sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ecole Maternelle #1


Aqui na França, no ano em que as crianças completam três anos elas passam a frequentar a Ecole Maternelle do bairro, a partir de setembro inicio do ano letivo por aqui) . Ao contrario do Brasil onde a maioria das estruturas de ensino infantil abrigam classes de baby, maternal e pré-escola, aqui a coisa é bem separada: existem as creches e halte-garderies para as crianças até 3 anos e depois a Maternelle. Estas estruturas funcionam de maneira totalmente diferente e respondem à programas pedagogicos bem distintos também. Para começar, as creches e halte-garderies (as creches com horario mais flexivel) são mais raras logo tem vagas insuficientes em relação à demanda existente. Segundo, a equipe é formada por Puericultoras (profissão que ja não existe no Brasil) enquanto que na maternelle as profissionais são Educadoras. O objetivo das creches e halte-garderies é cuidar e promover a socialização num ambiente seguro e estimulante para a criança, dentro de uma rotina muito flexivel e diversificada de atividades. A Maternelle tem objetivos pedagogicos mais precisos e uma rotina menos negociavel. Além disso, a Maternelle é gratuita (muito embora a cantina seja paga e o preço seja calculado de acordo com a renda da familia) enquanto as creches e halte-garderies são pagas também de acordo com a renda familiar. 
Para entrar na Maternelle, a criança além de ter 3 anos completos (ha possibilidade de entrar com 2 mas a maioria das escolas não tem vagas disponiveis para isso), deve estar 100% desfraldada. Isso é muitas vezes fonte de stress para os pais franceses pois acontece muito do desfralde começar perto da data de ingresso na escola e o processo acabar sendo apressado em função do calendario. 
De acordo com o Guia Pratico dos Pais do ano de 2010-2011, a Ecole Maternelle é composta de três ciclos: pequena, média e grande seção. As crianças tem 24h de atividades por semana (de segunda à sexta excluindo a quarta-feira), durante 36 semanas por ano. Segundo o programa atualizado de 2012, os objetivos pedagogicos transversais da Maternelle são:
- Apropriar-se da linguagem;
- Descobrir a linguagem escrita;
- Tornar-se educando (prefiro esse termo à 'aluno' - em francês 'élève');
- Agir e expressar-se com seu corpo;
- Descobrir o mundo;
- Perceber, sentir, imaginar, criar.

Cada um desses eixos ainda se desdobra em varios outros, mais precisos. "Perceber, sentir, imaginar, criar" por exemplo, quer dizer que ao final dos três ciclos, cada criança deve ser capaz de:

- Adaptar seus gestos aos limites materiais existentes: instrumentos, suportes, estruturas;
- Utilisar o desenho como modo de expressão e de representação;
- Realizar uma composição em duas ou três dimensões de acordo com um desejo manifesto;
- Observar e descrever obras do patrimônio, compor coleções;
- Memorizar e interpretar canções e contos musicais;
- Escutar uma musica ou produção cênica/musical e em seguida expressar sua perspectiva e dialogar com os outros sobre suas impressões.

O Programa é explicado ainda mais detalhadamente numa tabela que separa os objetivos por ciclos.

Lendo o programa e me informando em sites, blogs e afins, penso que esta escola corresponde muito mais aquilo que eu espero de uma estrutura de ensino infantil que qualquer escola que eu tenha conhecido no Brasil. Além disso, as crianças fazem muitos passeios. Vão ao cinema, participam de atividades esportivas fora da escola, vão assistir a espetaculos e visitar museus.  Os pequenos pegam metrô e ônibus com os coleguinhas e quando o passeio é pertinho, elaes vão à pé mesmo, acompanhada da(o) professora/professor e de pais voluntarios. Nada de contratar transporte privado, até porque o transporte publico aqui funciona. A escola aqui realmente tem o objetivo de ajudar a criança  a explorar o mundo com autonomia.
Para inscrever seus pequenos, procurem a mairie do seu arrondissement, com o dossier completo em mãos, de preferência no maximo até fevereiro do ano da matricula. Consulte o site da mairie para saber os documentos que compõem o dossier. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Ola. Gostaria de saber como funciona a ecole maternelle pois eu e a minha filha vamos para paris (vitry sur seine). A minha filha faz 4 anos em setembro e nao fala frances. Estou preocupada como é que ela vai reagir.
Na escola tem educadores portugueses? Relativamente às inscriçoes como é que funcionam? obrigada pela atençao.

disse...

Olá, as inscrições são feitas na mairie do bairro ou cidade. Os educadores costumam ser franceses mas se vc der sorte encontra algum com origem portuguesa. Porém não conte com isso, seria realmente muita sorte. Em geral crianças pequenas pegam rapidamente a lingua, mas é bom vc conversar antes com o diretor da escola para verificar como o trabalho de adaptação da tua filha pode ser feito. Em muitos casos a escola propoe um reforço para a criança. Boa mudança!

Anônimo disse...

Bom dia! O meu caso e similar, pois chegarei na Franca em agosto e minha filha completara 4 anos em 18 de setembro.
Com certeza ela tera uma vaga na escola no bairro onde morarmos? Ela ficara no Maternelle? Normalmente qual horário, e são todos os dias da semana?
Puteaux e bom para escolas para essa idade?

Desde ja agradeço.
Att.;

disse...

Olá, pela idade a sua filha deve ir na Moyenne Section da Maternelle porque ela completa 4 anos esse ano. Não conheço as escolas de Puteaux mas é um otimo bairro e acredito que as escolas também sejam. Os horarios podem variar um pouco em função da cidade mas é algo entre 8h30 e 16h as segundas, terças, quintas e sextas. Na quarta somente no periodo da manhã. As prefeituras sempre procuram uma vaga na escola mais proxima da residencia e que tenha vaga. Sugiro vc entrar em contato o quanto antes com a prefeitura de Puteaux explicando o seu caso e enviando os documentos necessarios para a matricula.

Boa sorte!

comida e bebida disse...

MINHA FILHA JA TEM 4 ANOS , E ESTAMOS INDO AGORA EM FEVEREIRO MORAR NO DISTRITO 9* AI EM Paris E NÃO SEI AINDA QUAL A ESCOLA OU CRECHE DESSE BAIRRO POR FAVOR QUAL A DOCUMENTAÇÃO PRECISO , OBRIGADA

disse...

Olá "comida e bebida", você pode se informar da documentação necessária na sous-prefecture do 9o arrondissement. É possível que vc ache esta informação no site da mairie de Paris: http://www.paris.fr/.

Se quiser me adicione no Face (Adélia Lundberg) que eu te adiciono no grupo de pais e mães brasileiros em Paris. Talvez o pessoal do grupo possa te dar mais informações.

Um abraço!

lucuana disse...

Boa tarde Adelia. Vou estudar frances e depois cursar uma unversidade em Paris. Minha duvida é a seguinte: tenho uma filha de 5 anos que fara 6 anos agora em novembro , eu poderei estudar e ela fica na escola o dia todo? Devo alugar um apartamento? Porque afinal no campus ela nao podera ficar comigo. Certo? Obrigada

disse...

Oi Luciana, desculpe a demora em respondê-la. Me procure no Face: Adélia Lundberg, que eu te incluo em um grupo de pais/mães brasileiros em Paris. Provavelmente lá o pessoal poderá te responder. Um abraço!

Elaine disse...

Ei Adélia,
Acabei de descobrir o seu blog e estou gostando muito. Muito útil, obrigada! Irei morar em Paris no primeiro semestre de 2017 e, como tenho um filho que na época terá 4 anos, fiquei muito interessada em fazer parte do grupo de pais do face que você citou. Como devo fazer? Gostaria de saber também se consigo matricular meu filho em qualquer época do ano, porque chegarei em março.
Obrigada!
Uma abraço
Elaine

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...