quarta-feira, 5 de março de 2014

Keufenhof, na Holanda

Para quem não conhece, Keukenhof é um imenso jardim de tulipas que fica na cidade de Lisse, na Holanda, a alguns quilometros de Amsterdam. O jardim so' abre 2 meses por ano, as datas variam, mas é sempre em torno de abril e maio, época da floração das tulipas. Neste ano de 2014 o jardim abre do dia 20 de março até 18 de maio. São plantados 8 milhões de bulbos por ano. E pela perfeição do jardim, acredito que a preparação seja igual ao nosso Carnaval: deve levar o ano inteiro.


O jardim é simplesmente maravilhoso. Foi um dos lugares mais lindos em que ja' fui na vida. As fotos estão bonitas (impossivel tirar foto feia nesse lugar), mas não conseguem refletir com fidelidade a beleza do lugar. Da' so' mesmo para dar uma vaga idéia....




O unico problema é que o jardim é absurdamente lotado. So' o fato dele abrir apenas 2 meses por ano ja' justifica o fato da concentração de gente. Mas além disso, fomos num sabado e no dia da Parada das Flores. Não escolhi a data de proposito, era a unica data que tinhamos disponivel porque queriamos ir com a minha sogra. Sabiamos que estaria cheio, mas não imaginavamos a luta que seria chegar e sair de la'.

Não tem onibus nem trem direto de Amsterdam para Keufenhof, o que por si so' ja' acho meio absurdo, ja' que grande parte dos turistas vem de Amsterdam. Mas tudo bem. Estamos acostumados a usar transporte publico na Europa e a coisa até que é bem organizada na maior parte das vezes. Vâmo que vâmo! Pegamos um onibus para o aeroporto (e nos arrependemos pq o trem é bem mais rapido) e depois pegamos o onibus para Keukenhof. O trajeto até o aeroporto foi tranquilo, mas quando chegamos la', tinha uma fila gigantesca para pegar o onibus para Keukenhof. Os ônibus enchiam e saiam, mas ainda assim não dava conta do fluxo de pessoas. Fora os espertalhões que ficavam furando fila. Que raiva! Depois de 1h de espera, conseguimos entrar no onibus.



Chegando em Keukenhof, curiosamente não tinha fila para comprar ingresso. Ufa. Mas o parque tinha apenas 1 entrada e todo mundo entrava ao mesmo tempo. Manja final de campeonato e estadio com apenas 1 portão para todo mundo entrar? Pois é, era mais ou menos assim. Tive que dobrar o carrinho de bebê porque era impossivel passar com ele aberto tamanho era o tumulto. Passada a entrada, o resto do parque também estava muito cheio, mas como ele é grande, o pessoal acaba se espalhando e da' para andar.

Tem varios restaurantes, mas todos estavam lotados quando chegamos, e acabamos comendo cachorro-quente mesmo. Até o Rafael, coitado. Se bem que ele gostou. Ainda bem que tinhamos trazido frutas para ele comer, pelo menos algo saudavel. Então se forem com os pequenos levem comidinha para eles.



A volta para Amsterdam foi ainda pior. Muito tumulto, filas para onibus que ninguém sabia para onde iam, muita gente furando fila, muita desorganização, ninguém para dar informação. Para piorar começou a chover. Demoramos mais de 1h nessa fila para pegar um onibus qualquer, nem sabiamos direito para onde ele ia, apenas que ele ia até um lugar de onde saia trem para Amsterdam.

O jardim é lindo e é um desses lugares que todo mundo tem que ir pelo menos uma vez na vida. Mas não foi facil perder mais de 4h em transporte no dia, grande parte em filas bagunçadas, ainda mais com criança pequena. Fiquei extremamente decepcionada com a falta de organização para o evento, ainda mais num lugar como a Holanda, que a gente costuma achar que é tudo super organizadinho. Então para quem for (ainda mais no fim de semana ou no dia da Parada das Flores) a minha dica é: alugue um carro ou va' de excursão e va' durante a semana. O passeio sera' muito melhor!











Site de Keukenhof aqui.

Outros blogs que também falaram de Keukenhof:
Alemanha porque não
Viaje na Viagem

* este post foi originalmente escrito no falecido blog Pedalando em Paris.

7 comentários:

Luciana Bordallo Misura disse...

Lindo demais! Você pegou mais flores do que a gente. Passamos o mesmo problema com gente furando fila (a maioria turistas chineses), mas conseguimos entrar no segundo ônibus. Também falei do Keukenhof no meu blog: http://luciana.misura.org/2011/04/10/um-dia-no-keukenhof-o-jardim-de-tulipas/

Boia Paulista disse...

Oi, Dé. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie - Boia Paulista

Anônimo disse...

Ola , estive no parque ontem (25/03/2013), pelo tempo frio que esta fazendo na cidade( lisse), segundo alguns moradores, a noite esta dando menos cinco graus. Logo, o parque nao esta florido. Somente devem ficar pronto daqui a um mes. O frio nao deixou as tulipas brotarem. Essa informacao e importante para outros visitantes que desejem ver o parque esse ano. Só tem tulipas nas estufas.

Jorge Carvalho

disse...

Jorge, muito obrigada pelo teu comentario! Ja' mandei teu aviso para os leitores que nos seguem no Twitter e Facebook. Uma pena que vc nao viu as tulipas abertas... nao é normal fazer tanto frio nesta época.

Abraços!

Anônimo disse...

Dá pra fazer um bate e volta de Paris ou é impossível?

Kelly Resende disse...

Olá, fui em maio do ano passado, durante a semana, num dia lindo de sol. Até pegamos fila no aeroporto, mas não foi tumultuado e não estava tãão cheio, só um pouco cheio (rss). Lindo demais, adoramos!
Abraços

disse...

Anônimo, é muito longe para um bate-volta. É preciso ficar pelo menos 1 noite em Amsterdam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...