diminui um pouco o peso na consciência das mamães. :)

Londres é uma cidade incrivel para os pequenos, com inumeras opções de diversão para as crianças. Vou contar um pouco sobre os passeios bacanas que fizemos que foram sucesso com os pequenos, lembrando que muita coisa ficou de fora e acho que nem morando em Londres eu conseguiria fazer tudo o que a cidade oferece!

1) Museu de Historia Natural

Passeio imperdivel para grandes e pequenos, a começar pela linda arquitetura do prédio, com varios animais esculpidos. A ala dos dinossauros é bem interessante e o prototipo de Tiranossauro Rex que se mexe e faz barulho pode dar medo nos menores.

Não tivemos tempo de ir mas outro passeio obrigatorio para as crianças é o Museu de Ciência, que fica ao lado do Museu de Historia Natural.

Museu de Historia Natural

2) Diana Memorial Playground no Kensington Gardens

Saindo do Museu de Historia Natural ou de Ciência, uma otima pedida se o tempo estiver bom é caminhar no Kensignton Gardens em direção ao Diana Memorial Playground. E' um enorme playground, fechado e gratuito, com brinquedos para todas as idades e muita areia para brincar. O ponto alto do parquinho é o navio de pirata para as crianças maiores. As crianças também se divertiram na aldeia dos indios e nas mini-casinhas de madeira.

Diana Memorial Playground

3) Museu dos Transportes, em Covent Garde,

Essa foi uma super dica da Helô Righetto, que manja tudo de Londres! Vimos carruagens, trens e onibus antigos, todos lindos e muito bem restaurados. E o melhor de tudo: é permitido entrar em quase todos eles! Tem um simulador de metrô, tem um onibus que as crianças podem "dirigir" de mentirinha com uniforme de motorista e tudo. E uma idéia que o petit adorou foi o bilhete que ele ganhou na entrada para ir "validando"como se fosse um bilhete de trem em diversos pontos da exposição. O unico "porém" é o preço de 15 pounds por adulto, sendo que é o mesmo preço para um bilhete que vale 1 ano. Poxa, para quem sabe que não vai voltar tão cedo é meio puxado! Mas ainda assim valeu a pena.

Museu dos Transportes

4) Passeio de onibus
Como ir a Londres e não passear no 2° andar de um onibus de 2 andares? De preferência na primeira fila!

No andar de cima do onibus de 2 andares

5) Tate Modern

Como ja' contei para vocês no post anterior, aqui em casa a gente curte levar as crianças em museus, principalmente de arte moderna. E claro que o Tate Modern não poderia ficar de fora dessa viagem. Por ser de graça o museu lota nos finais de semana, o que não é muito pratico se você estiver com carrinho. Então se der va' durante a semana.

Porque não é cedo demais para aprender a apreciar arte

6) Parquinhos

Pode ter sido impressão minha, mas não vi tantos parquinhos quanto costumo ver em Paris. E' possivel que eu não tenha passado pelos lugares certos, então relevem esse meu comentario se eu estiver falando besteira! Mas anotem ai' 2 parquinhos proximos à pontos turisticos, uma boa idéia para uma pausa para brincar no meio do passeio. O primeiro que fomos fica saindo da estação Tower Hill, seguindo o caminho à esquerda, indo em direção à Tower Bridge. E' um parquinho pequeno mas bem simpatico. O segundo é um playground em frente a London Eye com varios brinquedos de madeira estilo trepa-trepa. Tem também brinquedos para os menores.

Mini-playground na saida do metrô Tower Hill

Playground na frente da London Eye

7) Loja da M&M

Estavamos andando da Picadilly Circus até Leicester Square pela Coventry Street quando nos deparamos com uma imensa loja de 4 andares da M&M. Gente, eu nem sabia que existia loja da M&M! A loja é divertida e muito bonita, mas sejamos sinceros: não desvie o seu caminho so' para conhecê-la. Apesar da loja ter um cheirinho de chocolate (deve ser essencia), a verdade é que nem ha' muitos chocolates a venda. So' encontramos os tradicionais M&M de chocolate e amendoim e nenhum outro sabor diferente. Os outros produtos são camisetas, brinquedos, canecas e todo tipo de souvenir que você puder imaginar, todos a preço de ouro.

Outros passeios legais com criança que ficaram de fora por absoluta falta de tempo: musicais (meus filhos ainda são muito pequenos), Legoland, London Eye, o lindissimo navio Cutty Sark, o Aquario e o Zoologico. Também não deu muito tempo de curtir os lindos parques da cidade: Hyde Park, St James, Greenwich.

E por ultimo, o Afternoon Tea para crianças. O Afternoon Tea é um café da tarde tradicionalissimo em Londres, é até um pouco chique! E então que eu descobri um Afternoon Tea para crianças! Como falei o tempo foi muito curto e não deu para fazer tudo. Mas quem tiver tempo, tente levar os filhos no Stupendous Afternoon Tea no Covent Garden e depois me conta como foi.

Outra dica quente: se você ficar num apart-hotel com cozinha aproveite para experimentar os deliciosos pratos do supermercado Mark&Spencer. Além de pratos prontos fresquinhos, eles também vendem legumes lavados e cortados, frutas picadas e tudo o que você precisar para fazer uma refeição equilibrada em familia.

Se você for para Londres com crianças, não deixe de ler o equivalente ao Paris des Petits em Londres: o blog Guia London and Kids da Carol.