segunda-feira, 29 de abril de 2013

Piquenique em Paris

Parc Edmond Rothschild, no suburbio de Boulogne
Quem vem pela primeira vez na Europa sempre se espanta com a quantidade de pessoas nos parques e em qualquer jardim publico ao menor sinal de sol e temperatura acima dos 15°. Em Paris são poucos os meses de calor durante o ano e estes são aproveitados intensamente.

No Brasil somos mestres em organizar um churrasco em pouco tempo mas não dominamos a arte do piquenique. Eu, pelo menos, não tenho lembranças de ja' ter feito um piquenique antes de vir morar na França. Mas aqui viramos excelentes "piqueniqueiros" (ou farofeiros de parque, como preferir), principalmente agora com os dois petits. E' infinitamente mais facil administrar a bagunça dos dois no parque do que em um restaurante. :)

Então vou contar um segredo para vocês sobre a arte de fazer piqueniques: fazer um piquenique não exige nenhuma arte. Não é obrigatorio ter toalha xadrez impermeavel nem cesto de vime. Apenas algo para comer, um espaço na grama e sol, este ultimo nem sempre facil de ser encontrado em Paris.

Um piquenique simples e decidido na ultima hora não requer muita coisa. Uma passadinha na padaria mais proxima para comprar uma "formula": sanduiche + suco + sobremesa, um canto numa grama ensolarada e c'est tout. Mas para um piquenique mais elaborado, com a familia e amigos, algumas idéias:

- na falta de uma toalha xadrez (que se você reparar bem, quase ninguém tem uma), você pode usar uma canga grande ou um lençol velho, de preferência que possa sujar. Caso você esteja de férias em Paris e não tenha trazido nada disso, vale lembrar que em praticamente todos os super-mercados, como Franprix e Monoprix, por exemplo, são vendidos artigos descartàveis (copos, talheres, pratos e até mesmo toalha).

- pouca gente sabe, mas é proibido bebidas alcoolicas nos parques publicos em Paris. Os guardinhas chamam atenção se o grupo estiver fazendo arruaça, mas se você estiver bebendo discretamente em geral eles não implicam. Mas é prudente "esconder" a garrafa para não dar muito na vista.

- se o grupo do piquenique for grande, uma idéia é que cada um leve um doce ou salgado e uma bebida. Dificilmente as pessoas levarão as mesmas coisas.

- na medida do possivel é bom evitar salgadinhos do tipo Cheetos e afins. O piquenique fica bem mais gostoso com comidinhas saborosas, de preferência feitas em casa, como tortas salgadas, quiches, bolos, cakes, sanduiches, saladas. Deve ser algo que possa ser comido a temperatura ambiente e que seja facil transportar. Outras coisas gostosas e que não dão nenhum trabalho: patês, frutas, salame, tomate-cereja, cenoura crua em palito, queijos, pão. Atenção: queijo fedido e sol é uma péssima combinação! :)

- particularmente, acho que piquenique e refrigerante não combinam porque vamos combinar que refrigerante quente não rola né?

- não esquecer de copos e guardanapos. Pratos e talheres não são essenciais (depende do que sera' servido), mas são quase sempre bem-vindos. Ah sim, e o saca-rolhas que nunca ninguém lembra.

- num piquenique com crianças, brinquedo não pode faltar. Bolas e qualquer coisa divertida para brincar ao ar livre (se bem que bumeranges não são uma boa idéia no parque). Uma vez uma amiga francesa trouxe daquelas fitas de ginastica ritmica para as crianças e achei o maximo. Vende em lojas de esporte como a GoSport, mas não deve ser muito dificil fazer um parecido.

Fitas de ginastica para brincar no parque
- a maioria dos parques tem fontes com agua potavel onde você pode encher a sua garrafa.

- é muito bom encontrar a grama limpinha, não? Então nunca esqueça de levar um saco plastico para recolher o lixo que produzir. Todos os parques possuem lixeiras espalhadas.

E agora o principal: onde fazer piquenique? Em Paris, o que não falta é parque bonito. Porém, os mais conhecidos dos turistas não são os melhores para fazer piquenique. No Jardin de Tuilleries é proibido sentar na grama. E no Jardin de Luxembourg, os poucos gramados onde pode-se sentar lotam super rapido. Então aqui vai então uma lista de parques em Paris deliciosos para um piquenique:

  • Parc Montsouris: enorme parque no sul de Paris, 13ème arrondissement, na frente da Cité Universitaire, moradia dos estudantes estrangeiros de Paris. Um dos melhores points para piquenique da cidade na minha opinião! Muito espaço, muitas arvores, grama, playgrounds para crianças e até um lago.

    Parc Montsouris

  • Parc de la Villette: imenso parque no 20ème arrondissement, é la' onde também fica a Cité des Sciences et de l'Industrie, a Cité des Enfants e a Cité de la Musique. Um otimo passeio de um dia inteiro é visitar esses lugares e em seguida (ou na pausa) fazer um piquenique no parque. Se estiver com crianças não deixe de ir no playground gratuito e super original Le Jardin des dunes et des vents.

    Parc de la Villette

  • Parc André-Citroën: parque no 15ème arrondissement onde tem passeio de balão. O gramado principal tem pouca sombra, mas um pouco mais de sombra nos gramados laterais. Eu adoro ir nesse parque em dias de muito calor para as crianças brincarem nas fontes. E' a maior farra!

    Parc André-Citroën e suas fontes teoricamente proibidas, mas que ninguém tem coragem de proibir de verdade

  • Parc Buttes-Chaumont: lindissimo parque no 20ème arrondissement, num dos pontos mais altos da cidade. Vista maravilhosa da cidade e um dos spots preferidos dos parisienses para piquenique. O unico inconveniente é que o parque é quase todo em declive, o que nem sempre é pratico num piquenique.

  • Parc Floral: faz parte do Bois de Vincennes, e fica atras do Château de Vincennes. O parque é uma graça e tem varios playgrounds incriveis e diferentes para as crianças. Uma sugestão de passeio: visitar o castelo de Vincennes e passar o restante do dia no Parc Floral.

    Playground no Parc Floral, um lugar maravilhoso para crianças e muita grama para piquenique

  • Jardin d'Acclimatation: fica no Bois de Boulogne e é um lugar com varias atrações para os pequenos. Não recomendo esse parque para fazer um grande piquenique entre amigos, mas para quem for passear por la' e quiser levar seu proprio lanche, existem alguns poucos gramados onde podemos estender a toalha mais ao fundo do parque. O restaurante é bom mas caro e a pequena lanchonete no fundo do parque é bem meia-boca. Tem uma creperia na area da fazendinha que parece simpatica mas é pequena e esta' sempre lotada na hora do almoço.

  • Parc Georges-Brassens: pequeno e simpatico parque no 15ème arrondissement, muito frequentado por moradores dos bairros proximos. Muito verde e muito espaço onde estender a toalha. Playgrounds para crianças.

  • Parc de Bagatelle: outro parque dentro Bois de Boulogne, muito bonito e florido, onde costumam ter concertos de musica classica. Muita sombra e gramado para fazer piquenique.

  • Parc de Bagatelle

  • Parc de Bercy: pequeno parque no 12ème arrondissement, perto de onde trabalho. Quando o dia esta' bonito, gosto de comprar um sanduiche e ir comer nesse parque lendo um livro na hora do almoço.

  • Place de Vosges: praça chiquérrima no coração do Marais, boa para um piquenique rapido no meio do passeio mas em dias de sol fica rapidamente lotado.

  • Parc Monceau: pequeno parque no luxoso bairro do 8ème arrondissement, muito florido, com playground e alguns gramados para piquenique.

  • Jardins du Trocadéro ou Champs de Mars: quer coisa mais chique do que fazer um piquenique de frente para a Torre? Se o sol estiver forte recomendo o lado do Trocadero ou as àreas ao fundo do Champs de Mars, por causa das arvores.

    
    Jardins do Trocadero

  • Château de Versailles: fazer um piquenique nos jardins de Versailles admirando o castelo não é nada mal, como dizem os franceses. A area permitida para os piqueniques é a grande area perto dos lagos, na parte de baixo dos jardins, e também em toda a area exterior ao dominio da Maria-Antonieta.

Jardins de Versailles, num belo dia de verão
E você, tem alguma dica boa para um bom piquenique em Paris?

4 comentários:

Alice Campos Magalhaes disse...

Adorei o post! Eu tb falei desse assunto, mas sou completamente noob no assunto se comparar com vocês! Estou louca pra começar a piquenicar por aí. Final de semana que vem não me escapa! Beijos!

Boia Paulista disse...

Oi, Dé. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie - Boia

disse...

Alice, nao tinha visto teu post ainda! Pensamos na mesma coisa haha! Beijao!

disse...

Alice, nao tinha visto teu post ainda! Pensamos na mesma coisa haha! Beijao!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...