quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Galeria da Evolução no Jardin des Plantes

Um programa que não pode faltar para a criançada em Paris, e que ainda estava faltando por aqui (falha gravissima!), é a Galeria da Evolução no Jardin des Plantes. O museu conta a historia da evolução das espécies e exibe uma infinidade de espécies desde as especies extintas ou ameaçadas de extinção até os animais que vivem nos meios maritimos e terrestres. No 3° andar a exibição mostra o impacto das atividades do homem na natureza, muitas vezes de forma irreversivel.

Os animais na ala central, a parte mais famosa do museu

O prédio do museu é lindissimo, e por si so', ja' vale o passeio. O ambiente é um pouco escuro e todos aqueles animais em exibição podem assustar as crianças menores. Mesmo nessa ultima vez que fomos, meu petit de 3 anos ficou com um pouco desconfiado dos animais e não quis saber de jeito nenhum de se aproximar do elefante. Em todo o museu tem pequenos jogos interativos para as crianças.

Joguinhos interativos para reforçar o aprendizado

O museu tem sempre exposições temporarias. E exposição atual é sobre dinossauros e é bem bacana (essa exposição vai até dia 13 de maio de 2013). Uma das atividades proposta que achei bem interessante é o "terreno de escavações", onde as crianças escavam a areia em busca de fosseis e aprendem um pouco da profissão de paleontologo (para crianças entre 6 e 12 anos).

"Terreno de escavações", atividade proposta para quem vai na exposição temporaria dos Dinossauros
 
 A Galerie des Enfants fica dentro da Galeria da Evolução, e se trata de um espaço totalmente interativo para crianças entre 6 e 12 anos, para aprender brincando. São 4 espaços para descobrir: a cidade, o rio, a floresta tropical e o planeta. Ainda não fui porque meu pequeno ainda tem 3 anos mas parece bem legal! Pelo que vi parece que a atividade é apenas para as crianças que falam inglês ou francês porque tem muitos textos e audios. Não sei dizer se da' para curtir igualmente a galeria sem saber falar uma das duas linguas. Alguém ai' ja' foi? No site diz que a criança deve ser acompanhada de 1 adulto e paga-se à parte. O numero de pessoas na galeria é limitado e existem sessões, nos mesmos moldes da Cité des Enfants na Villette.

A fila para entrar na Galeria da Evolução costuma ser grande nos finais de semana, então chegue cedo se quiser evita-la. Ao sair, se for hora do lanche, não deixem de tomar o cha' de menta com biscoitos marroquinos no Salão de Cha' da Mesquita de Paris, na frente da Galeria da Evolução. Se for a hora do almoço, sugerimos o restaurante child friendly La Baleine, muito gostoso!

A Galeria da Evolução fica no Jardin des Plantes, no 5ème arrondissement. Também no Jardin des Plantes ficam a Ménagerie (pequeno zoologico) e a Galeria de Anatomia Comparada e Paleontologia, que ja' falamos por aqui, além da Galeria de Mineralogia que visitaremos em uma outra oportunidade. Não deixe de andar pelos jardins do parque que são lindissimos!

Jardin des Plantes


Galeria da Evolução
Onde: 36, rue Geoffroy Saint Hilaire 75005 Paris
Estação: Jussieur, linha 7
Quando: aberto todos os dias das 10h as 18h, fechado às terças
Quanto: 7€ a entrada (sem exposição) e gratuito para menores de 26 anos

2 comentários:

Helena disse...

Eu gostei bastante da galerie, mas achei no fim um pouco cansativo de tanta informação para absorver! Acho que o legal deve ser ir mais de uma vez :)

Fernanda disse...

Fomos no Jardin de Plantes e na Grande Galeria da Evolução, um passeio e tanto, minhas filhas de 5 e 10 anos adoraram! Depois almoçamos na Mesquita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...