sábado, 12 de janeiro de 2013

Natal na Alsacia com crianças - parte 2

Strasbourg

Como ja' conheciamos Strasbourg de uma outra viagem , a idéia desta vez era conhecer as feirinhas de Natal e também algumas cidades da Alsacia, região conhecida por ser uma das mais belas da França . As cidadezinhas mais bonitas são Colmar e as que ficam em torno de Colmar, a mais ou menos 1h de carro de Strasbourg.

Como ficariamos 5 dias, eu preferi achar um hotel com cozinha no quarto, o que facilita bem a vida de uma familia com 2 crianças pequenas (o mais velho de 3 anos e a pequena de 10 meses). Não achei nada assim em Colmar, então fixamos nossa base no apart-hotel Adagio em Strasbourg, otima opção quando se viaja com crianças por conta da mini-cozinha e da possibilidade de ficar num apartamento com quarto e sala. Pra gente, foi simplesmente perfeito. Tudo muito novo, limpo e arrumado. Café da manhã gostoso, atendimento simpatico. Pudemos jantar algumas noites no hotel, ja' que jantar em restaurante com criança pequena cansada em geral é tenso, ainda mais com 2. Alias, essa rede de apart-hoteis é otima e também tem em Paris. Recomendo!

Cozinha e sala do apartamento de 1 quarto da rede Adagio em Strasbourg (para até 4 pessoas)

E' tranquilo passear na Alsacia com crianças e achamos os restaurantes bem child-friendly. Em quase todos onde fomos tinha cadeirão de bebê, menu especial para criança e garçons simpaticos que esquentavam a comida do bebê com um sorriso. As crianças gostaram das comidas tipicas: tarte flambée (parece uma pizza mas com creme de leite ao invés de molho de tomate), rösti (a base de batata e queijo), spaetzle (uma massinha que acompanhava alguma carne) e até mesmo de chucrute. Tentamos ir em varios restaurantes indicados pelo guia Routard mas estavam sempre lotados ou não convinham à uma familia com crianças (pequenos, ou chiques demais). Acabamos entrando sem querer num restaurante que gostamos bastante, super child friendly: o l'Ancienne Douane, não muito longe da catedral. Ambiente simpatico para familias, a criançada correndo solta nas enormes salas.

Colmar, Riquewihr e Kaysersberg

Fomos de TGV para Strasbourg e seguindo o conselho de um amigo alsaciano, alugamos um carro para conhecer as cidadezinhas da região. Muitas delas não da' para ir de trem ou perde-se muito tempo com baldeações.

Primeiro fomos para Colmar, conhecida como a capital dos vinhos alsacianos. Acabamos ficando bastante tempo no marché de Noël e na feirinha das crianças e ficou tarde para ir no museu Unterlinden, infelizmente. Um pecado ir até Colmar e não ir neste museu, mas nem sempre conseguimos fazer o que planejamos numa viagem em grupo E com crianças. Paciência! Além do mais o objetivo principal dessa viagem eram as feirinhas de Natal.

Colmar

Num outro dia fomos para Riquewihr e Kaysersberg, 2 vilarejos que fazem parte da rota do vinho, uma é bem pertinho da outra. São 2 cidades bem pequenas, que da' para conhecer em poucas horas. A cidade de Kaysersberg é uma graça com suas ruas, pontes e castelo medievais. A subida até o castelo-forte é tranquila e de la' tem-se uma visão muito bonita da cidade.

Uma historia curiosa e tragica ocorreu na cidade de Riquewihr no século XV: parte da população contraiu importantes dividas com os judeus da cidade. Então para acabar com as dividas, eles simplesmente decidiram matar todos os judeus! Que horror!

A Alsacia tem varias dessas cidadezinhas que parecem ter saido de um livro de historias. Nas épocas mais quentes elas ficam todas floridas com gerânios e em dezembro tudo fica lindamente decorado para o Natal, como mostrei no post anterior.


Riquewihr, à direita um poço do século XV
Kaysersberg
Numa outra viagem que fizemos (antes das crianças) fomos no Castelo do Haut-Koenigsbourg, um castelo medieval pertinho de Strasbourg. A vista do castelo é incrivel durante o outono, tudo amarelinho, e o castelo é uma graça. Quando fomos tinham varias animações com musica e pessoas com roupas da época medieval.

Castelo do Haut-Koenigsbourg no outono
Musica medieval

E no proximo post (o ultimo da série): 2 passeios incriveis para crianças e adultos!

Leia também:
Viagem à Alsacia - parte 1 (feirinhas de Natal)
Viagem à Alsacia - parte 3 (museus do trem e do carro, em Mulhouse)
Parque do Pequeno Príncipe na Alsácia

2 comentários:

Rosa Paula disse...

Lindo passeio! Desde o outro post fiquei louca para conhecer a região. Talvez no meio do ano!
Beijo,
Rosa
www.lepaquet.blogspot.com

PS> Já estou seguindo vocês, se quiserem me seguir também... :-)

Boia Paulista disse...

Oi, Dé. Tudo bem? =)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie – Boia Paulista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...