sexta-feira, 8 de junho de 2012

Stockholm para crianças

Stockholm é uma cidade muito legal para visitar com as crianças. No verão, claro. No inverno eu não arriscaria e pelo menos metade das atrações perderia a graça porque são ao ar-livre. Muito provavelmente algumas delas até fecham. Porque né... Passear no parque a -15° acho que nem os loirinhos suecos tem a manha.

O lugar onde tudo acontece para a criançada (e adultos também) é a ilha de Djurgården. Ela é acessivel a pé, através de uma ponte que liga à parte central da cidade ou de barco que sai da ilha onde fica o castelo Gamla Stan. Fomos apenas 1 dia em Djurgården porque perdemos muito tempo com questões praticas. Então não deu para conhecer tudo o que queriamos. Mas vou contar tudo o que tem por la'. Então se você tiver tempo, reserve uns 2 dias para conhecer a ilha, se você estiver passeando com os pimpolhos.

Grona Lund Tivoli
E' um parque de diversões enorme com varias montanhas russas de dar medo (ou vontade, se você for como eu). Fiquei MORRENDO de vontade de ir.... Tem atrações para todas as idades, mas como não tinhamos muito tempo, demos prioridade para o passeio em Skansen, que parecia bem mais adaptado para o pequeno.

Para os cariocas com 30 e poucos, o nome do parque te lembra alguma coisa? Quem não foi no Tivoli Park e achava o maximo dos maximos (eu amava!!!)? Pois é, o Tivoli Park ficaria ridiculo perto do verdadeiro Grona Lund Tivoli.



Skansen
E' um museu a céu aberto e zoologico ao mesmo tempo. Também tem alguns brinquedos de parque de diversões para os bem pequenos, de 2 a 6 anos. Varias areas de piquenique, restaurantes, sorveterias, etc.


O Skansen é um parque enorme, com varias construções tradicionais da Suécia de varias épocas. Em algumas delas, você entra e tem uma pessoa vestida com a roupa de época (como se fosse um morador da casa) explicando quem morava na casa, em que época foi construida, etc. Muito interessante!

Construções de verão do povo Sami, habitantes do Norte da Suécia
que são tradicionalmente nômades.


Igreja Tipica

O zoologico tem animais da região da Escandinavia: ursos, alces, bisões. Também tem animais da fazenda: bois, bodes, porquinhos da india, coelhos... Algumas funcionarias pegavam os bichinhos para mostrar para as crianças, explicar o que eram, o que eles comiam e deixavam as crianças tocarem.

Alce


Na area dos filhotinhos de bode podia até entrar! O Rafael AMOU brincar com os bodes. No inicio ficou meio ressabiado, mas logo perdeu o medo e ficava o tempo inteiro querendo fazer carinho neles. Os bodes não pareciam ter medo e ficavam numa boa entre as crianças.

Filhote de gente com filhotes de bode

Placa do banheiro: note que na Suécia também tem trocador no banheiro dos homens. Gostei!

La' no Skansen também tem festivais de musica durante o verão. Almoçamos no restaurante na frente do palco, onde estavam passando som. No mesmo dia à noite, vimos na TV um show ao vivo que estava rolando no palco do Skansen, o mesmo que tinhamos visto. Os suecos que me desculpem (e olha que eu posso falar, ja' que tenho raizes suecas): musica cantada em sueco é muito estranha. A lingua é tão estranha que ela simplesmente não cabe nas estrofes... sério. Talvez a amostra não tenha sido muito boa, mas nenhuma das musicas que ouvimos parecia soar bem. Nem falo isso por não entender nenhuma palavra porque ouvi musicas em lituano e em alemão (que não entendo) e as rimas pareciam ser bem melhores.


Museu do Vasa
O Vasa nada mais é que um navio, encomendado pelo rei, que afundou na baia de Stockholm em sua primeira viagem, em 1628. Um verdadeiro fiasco. Apos varias tentativas de traze-lo à superficie no século passado, foi apenas em 1961 que conseguiram iça-lo e hoje o museu é totalmente dedicado ao navio.

Pela minha descrição talvez não dê tanta vontade assim de ir, mas olha, vale a pena. O navio é impressionante e o museu muito bem feito. Tem uma maquete de como era o navio antes, com todas as suas cores. Aprendemos a historia do naufragio, onde até hoje ninguém conseguiu entender direito o motivo pelo qual ele afundou. O contexto da época, os objetos encontrados e até mesmo esqueletos de alguns membros da tripulação que morreram no naufragio.





Junibacken
Este museu estava na minha listinha de "I must go" com o Rafael. Mas quando saimos do Museu do Vasa, o Junibacken ja' estava quase fechando e não fomos. Uma pena. O Junibacken é um museu dedicado aos personagens de uma famosa escritora sueca para crianças chamada Astrid Lindgren, sendo que a mais famosa é a Pippi Longstocking (na versão brasileira Pipi Meias-longas). Ok, eu também nunca tinha ouvido falar dessas duas. Mas pelo que entendi essa menininha é bem famosa la' por aquelas bandas. Eu diria que a Astrid Lindgren esta' para o Mauricio de Souza assim como a Pippi Longstocking esta' para a Monica.

Pippi meias-longas: a Mônica sueca

O Junibacken é um museu, mas também um teatro, onde tem peças exibidas diariamente. Não cheguei a me informar, mas acredito que seja so' em sueco.... a bem da verdade é que eu não estava assim tão interessada na personagem, mas sim no museu em si, pois parece que ele é uma imensa area de brincadeiras. E' por isso que eu queria levar o Rafael.

Inclusive na area de embarque internacional do aeroporto de Stockholm (Arlanda) tem uma pequena area de brincadeiras, patrocinado pelo Junibacken. O Rafael adorou. E eu adorei a idéia também. Parece que nos aeroportos dos EUA é relativamente comum ter areas como essa para as crianças, mas aqui na Zoropa foi a primeira vez que vi. Podia virar moda, né?

Pausa para um café no Café Josefina
E' um café que achamos sem querer entre o Museu Nordiska e o Museu do Vasa. O café é um charme, com seus sofas cheios de almofadas, com vista para a região central de Stockholm. A noite o lugar deve bombar!


Outras atrações que infelizmente não conseguimos ir
Na ilha tem um imenso jardim chamado Parque Real de Djurgården, que pelas fotos, parece ser maravilhoso. Na ilha também tem um aquario e também o Museu Nordiska, o maior museu da historia da cultura sueca.

Relendo o post, tem mais coisa que não fiz do que fiz. Acho que teremos que voltar em Stockholm!

2 comentários:

Dani disse...

Olá, é a primeira vez que comento no(s) blogs, leio sempre os blogs das duas, mesmo não sendo mãe, adoro o que escrevem. Só resolvi comentar porque morei em Stockholm no ano passado e fui no Junibacken com minhas sobrinhas que foram me visitar e são fãs da Pippi aqui no Brasil e depois voltei acompanhando uma amiga com sua pequena. Ela escreveu a respeito no blog dela e se quiser mais detalhes entra lá e dá uma olhadinha no link http://cintiaanira.blogspot.com.br/.
Adorei essa ideia do blog para as crianças, viu?
Beijos,
Dani (no blog da Cíntia sou sempre a Dani da Pippi)

disse...

Oi Dani, seja bem-vinda! Lembro que a Cintia comentou sobre esse mesmo post do outro blog (migramos para o novo). Adorei Stockholm!

Alias, acompanhei a viagem de vcs para a Bulgaria, que bacana!

Beijos,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...