sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sophie la Girafe

Se tem um brinquedo que todas as crianças da França tem, sem exceçao, é a girafe Sophie. Foi um dos primeiros presentes do Rafael e é quase sempre o primeiro brinquedo de qualquer francesinho ou francesinha que nasce. Ela tem até pagina dedicada no Wikipedia com toda a sua historia. E' um verdadeiro cult aqui na França.

A Sophie la girafe é um classico por aqui! So' para ter uma idéia, so' em 2010, foram vendidas 816.000 exemplares da girafa Sophie (segundo esta fonte). Em 2010 nasceram 828.000 bebês na França. Quase todos os bebês ganharam uma girafe Sophie!

A girafa Sophie foi criada em 1961 pela empresa Delacoste em Asnière-sur-Oise, perto de Paris. Em 1981 a Delacoste foi comprada pela empresa Vulli que fabrica as girafas na Haute-Savoie. Ela foi criada por um especialista da borracha com o objetivo de criar um brinquedo com tamanho e forma perfeitamente adaptados para um bebê de poucos meses que começa a se interessar ao mundo a sua volta.

O pescoço comprido permite que o bebê pegue a girafa com as maos com facilidade, ela é feita de uma borracha natural, é pintada com tinta não toxica e o bebê pode morder a vontade. Alias, ela é perfeita para quando os dentes começam a nascer, os bebês adoram morder as orelhas e as pernas. Ela tem um cheirinho gostoso e faz um barulho engraçado quando a gente aperta. Um brinquedo simples, mas sucesso garantido entre os bebês. Na época a girafa Sophie foi uma inovaçao da industria de brinquedos por representar um animal "exotico" para os franceses. Ela foi batizada de Sophie pois seu lançamento comercial foi no dia 25 de maio, dia da Sainte-Sophie.

Em 2011 a girafe Sophie festejou seus 50 anos, e para comemorar, uma série de artistas foram convidados para retrata-la à sua maneira. Os 73 portraits foram leiloados e toda a renda foi coletada para o programa "Revolution Cancer" da Fundaçao Gustave Roussy para a pesquisa de cancer em crianças e adolescentes.
Pela estudante de artes Floriane DELETRE
Sophie "Crazy Horse"
Sophie LEVY, designer de joias

Jean-Claude Jitrois

Sophie Swarovski




PS: A Girafe Sophie pode ser encontrada em qualquer loja de brinquedos de Paris e mesmo em
supermercados!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...