terça-feira, 12 de junho de 2012

PMI - Protection Maternelle Infantile


Dia de pesagem no primeiro centro PMI da França, em 1938. 


Os Centros de Protection Maternelle Infantile (ou PMIs) são grandes aliados das familias parisienses. A PMI nacional foi criada em 1945 pelo ministério da Saude e atualmente além de estar presente em toda a França, conta com mais de 60 centros espalhados por Paris. Esses centros são compostos por equipes multidisciplinares: obstetrizes (parteiras = sage-femmes), enfermeiras puericultoras (especializadas em bebês e crianças), pediatras, psicologos, assistentes sociais e em alguns casos, ginecologistas. 

As funções principais da PMI são:
- orientação para o planejamento familiar,
- orientação e acompanhamento preventivo na gestação;
- aconselhamento e acompanhamento preventivo nos primeiros seis anos das crianças;
- fiscalização, controle e formação das estruturas responsaveis pelo cuidado de crianças: creches, halte-garderies e grupos de assistentes maternelles


Na pratica, é para a PMI que você deve correr quando você esta gravida ou tem um/a bebê/criança pequeno/a em casa e não sabe a quem recorrer em caso de duvida ou de necessidade de apoio moral ou psicologico. Para além disso, na PMI as crianças podem ser acompanhadas pelo pediatra gratuitamente até seis anos de idade. Todo atendimento é gratuito e não é necessaria qualquer burocracia: apenas a certidão de nascimento da criança e o carnet de santé (o livro da saude francês que contém todas as vacinas, consultas, receitas, diagnosticos desde o parto  até seis anos de idade). 

Nos centros de PMI você pode levar seu bebê recém-nascido para pesar semanalmente, pode  receber conselhos sobre parto, amamentação e saude da criança e pode até consultar um psicologo ou assistente social se desejar. As PMIs também organizam reuniões de gravidas para preparação para o parto ou de pais/mães e filhos, para incentivar a socialização de familias isoladas e a troca de experiências entre as familias. 

Importante frisar que a PMI não responde à emergências médicas. Os pediatras da PMI so atendem com consulta marcada (sempre com meses de antecedência). Mas se houver uma emergência e você não souber onde ir ou o que fazer, a equipe pode orientar e encaminhar para o lugar certo. 

Sem duvida alguma a PMI é uma aliada de peso de todas as familias no que diz respeito ao acompanhamento sistématico e preventivo. Por experiência propria, posso garantir que funciona! Mesmo para as familias que não tem documentos ou condições financeiras minimas,  a PMI esta sempre de portas abertas. Mais uma prova da qualidade do sistema de saude publico e de proteção social francês! 

Para consultar a lista das PMIs em Paris, clique aqui

ps: Em caso de emergência grave, ligue para o SAMU, discando 15!

2 comentários:

Alice disse...

Que blog legal!
Querida autora, vou pra Paris com meu marido e nosso filho em fevereiro de 2014 e permaneceremos durante 6 meses.
Queria te perguntar se você sabe de alguma vacinação especial para ir aí para a França (além da do sarampo)?
Muito obrigada, e parabéns pelo blog!
Abraço,
Alice

disse...

Alice, que eu saiba não ha' nenhuma vacinação especial para a França.

Boa viagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...