segunda-feira, 11 de junho de 2012

Museu Rambolitrain em Rambouillet

No feriado da Pascoa fomos na cidade de Rambouillet, a 55km de Paris, visitar o castelo e o museu Rambolitrain. O castelo é legalzinho, mas o mais bonito mesmo eram os jardins, que infelizmente não visitamos por causa do tempo ruim e da falta de tempo, ja' que passamos apenas a tarde na cidade. Mas o passeio ja' valeu a pena so' pelo Museu Rambolitrain, que é um museu de trens em miniatura. Desde que ganhou um trem com trilhos para montar em seu aniversario de 2 anos, o Rafael é completamente ALUCINADO por trens. Ele parecia um maluco no museu: "Mamãe, tem um trem aqui, e aqui tem outro! Olha a estação! Mais um trem!". Ele corria de um lado para o outro, sem saber para onde olhava primeiro.

O museu é pequeno, fica em uma casa com 2 andares. No primeiro andar tem varios trens em miniatura, estações, postes, passageiros, maquininistas, tudo em miniatura, exposto em vitrines. Tinham infinitos trens dos mais diversos tipos e apenas trem para colecionador, daqueles repletos de detalhes.


E no segundo andar fica uma enorme maquete que ocupa a sala inteira com uma rede de trens! Tem a estação principal da cidade (que é copia da Gare de l'Est em Paris), a cidade, o campo, as estações nos pequenos vilarejos, vaquinhas, tuneis, pontes. Tudo interligado. A gente até esquece um pouco dos trens para apreciar os detalhes da maquete, cuja riqueza e delicadeza é de deixar qualquer um boquiaberto. Em uma das casas, dava para ver todo o interior da sala: as flores em cima da mesa, os quadros na parede, os moveis. Da janela do restaurante dava para ver as mesas e até os pratos.

O rapaz do museu que monitora os trens fez uma pequena apresentação mostrando como funcionavam as antigas "garagens" de trens a carvão. As crianças maiores podiam conduzir um dos trens por controle remoto.

Aqui vão algumas fotos para dar uma noção do nivel de detalhes das maquetes:



Esses bonequinhos são do tamanho de um dedo-mindinho


Passageiros dentro do trem

Gare de l'Est em miniatura


Gare de l'Est


Campo


Legal né? Eu adorei!

Onde: Rambouillet33 minutos de trem saindo de Montparnasse.
O museu fica no centro da cidade, na Place Jeanne d'Arc, à côté de l'Église St Lubin. 
Quanto: 3,50€ a inteira. 
Quando: de quarta a domingo (fecha para o almoço das 12h às 14h).

ps: Vi no site do museu que do lado de fora existe um trenzinho de vapor de verdade, mas que so' funciona em maio, junho e setembro e com um minimo de 50 pessoas.

ps2: A minha sugestão é reservar um dia inteiro em Rambouillet: para conhecer esse museu, o castelo e os jardins tranquilamente. De preferência em um dia bonito para curtir os jardins.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...