domingo, 17 de junho de 2012

Musée en Herbe - Museu para crianças!


O Musée en herbe é um museu especialmente concebido para as crianças e tem como objetivo fazer as crianças descobrirem a arte aprendendo e brincando. A expressão "en herbe" significa aquele que aprende, em geral usada para falar de crianças. Por isso o nome Musée en herbeO museu é pequenininho e as exposições são temporarias.

 A exposição que nos visitamos era a do artista Victor Vasarely, que segundo o Wikipedia, é o pai da arte optica, exibida em 2012. As obras eram bem legais, havia varias de zebras! Além dos quadros, também tinham obras interativas para as crianças brincarem com as formas, cores, ilusões de otica e texturas. 

Fizemos a visita guiada Baby-Visite, indicada para crianças de 2 anos e meio a 4 anos e meio. A visita dura 30 minutos, mas achamos muito corrido. As crianças tem pouco tempo para ver as obras e principalmente para brincar com os joguinhos, que é o que prende mais a atenção dos pequenos dessa idade. As explicações são interessantes, a moça que faz a visita é muito simpatica mas acho que as crianças aproveitam melhor a visita livre. Assim elas tem mais tempo de ver, de brincar, de apreciar as obras.   Então, fica a dica: o baby-visite é muito muito rapida. Então se vc quiser levar seu(s) pequeno(s) ao  Musée en Herbe, ja sabe: visita livre!  






Depois da visita as crianças participaram do atelier de arte durante 1h (não faz parte da visita e é preciso reservar com antecedência). O atelier foi nota dez! Gostamos das propostas, todas partindo da releitura das obras do artista exposto no musée, O espaço e os materiais são condizentes com as atividades e as crianças aderiram 100%, sem muita  dispersão, o que quer dizer que a coisa funciona. Acrescentamos que  até crianças não francofonas podem fazer o atelier (com uma ajudinha dos pais) pois as demonstrações da monitora são tranquilas de entender independente do que ela diz em francês. So é preciso agendar com antecedência!  Depois das atividades, podemos levar para casa as "obras de arte" das crianças. 



A livraria do museu tem varios livros interessantes para as crianças. Compramos um de ilusão de otica que foi um sucesso!













Fica então a dica! Recomendamos!

Update Setembro/2015: a exposição atual é do famoso personagem Tin-Tin.



 Musée en Herbe.
Onde: 21 Rue Hérold  75001 Paris (fone:01 40 67 97 66)
Quanto? A entrada  mamãe+visita+atelier = 16€

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...