segunda-feira, 11 de junho de 2012

Le choix du roi



Quando fiquei sabendo que estava gravida de uma menina (ja' tinha um menino), la' fui eu feliz da vida contar para todo mundo a novidade (como eu suspeitava, alias) e para todo francês para quem eu contava, ele dizia: "bonne nouvelle, c'est le choix du roi!" [Que boa noticia, é a "escolha do rei"!]. Como costumo fazer quando não entendo uma palavra ou expressão, mas entendo o contexto da mensagem, deixei pra la'. Se eu for procurar no dicionario cada palavra que não conheço, estou lascada... se bem que com o passar dos anos isso não acontece mais com tanta frequencia. E então quando o 3° francês do dia veio me dizer que era o "choix du roi", fiquei curiosa e fui pesquisar do que se tratava a tal da escolha do rei.


Diz a lenda que na época dos reis da França, o desejo do rei era ter um filho e uma filha. Um filho para herdar o trono e uma filha para fazer alianças politicas através do casamento. Ninguém tinha muita escolha nessa época.... as desvantagens de ser da realeza.

Cabeças foram cortadas, a republica instaurada mas a expressão "le choix du roi" ficou, que nos dias de hoje significa ter um casalzinho. Posso morar 50 anos na França que ainda vou ter sempre coisa nova para aprender!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...