sexta-feira, 8 de junho de 2012

Odisséia da vida


Todo "casal gravido" na França assiste o documentario Odisséia da Vida (Odyssée de la Vie), uma produção francesa, que retrata a gravidez de uma mulher desde o momento da concepção até o parto.

O que é muito bacana nesse documentario é a reconstituição em imagens 3D da evolução do feto na barriga da mãe. Mostra a corrida dos espermatozoides até o ovulo, o momento da fecundação do ovulo, a multiplicação das células, o desenvolvimento do embrião e do feto, os movimentos do bebê no utero e o parto. Também são interessantissimas as entrevistas com os médicos especialistas falando sobre genetica, ultrassonografia, riscos da gravidez, parto, etc. A historia do casal é mostrada com muita simplicidade e sensibilidade. O casal fala dos seus anseios, medos, expectativas. Se você esta' gravida, é impossivel não se identificar com o casal do filme. O filme é dividido em 3 partes: um para cada trimestre da gravidez.

O documentario é em francês. Não sei se tem uma versão legendada em português ou inglês, mas se tiver, eu recomendo fortemente aos futuros pais de assistirem esse documentario. De preferência logo no comecinho da gravidez para você saber o que vai acontecer na sequencia. Se eu fosse professora de escola, eu gostaria de mostrar esse filme para as crianças/jovens porque o filme é muito didatico. Veja algumas imagens do documentario neste video.

No filme tudo o que sabemos da mulher gravida é que ela se chama Barbara e é tratadora de animais num parque aquatico no sul da França. Embora o filme não cite o nome do tal parque aquatico, todos sabemos que se trata do Marineland, em Antibes, que é o unico grande parque aquatico na região.

E não é que foi a Barbara quem apresentou o espetaculo das focas que vimos? :)



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...