domingo, 25 de novembro de 2012

A invasão dos Space Invaders em Paris

Passeando pelas ruas de Paris, um observador atento certamente ira' notar figuras como essa da foto abaixo em algumas paredes e cantos da cidade:

Arquivo pessoal
Quem curte jogos eletrônicos vai reconhecer nesses "bichinhos" os Space Invaders, antigo jogo japonês de video game. Mas o que eles estão fazendo espalhados pelas ruas de Paris?

Um louquinho artista francês que se auto-intitula "Invader" tem por objetivo invadir o mundo decorando as cidades com seus Space Invaders feitos em quadradinhos de ceramica formando mosaicos, lembrando o formato em pixel dos antigos personagens do célebre video game.

Por motivos obvios, ele esconde a sua identidade. Seu trabalho é o equivalente ao grafitismo e ele realiza seu trabalho escondido das autoridades. Segundo "Invader" todo o trabalho de criação, produção e colagem dos Space Invaders é apenas ele quem faz. A "invasão" começou em 1998 em Paris e desde então ele ja' invadiu 38 cidades em 5 continentes! O negocio fez tanto sucesso que até lojinha ele tem, onde ele vende mapas da invasão e até Space Invaders em ceramica com manual para você mesmo invadir. :) O Invader ja' realizou diversas exposições em todo o mundo. Inclusive, segundo ele, os Space Invaders estão presentes no MASP - Museu de Arte de São Paulo, do lado de dentro e de fora. Galerinha de SP, confere a informação? Segundo o site, São Paulo ja' foi invadida por 52 Space Invaders.

Pessoalmente eu acho as criações divertidas, e por serem pequenas, eu não acho que o visual da cidade fica poluido. Também acho curioso o contraste do novo e do antigo, sobretudo aqui em Paris.

Foto deste site
Atenção: não estou fazendo nenhuma apologia ao grafitismo, nem sugerindo que ninguém compre o kit de invasão! Estou apenas explicando para vocês o que vem a ser esses bichinhos coloridos caso vocês esbarrem com algum por ai. Alias, a criançada por gostar de reparar nos Space Invaders passeando pela cidade. Uma dica para dar mais ânimo para os pequenos andarem é procurar Space Invaders pela cidade e quem sabe até fazer disso um jogo: quem achar mais Space Invaders, ganha! ;)

Quem quiser saber mais sobre o Invader, vale a pena ser o FAQ em seu site, que começa assim:

Who are you ? I'm Invader (that's my alias). I always appear masked in public, so no one knows my face.   Some people call me a polluter, others say I'm an artist. I prefer to think of myself as an invader !

Quem se interessa por Street Art, eu aconselho o filme Banksy, com participação do Invader.


2 comentários:

Helô Righetto disse...

eu adoro os invaders! acho super bacana, uma "invasao" delicada, discreta e divertida, que nao corrompe a paisagem muito menos degrada os patrimonios! adoro encontrar os invaders quando estou em paris, nao sabia q ele tinha lojinha, vou fucar! e quem sabe faco minha propria invasao aqui em Londres ; ) ?

disse...

Helô, acho que Londres ja' foi invadida hehe... mas claro que vc pode colaborar. Eu tb acho divertido! De todos os art street esse é o que eu mais gosto justamente por ser tão discreto. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...