sexta-feira, 8 de junho de 2012

Diferenças culturais na gravidez


Aqui vai uma lista das principais diferenças culturais entre Brasil e França relacionadas à gravidez:
  • Aqui na França é' super comum o casal não querer saber o sexo do neném antes do nascimento. Nunca tinha visto isso no Brasil (desde a invenção do ultrassom)! Não tenho idéia de como eles fazem para decorar o quarto do bebê ou para comprar o enxoval sem saber o sexo. Tem que comprar tudo unisex. Coisa mais sem graça!
  • Eles não costumam contar qual sera' o nome do bebê, mesmo quando eles sabem o sexo. Não contam nem mesmo para a familia. Um amigo francês nos explicou que era uma superstição. Mas eu acho que é para evitar palpites.
  • Os franceses costumam dar presentes para o bebê somente após o nascimento. Eu não acho isso muito pratico... No Brasil noto que muitas pessoas dão presentes antes, o que é um mão na roda para os pais de primeira viagem, ja' que o investimento inicial é alto.
  • O proximo item eu não tenho certeza se é realmente uma diferença cultural, talvez eu esteja enganada.... mas tenho a impressão que no Brasil somos muito mais consumistas e queremos comprar tudo novinho em folha. Até o que não precisa. Aqui é muito comum ganhar ou pegar emprestado coisas usadas, desde roupas até carrinhos. E ninguém acha isso ruim. Tem coisa que o bebê acaba usando tão pouco que nem da' tempo de estragar.
  • No Brasil nós gostamos de pegar, beijar, abraçar, sem muita cerimônia. E quando estamos gravidas, todo mundo quer passar a mão na barriga. Tem mulher que não gosta, mas eu não ligo. Pelo contrario, adoro quando passam a mão na minha barriga. Ja' os franceses são super discretos neste ponto. Nenhum francês chega passando a mão na sua barriga, a não ser que ele seja um amigo muito intimo. No meu trabalho apenas 2 meninas passaram a mão na minha barriga, mas não sem antes pedir permissão e perguntar se eu não me incomodava. Eu até achava graça...
  • Aqui na França não existe cha' de bebê (mas a moda ja esta chegando via USA).
  • Também não tem lembrancinha de maternidade. No lugar da lembrancinha, eles enviam pelo correio cartões como este aqui, chamados faire-part de naissance, para os amigos e familiares.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...