quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cité des Sciences et de l'Industrie

A Cité des Sciences et de l'Industrie, no Parc de la Villette, é um imenso museu da Ciência, distribuído em cinco andares de um prédio gigantesco todo dedicado à descoberta das maravilhas científicas e tecnológicas. Um excelente passeio para adultos e crianças. A dica para quem pretende visitar o lugar: reserve um dia inteiro para o passeio, são muitas atrações e é uma pena passar com pressa pelas exposições. Além disso, o termo "museu" não deve confundir o visitante: quase tudo na Cité é interativo e a criançada se esbalda até o último minuto.

Acesso ao prédio da Cité des Sciences

Vasto interior

Nos niveis 1 e 2 da Cité estão instalados os stands tematicos das exposições permanentes: a historia do universo, os oceanos, a luz, energia, imagens, transporte, evolução, som, matematica, etc. Um mundo inteiro de ciência em forma de jogos e brincadeiras para adultos e crianças se divertirem juntos.

Ilusão de otica: papai gigante e mamãe e filhotes miudinhos
Maquete do tramway parisiense e uma estação de Vélib na parte dos transportes
No térreo funciona a Cité des Enfants, ja' citado neste outro post, que são oficinas para exploração da ciência em forma de jogos e brincadeiras. São 2 tipos de oficina: para crianças de 2 a 7 anos e outro para crianças de 5 a 12 anos.

No piso -1 estão as bibliotecas, inclusive biblioteca multimidia, cyberspace, sala dedicada a pessoas com limitação visual (Louis-Braille room) e outros centros. No piso -2 encontra-se o acesso a Géode, a enorme sala de cinema no estilo I-Max.
A Géode, vista da Cité

A Cité tem ainda um planetario, sempre um bom programa. E um dos pontos altos da visita é o submarino Argonaute, um submarino dos anos 50 de verdade, que ja' deu a volta ao mundo 10 vezes! A visita é um pouco claustofobica mas vale a pena.

Periscopio logo apos a saida do submarino, que mostra o parque la' fora

Dentro do submarino

Submarino
A Cité des Sciences é indicada para crianças a partir de 3 anos e em atrações como o submarino, o planetario e a Géode somente crianças a partir de 3 anos podem entrar. A Cité des Enfants é para crianças entre 2 e 12 anos.

Cité des Sciences et de l'Industrie.
Onde: 30, avenue Corentin-Cariou  75019 
Metrô Linha 7, estação Porte de la Villette ou Corentin Cariou
Quanto: diversos pacotes que você pode conferir aqui
Quando: o ano todo mas a Cité fecha nas segundas, (exceção
para a Géode).

Este post é uma reedição do guest-post da Rita, no blog Pedalando em Paris.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...