segunda-feira, 16 de julho de 2012

As comemorações do 14 de julho

O 14 de Julho é a grande festa nacional da França, em comemoração à Queda da Bastilha. A programação é variada: baile dos Bombeiros, queima de fogos e o tradicional desfile das forças armadas na Avenida Champs-Elysées.

Todo ano tentamos ir ao desfile, mas a verdade é que quase nunca conseguimos ver. E' uma multidão imensa! Se você não é o presidente da Republica nem ministro, os unicos jeitos de ver o desfile é chegar muito cedo para conseguir lugar na grade ou ter acesso aos prédios da avenida ou ver ao vivo na TV (ok, sem graça essa ultima opção). :) Não sei se resolve muito, mas com certeza é melhor do que ver da calçada. Até hoje eu consegui ver no maximo a cabeça de algum soldado e ainda assim em cima de um tanque de guerra. Ou seja, nunca vi muita coisa.

Um outro jeito de conseguir ver o desfile é chegar antes do amanhecer e assistir o ensaio geral. Mas haja motivação para acordar de madrugada!

Créditos da foto: City Paris

Agora o que a gente vê realmente das calçadas 
Desfile aéreo: na abertura e no encerramento do desfile. Pelo menos isso da' para ver bem! Os aviões fazem a alegria das crianças!
Arquibancada VIP
Arquibancada um pouco menos VIP, mas melhor que no chão com a galera
 
Uma alternativa menos tumultuada para os pequenos é fazer um passeio na Esplanade des Invalides apos o desfile, a partir das 14h. Os helicopteros pousam nos gramados da Esplanade, tem espetaculos de musica, salto de paraquedistas. As crianças também podem ver de perto e até mesmo entrar em alguns tanques e helicopteros. Uma parte dos gramados fica acessivel ao publico e da' para fazer piquenique. Não deixe de passar pela ponte mais linda de Paris, Pont Alexandre III!

Também é possivel ver os soldados em outros bairros da cidade como no Trocadero e na Place de la Nation, para conversar e tirar foto. A garotada curte.

Pausa para ver a Torre e os barcos a caminho da Esplanade des Invalides
Helicoptero do exercito em um dos gramados da Esplanade des Invalides

Paraquedista descendo na Esplanade des Invalides (foto do ano passado)

A noite tem os tradicionais fogos de articificio na Torre Eiffel com um tema diferente a cada ano. Fomos apenas uma vez ver os fogos na Torre e adoramos. É como os fogos de Copacabana: tem que assistir ao menos uma vez na vida.

Para a festa de 2015, algumas surpresas foram preparadas: o tema da festa serà "Paris recebe o mundo" (Paris accueille le monde) e os fogos de artificio serão lançados diretamente da Torre Eiffel, num espetàculo que começarà às 23hrs e promete ser inesquecivel. A queima de fogos serà precedida por um concerto gratuito da Orquestra Nacional da França e do Coral da Radio France, que começarà às 21h30min, no Champ de Mars.

Porém, atenção: pode ser um pouco complicado ir com criança pequena, porque tem sempre muita gente, é dificil se locomover com carrinho. Se for, leve o pequeno num sling ou no ombro (do pai, logico!). Ja' as crianças maiores, se conseguirem ficar acordadas, vão curtir um espetaculo inesquecivel! Uma opção talvez um pouco menos tumultuada que o Champ de Mars (não muito!) é a Esplanada de Trocadéro, do outro lado do rio Sena, mas exatamente em frente à Torre Eiffel. E para quem estiver disposto a gastar um pouco mais, é possivel reservar o jantar em alguns restaurantes com vista panorâmica ou mesmo nos bateaux que navegam pelo Sena.

E' possivel acompanhar os fogos ao vivo pelo site da festa e rever os fogos depois.

Fogos de artificio em 2009

Neste site tem toda a programação da grande festa do 14 de julho.

Um comentário:

Ana Guaioto disse...

Estava lendo o seu blog pq irei com minha filha de 8 anos ano que vem ficarei 3 dias na eurodisney (09 a 11/7/13) e de 11 a 16/7/13 em Paris. O meu roteiro basico dos lugares e:
12-sexta-passeio no sena e torre eiffel
13-sabado-versailles
14-domingo-louvre(ai esta minha duvida este dia e o da bastilha, o que deveria fazer?como funcionam as coisas?)
15-segunda-parc de la villete
16-terca-viagem para suica
Quais outras dicas, o que mais posso fazer e como dividir o dia.
Ficaremos em um apt em frente a estacao de saint lazare

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...