sexta-feira, 8 de junho de 2012

Parc de la Villette

E' até dificil de definir o que é o Parc de la Villette porque tem tanta coisa para fazer la'! Pra começar o Parc de la Villette é um dos maiores parques de Paris. Ele foi criado em 1979 e na época houve um concurso para criar um novo conceito de arquitetura. Por isso o parque é todo modernoso, bem diferente dos outros parques parisienses.




Além de ser um parque no sentido literal da palavra: com gramado, plantas, brinquedos e tudo mais, é dentro do parque que ficam:

1) A Cité de la Sciente et de l'Industrie, que tem uma parte dedicada as crianças: a Cité des Enfants. Tem uma parte especial para as crianças de 2-7 anos e outra para crianças de 5-12 anos. Aqui você encontra mais detalhes sobre as exposições.

2) A Cité de la Musique é um lugar dedicado a musica. Tem um anfiteatro, uma sala de concertos, exposições e um museu de musica com varios instrumentos antigos e contemporaneos. Tem também um percurso (no audioguide pelo que entendi) para as crianças.

3) a Géode, essa esfera ai' da foto que na realidade é uma gigantesca sala de cinema que passa filmes de ciências em 3D. A programação completa e outras informações você pode ver no site. Ah, é aconselhavel reservar o ingresso, principalmente no fim de semana e em época de férias escolares.



4) O parque tem sempre espetaculos, festivais e atividades culturais diversas e cinema ao ar livre durante o verão. Fique atento à programação no site do Parc de la Villette.

5) Parquinho para crianças
São 2 parquinhos, um na frente do outro: de um lado o carrossel, um de carrinho que gira (estilo carrossel) e chapéu mexicano (bem light). Esses brinquedos são pagos.





O outro parque, apesar de ficar numa parte cercada, é gratuito e é incrivel! E' como se fosse um parque de praça publica, mas é muito mais divertido. As areas são separadas por idade.




Na parte do 9-12 anos tinha essa mini-tirolesa:


Por motivos obvios ficamos na parte dos pequenininhos, que era bem legal. Tinha uma especie de colchão inflavel grandão, para ficar pulando.



Tinha areia, balanços e um circuito que termina num escorrega.



6) Cursos
Descobri a existência desses cursos num folheto que peguei por la' e fiquei encantada. O Parc de la Villette oferece diversos cursos rapidos para crianças e adultos. Para as crianças tem curso para fazer catavento, para fazer horta, curso de dança, teatro. Para adultos também tem cursos de dança, teatro e também tem apicultura, cozinha, compostagem (esse fiquei com vontade de fazer!). A programação completa para as férias esta' aqui.

7) Passeio de Barco:
No verão também da para fazer um passeio de barco por 1€ pelo Canal St Martin, que corta o Parque e da um charme a mais ao lugar! 

Além disso, no Parc de la Villette também tem teatro, cinema... quem mora la' por perto esta' muito bem servido de atividades culturais! Que lugar fantastico!


Onde: Parc de la Villette. Metrôs:
Porte de Pantin (Grande Halle) : Ligne 5 - Bobigny - Place d'Italie
Porte de la Villette : Ligne 7 - Villejuif-Louis Aragon / La Courneuve
Quanto: entrada gratuita no parque.
Quando: o ano todo, especialmente no verão!


3 comentários:

Natália disse...

Dé,
Por favor, me responda uma coisa: estou indo na Cite des enfants com meu filho de 3 e minha filha de 1 ano e 9 meses. Ela não poderá entrar no circuito e participar das atividades por ter menos de um ano? Eles cobram identidade?
Muito obrigada,
Natália

disse...

Natalia, eles nao pedem identidade. O meu sobrinho foi agora em maio, ele tinha 1 ano e 8 meses, mas como ele é "parrudinho" ninguém nem falou nada. Ele curtiu a beça!

Natália disse...

Obrigada pela sua resposta!! Que notícia boa!! Minha filha também é bem grandinha!!! Será que nesse caso é melhor ingresso como se ela tivesse 2 anos, ou isso é indiferente? Obrigada novamente!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...