segunda-feira, 30 de julho de 2012

Catacumbas de Paris


As Catacumbas de Paris são um ossuario municipal localizado no complexo sistema de tuneis e cavernas existentes no subsolo de Paris, resultante de séculos de exploração de pedreiras, desde o periodo de ocupação romana. O sistema inteiro de tuneis chega a ter 400km de extensão, mas as catacumbas so' ocupam uma pequena parte.


A origem do ossuario remonta ao fim do século XVII quando um dos diversos cemitérios da cidade, existente ha' mais de 10 séculos, virou fonte de doenças para a população local. O cemitério foi desativado e todos os ossos transferidos para os tuneis e galerias no subsolo da cidade. Resolveram fazer o mesmo com todos os outros cemiterios da cidade, liberando assim espaço para a construção de grandes ruas e avenidas.

Hoje em dia é possivel visitar um trecho das catacumbas. É curioso como os ossos são organizados: os ossos de cada cemitério são dispostos numa pequena galeria, os ossos das pernas formam o "muro", as caveiras servem de "enfeite" e suporte e o restante dos ossos ficam amontados atras do muro. Tudo bem macabro.

"Pare! É aqui o império da morte"
A visita às catacumbas não tem limite minimo de idade e menores de 14 anos devem estar acompanhados. Porém, por motivos obvios, a visita não é aconselhavel para as crianças menores! Vendo aquele monte de ossos e caveiras com certeza os pequenos terão pesadelos a noite! Meus filhos ainda são muito novos para esse tipo de passeio (fui nas Catacumbas ha' alguns anos), mas acho que a partir de uns 9 ou 10 anos ja' da' para visita-las sem deixar nenhum grande trauma, não? Vocês que tem filhos maiores, o que acham?

De qualquer forma, acho que a decisão de levar o(a) filho(a) fica a critério (e bom senso) de cada um. Este é com certeza um passeio pra la' de inusitado que pode interessar bastante os petits não tão petits assim.

Dicas gerais:
- A temperatura la' embaixo é sempre 14°, então leve um casaquinho!
- Se você se impressiona facil ou é claustrofobico, melhor se abster do passeio.
- O percurso tem muitas escadas, então obviamente nada de carrinhos de bebê (e aqui eu reforço: esse passeio não é para os pequenos!)
- Nem tente levar um ossinho de souvenir. Sério, tem gente que faz isso. Quando fomos, vimos uns ossos e uma caveira que o segurança tinha confiscado na mochila de algum engraçadinho.
- E antes de ser uma atração turistica, esse é um lugar que exige respeito, assim como qualquer cemitério. Sempre bom alertar os mais jovens.




Onde: 1 avenue du Colonel Henri-Tanguy, 14ème arrondissement
Como chegar: metrô Denfert-Rochereau, linha 6 e RER B
Quanto? 8€ inteira, 4€ para jovens entre 14 e 26 anos e gratuito para menores de 14 anos
Quando? Todos os dias menos as segundas

(fonte das informações: Wikipedia)

2 comentários:

Helena disse...

Apesar de achar impressionante, eu sou meio claustrofóbica, então, não sei se ia curtir muito...os espaços são apertados, imagino. Tem também o pessoal que passeia nas galerias...apesar do meu gostinho por aventuras, não sei se ia curtir muito...

disse...

Helena, se vc é meio claustrofobica, melhor não ir mesmo. Os corredores são estreitos e até eu que não tenho muito problema com isso, não me senti muito bem la' embaixo da terra.

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...