sábado, 9 de junho de 2012

Teatro de fantoches da Champs-Elysées



O Teatro de Fantoches da Champs-Elysées é o espetaculo de fantoches mais antigo de Paris, que existe desde 1818! Pelo que li no Wikipedia, o espetaculo é dirigido pela mesma familia desde o inicio, passando de geração em geração.

o senhor que faz os espetaculos
O teatro é ao ar livre, no meio de uma praça ao lado da Champs-Elysées e cercado por uns arbustos, de forma que quem esta' de fora não vê. E' pago, mas é bem baratinho: 4€ por pessoa e crianças pequenas não pagam. E' tudo bem simples: o palco é de madeira, bem antigo, a platéia fica sentada nuns banquinhos de madeira e tem um toldo para o caso de chuva. Não tem bilheteria. O proprio senhor que faz o espetaculo é quem cobra as entradas e avisa as crianças que o espetaculo vai começar tocando um sino. Para quem quisesse, tinha umas tangerinas para comer durante o espetaculo (isso eu achei bem engraçado). A impressão que a gente tem é que as crianças do século XIX viam exatamente o mesmo espetaculo do mesmissimo jeito! A unica diferença é que tinha um sistema de som que tocava musica e dava para ouvir melhor as falas dos personagens.


O teatro fica atras desses bancos e arbustos. Da para ver o teto e a cortina vermelha. 


Entrada para o teatro e plaquinhas com as informações


O espetaculo é engraçadinho, embora bem menos elaborado que o espetaculo de fantoches que fomos no Jardin de Luxembourg, mas é um barato ver as crianças interagindo o tempo inteiro com os bonecos, acompanhando as musiquinhas, avisando os personagens dos perigos ou delatando os malvados. O Rafael adorou e dessa vez participou mais. Ficava intrigado quando um personagem ia embora. Levou varios sustos com os barulhos mas nem chorou nem nada.

So' que a sessão que fomos estava super vazia. So' tinha eu, o Rafael e um menino de uns 5 anos acompanhado do pai. Quero crer que foi o tempo que não colaborou. Não estava muito frio, mas o tempo não estava muito firme, chuviscava e parava. Nada que impedisse o espetaculo. Mas ainda assim fiquei me perguntando se esse tipo de atração vai sobreviver nesta era de DVDs, jogos e tantas outras distrações mais modernas. Sim, foi culpa do tempo. Uma atração tão bacana e de facil acesso assim, na pracinha, não pode acabar assim de uma hora pra outra. E não é a toa que ela esta' la' ha' quase 200 anos!




Théâtre Guignol des Champs-Elysées
Onde: Promenade des Champs-Elysées (au rond point)
Metrô linha 1 estações Champs-Elysées Clemenceau e Franklin Roosevelt
Quanto: 4€ (crianças menores de 3 anos não pagam)
Quando: todas as quartas, sabados, domingos e feriados às 15h, 16h e 17h 
e todos os dias durante as férias escolares. 

2 comentários:

Jorge Comissário disponível disse...

Olá, boa noite!
Trabalho com teatro de bonecos. Bom na verdade estou iniciando-me nesse ramo. Sempre adorei isso, será que pode me ajudar? Dar dicas?
Jorge Dias
Belo Horizonte
Minas Gerias
jorge_stephan@hotmail.com

Jorge Comissário disponível disse...

Olá, boa noite!
Trabalho com teatro de bonecos. Bom na verdade estou iniciando-me nesse ramo. Sempre adorei isso, será que pode me ajudar? Dar dicas?
Jorge Dias
Belo Horizonte
Minas Gerias
jorge_stephan@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...