segunda-feira, 9 de julho de 2012

Desenhos animados en français

Aqui na França se recomenda insistentemente que as crianças não vejam nenhuma televisão (mesmo DVD) até os 3 anos. Mesmo nos cinemas é proibida a entrada de crianças menores. E leva-se muito à sério essa regra por aqui, as crianças realmente so' passam a ver qualquer desenho animado ou filme depois dessa idade. E depois da alforria, as crianças francesas tem preferências particulares, que muito tem a ver também com a maior difusão na programação televisiva de certos desenhos em detrimento de outros.

A maior vantagem de deixar as crianças assitirem desenhos animados na tv francesa (ja que as desvantagens de assistir tv a gente ja conhece) é o contato com a lingua francesa (sobretudo para as crianças que tem pais estrangeiros) pois comprovo todo dia que se a gente conversar com a criança sobre o que ela assiste - e se a qualidade do que ela vê é consideravel - ela vai acabar assimilando um novo vocabulario rapidinho (os pais também, por consequência)! Outra vantagem: pouca ou nenhuma publicidade. Aleluia!  
Mas o que as crianças vêem? Os desenhos animados americanos dominam sem suar o mercado francês mas ainda assim os desenhos francofonos (principalmente os canadenses) tem seu espaço garantido no gosto da criançada e na programação dos canais (especializados ou não nesse publico). Dentre os made in USA, a DORA, o MICKEY, o URSO POOH e o BOB ESPONJA formam a comissão de frente dos mais populares (a Dora passa em varios canais, asism como o Bob Esponja. O restantante das produções Disney passam no Disney Channel Junior, canal pago). Depois seguem os personagens ligados aos seus respectivos filmes, como CARROS, NEMO, KUNG FU PANDA, SININHO, etc ad infinitum. E pasmem pais/mães brazucas: BACKYARDIGANS ( conhecidos aqui como MéLODILOUS) não dão ibope nenhum (ainda assim é difundido em francês no canal Nickelodeon Junior, canal pago)! 
Para além dos made in USA, a França consome muitos desenhos franceses e canadenses que não passam no Brasil ou não fazem tanto sucesso por la. Aqui vai uma descrição de alguns deles (incluindo um inglês). 


DIDOU
O Didou é um coelhinho que adora desenhar e pintar. Os titulos dos episodios (bem curtinhos) sempre começam com "Didou desenhe um...". Perfeito para as crianças menores, delicado e visualmente simples. Faz parte da seleção dos programas LUDO e  ZOUZOUS, da France Télévision. Veja mais sobre o Didou aqui.


OUI OUI
Esse desenho é inglês (NODDY no original) e é sucesso antigo na Europa. Originalmente em stop-motion,  a animação foi recentemente repaginada. Nas grandes lojas de brinquedos sempre encontramos produtos do Oui Oui, além de livros, revistas, adesivos, etc. Também faz parte da seleção dos programas Ludo/Zouzous. Veja mais informações e tenha acesso a jogos & cia aqui.


BABAR
O Elefante Babar é um personagem francês que apareceu primeiro num livro dedicado a ele, em 1931. Foi so em 1969 que ele foi adaptado para a tv. Nos anos 80 passou a ser produzido no Canada. Ele é delicado e calmo porém não me agrada muito o lado colonialista do enredo (o elefante africano "selvagem" que vem para a Europa  e é educado e "civilizado"). Obviamente aqui ninguém vê isso e o desenho faz o maior sucesso intergeracional até hoje e inclusive foi tema de exposição nesse ano! Babar faz parte da seleção do programa TFOU da TF1. Videos e muito mais aqui.


OGGY e AS BARATAS
Criado em 1999 para a televisão francesa, é o equivalente français dos desenhos tipo TOM e JERRY. Divertido até para as mães e pais. Os mais petits não conseguem acompanhar muito pois o enredo se desenrola rapido e o tipo de humor é para crianças na faixa de 6 anos. Veja OGGY ET LES CAFARDS no programa Ludo. Muito mais informações etc, aqui

SAM SAM
Sam Sam é um super heroi cosmico criança. Ele tem um visual bem atual e a criançada aqui adora! Uma produção francesa que vai bem além do desenho televisivo pois uma grande editora detém os direitos do Sam Sam (facinho encontrar livros, revistas, adesivos, etc). Atualmente na programação do canal infantil Tiji. Mais informações, jogos, videos, etc aqui e aqui.


FAMILLE PIRATE
Uma produção franco-germano-canadense nascida em 1998. O nome diz tudo: uma familia pirata e suas aventuras (em terra firme, numa ilha pirata). Divertido, porém perpetua alguns estereotipos familiares milenares (papai é fortão e valente, mamãe é sensivel e atenciosa). Atualmente faz parte da programação do canal infantil Gulli. Mais sobre a Famille Pirate aqui


BARBAPAPA
A Familia Barbapapa (uma produção franco-americana) nasceu primeiro em livro e virou desenho animado em 1974. Desde então ja teve duas outras séries que fazem um sucesso enorme desde a primeira difusão na TV. Existe uma quantidade gigante e variada de produtos dos Barbapapa por aqui, mesmo que o look da série seja bem retrô (animação pra la de démodée) e que os enredos também deixem muito a desejar. Eu particularmente acho muito chato e ultrapassado mas a criançada adora! No momento Barbapapa passa no canal infantil PIWI. Mais aqui e aqui. ps: barbapapa em francês quer dizer algodão doce! 


Para não dizerem que não publicamos nenhum videozinho para facilitar a vida dos nossos leitores, aqui vai  uma seleção-palhinha começando por um do Oui Oui original...


.. seguindo uma amostrinha do Sam Sam...


...um trechinho do Barbapapa... 


...e para terminar, Oggy e as baratas! 


7 comentários:

Carol Nogueira disse...

Oi, meninas! Descobri hoje o blog de vocês! Que incrível! Fiz uma matéria pra uma revista aqui do Brasil e a Amanda me falou do blog. Legal!
Sobre o tema, adoro todos os que vocês citam, mas meu coração doi de saudades do Ariol, do Allez, raconte e do Petit Nicolas. Vocês já viram? Meus filhotes tem saudades, mas eu acho que tenho ainda mais que eles! Beijos e vida longa ao blog! Carol

disse...

Oi Carol, seja bem-vinda! Nao conheço esses desenhos (conheço o livro do Petit Nicolas), mas vou dar uma olhada. Com certeza o Rafael vai gostar.

E olha a coincidência, essa semana mesmo eu conheci o seu blog novo e ja' recomendei para uma amiga que mora em Brasilia. Ela amou!

Um beijao,

Anônimo disse...

Assisti muito Barbapapa nos anos 70 e 80.
Adoro o seu blog, bjos Verônica

Circe Reis disse...

Dé e Mari,
Muito lindinho o blog de vocês... Eu sou avó de um garotinho chamado NIcolas. Acho o françês uma língua maravilhosa! Pena que estudei muito pouco lá nos tempos de ginásio (tenho 61 anos) e não dei continuidade... Comprei o livro "Le petit Nicolas" para o meu neto e como vi o comentário da Carol a respeito do desenho, espero que você consiga postar ou nos dar um endereço de site com alguma loja que disponibilize para a gente comprar o DVD.
Beijinho para vocês!

disse...

Ola Circe, vc procura uma loja no Brasil ou na França? Aqui é super facil encontrar DVD do Petit Nicolas (desenho animado ou o filme) em lojas virtuais como FNAC ou Amazon.

Ja' no Brasil fiz uma busca rapida no Google e so' encontrei a venda o DVD do filme, por exemplo, nesse site aqui: http://www.livrariafrancesa.com.br/ch/prod/vit/136433/3048/o-pequeno-nicolau---%28dvd%29.aspx

Não encontrei DVD do desenho animado em português, mas talvez fazendo uma busca mais detalhada no Google vc encontre.

Beijos e seja bem-vinda,

Melissa Gaiva disse...

Muito util para ajudar as crianças a se acostumarem e melhorar o francês, coloquei meu filho no curso online da preply, muito bom o curso, quem estiver interessado também: https://preply.com/pt/skype/professores-frances-para-criancas

Talita Seade disse...

Boa tarde, por favor alguem sabe me inofrmar aonde encontro a coleção do desenho DIDOU em Paris? ou um site confiável para compra?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...