terça-feira, 21 de maio de 2013

Arte moderna para crianças

Sempre fui dessas pessoas que torcem o nariz para arte contemporanea. Alguns poucos artistas modernos me agradavam mas no geral eu não conseguia enxergar nada de interessante na maioria das obras e preferia mil vezes a boa e velha arte classica. E eis que depois de virar mãe notei que as crianças pequenas adoram arte moderna e aprendi com elas a enxerga-la com outros olhos e até mesmo a aprecia-la. As crianças tem muito menos preconceitos que a gente, não é? Acho que o meu grande erro era querer enxergar beleza em tudo ou querer entender tudo, quando na realidade a arte moderna busca sensações diversas, sejam elas boas ou ruins, e nem sempre ha' uma explicação ou um significado concreto. Continuo leiga no assunto mas agora me divirto muito mais ao ver uma exposição de arte contemporanea.

Neste momento Paris esta' bombando de boas exposições temporarias, muitas delas interessantes para crianças e adultos. Então vou contar para vocês as ultimas que fomos ver, além de outras sugestões de museus de arte moderna com exposições permanentes.

1) Exposição Dynamo no Grand Palais

Essa é uma exposição temporaria que esta' fazendo um imenso sucesso em Paris e com toda a razão! A exposição apresenta obras de varios artistas que trabalharam com noções de visão, espaço, movimento e luz. Muitas obras são interativas e por isso agradam tanto o publico infantil. Jogos de sombras, jogo de espelhos, luzes, ilusão de otica. Muitas escolas estão levando os alunos para ver a exposição, que depois querem voltar com os pais. :) Se você estara' em Paris até o dia 22 de julho de 2013 com os filhos, eu recomendo fortemente ver essa exposição! Se puder va' durante a semana porque nos finais de semana lota. Para mais informações clique aqui.


Luzes

Cortina de fios de borracha suspensos, uma diversão andar no meio deles. Até a
minha pequena de 1 ano fez a maior farra!

2) Exposição de Keith Haring

Pintor e ativista social que fez muito sucesso no cenario artistico do grafitti de NY na decada de 80. Eu não conhecia o nome, mas os seus desenhos me eram familiares. Eu não diria que esta é uma exposição para crianças pois ha' bastante critica social e algumas imagens um pouco fortes. Por outro lado ha' bastante colorido, imagens alegres e divertidas e o petit se divertiu em procurar os desenhos "escondidos" nos quadros e de ver figuras engraçadas. A exposição esta' em 2 lugares diferentes:

Centquatre: onde estão expostos alguns dos grandes quadros do artista, mas a exposição é pequena. Achei a exposição um pouco mal organizada porque elas estão divididas em 4 salas diferentes e é preciso fazer fila em cada uma delas. E fazer fila com criança a tiracolo nem sempre é facil, né? Se for para escolher, va' no Museu de Arte Moderna. Quem for no Centquatre, nao deixe de ir no divertidissimo labirinto de papelão no subsolo!

Museu de Arte Moderna: é onde se concentra a mais parte das obras da exposição de Keith Haring. O acervo permanente tem obras de Matisse e o terraço do Café do MAM tem uma vista lindissima para a Torre Eiffel, onde vale a pena fazer uma pausa para um lanche ou café. As crianças também se divertem com os skatistas que costumam ficar na pequena esplanada na frente do museu. Esteja atento apenas ao fato de que esse museu jà não permite a entrada de carrinhos de bebê, que devem ficar guardados no guarda-volumes. Fazer a visita com seu filho nos braços pode ser bem desconfortàvel.

As duas exposições ficam até o dia 18 de agosto de 2013.

Exposição do Keith Haring no MAM

Keith Haring no Centquatre

Divertidissimo labirinto de papelão no Centquatre, onde a medida
que as pessoas passam, vai mudando de forma

3) Exposição Ron Mueck na fundação Cartier

Artista australiano que cria esculturas de pessoas extremamente realistas. As obras são realmente impressionantes, a impressão que se tem é que a escultura vai sair andando de tão real. A exposição tem feito um enorme sucesso e as filas durante o final de semana são grandes, então se possivel va' durante a semana. A exposição vai até 29 de setembro de 2013.




4) Musée en Herbe

Este é um pequeno museu de arte especifico para as crianças e ja' falamos dele por aqui. Adoro o slogan do museu: "o unico museu de arte dos 3 ao 103 anos!". :) Ainda não fomos na exposição atual, que mudou recentemente, mas ja' esta' nos nossos planos porque parece bem interessante.

Musée en Herbe, o unico museu de arte de Paris para as crianças


5) Centre Pompidou

E' o museu de arte moderna mais conhecido de Paris e também ja' falamos dele por aqui. Além de varias obras intrigantes para os pequenos, o museu também conta com varios ateliers de arte (em francês) além de uma pequena area com obras interativas para as crianças, a Galerie des Enfants. Não deixe de ir na divertida fonte Stranvinski ao lado do museu e se estiver quente saboreie um delicioso sorvete na Amorino que fica na frente do museu. Ah sim, a vista do ultimo andar do Pompidou é linda!

Galerie des Enfants, no Pompidou

Vista do alto do Pompidou

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...