segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cité des Enfants

Cité des Enfants é uma parte separada da Cité des Sciences e paga-se à parte, embora fique no mesmo prédio. So' pode entrar acompanhado de uma criança e as sessões duram 1h30. Existem 2 espaços: a Cité para crianças de 2 a 7 anos e a outra para crianças de 5 a 12 anos. Na Cité das crianças pequenas não tem monitores, são os pais que acompanham as crianças. Ouvi dizer que é bom fazer reserva principalmente as quartas e no final de semana, porque o numero de ingressos por sessão é limitado. Até que demos muita sorte, porque fomos la' sem nenhuma reserva e num domingo! Então se você vem a Paris e não tem muito tempo a perder, eu não arriscaria e faria a reserva.

A Cité des Enfants é dividido em 5 temas voltados ao desenvolvimento da criança. Traduzindo seria algo como "eu me descubro", "eu sei fazer", "eu me localizo", "eu experimento" e "todos juntos".

O ambiente "eu me descubro" é todo voltado às sensações e aos 5 sentidos. Nesses tubinhos da foto saiam uns cheiros e a criança tinha que adivinhar o que era (maçã, biscoito...). Outros tubinhos parecidos eram com som. Tinha espelhos dos mais diferentes formatos. Em outra parte eles experimentavam a sensação do grande e do pequeno, do escuro e do claro.


O ambiente "eu faço" era voltado às atividades motoras. As crianças interagiam com o brinquedo para ele funcionar.


No ambiente "todos juntos", as crianças brincavam juntas "construindo" uma casa num canteiro de obras. Esse ambiente era separado para os pequenos de 2-4 anos e os de 4-7 anos. A criança colocava um capacete de operario e brincava de construir. Havia tijolos de espuma, guindastes, carrinho de mão, etc.


O ambiente "eu experimento" foi o preferido do Rafael por causa da brincadeira com agua, que ele adora. Nesse ambiente as crianças fazem experimentos com a agua, o ar, o vento, as cores e a luz. Para brincar com a agua, tinham uns aventais, que ajudaram, mas não impediram o Rafael de ficar bem molhado. Então, cara amiga, aconselho levar uma muda de roupa porque seu filho pode precisar.


O ambiente "eu me localizo" era voltado as sensações espaciais. Tinham labirintos, cabanas para montar, entre outras brincadeiras.





O conceito é super interessante e as atividades muito bem boladas. So' achei que 1h30 é pouco tempo para passar por todos os ambientes. A gente tinha que literalmente arrancar o Rafael de uma atividade para ir para a outra. Ele reclamava, mas assim que via que a atividade seguinte era ainda mais legal que a primeira, ele ficava todo feliz.

Para quem for na Cité des Sciences, sugiro fortemente se inscrever em uma das sessões da Cité des Enfants, porque vale muito a pena. E fica uma excelente dica de atividade para crianças entre 2 e 3 anos, que ainda não podem entrar nas outras atrações da Cité des Sciences e também para crianças até 12 anos.

A Cité des Sciences fica no Parc de la Villette, que também ja comentamos aqui.

Cite des Enfants
Onde: Cité des Sciences et de l'Industrie - 30, avenue Corentin-Cariou  75019 
Metrô Linha 7, estação Porte de la Villette ou Corentin Cariou
Quanto: 8€ adulto e 6€ criança (crianças de até 2 anos não pagam)
Quando: fechado nas segundas.

5 comentários:

Renato M. Barboza disse...

Olá,
Muito legal a reportagem!
Fiquei muito curioso por conhecer o local, trabalho como brinquedista e esse tipo de projeto me fascina, pela simplicidade e genialidade dos brinquedos.
Parabéns pela divulgação desse espaço que parece fascinante!

Dhenise Galvão disse...

e crianças de um ano tem que ficar de fora? pq tenho um menino de 3 que vai amar, mas seria complicado o pequeno não ir se divertir tbm, e pelo q vi no youtube, alguns brinquedos seriam acessiveis aos menores, ne

Dhenise Galvão disse...

e crianças de um ano tem que ficar de fora? pq tenho um menino de 3 que vai amar, mas seria complicado o pequeno não ir se divertir tbm, e pelo q vi no youtube, alguns brinquedos seriam acessiveis aos menores, ne

disse...

Dhenise, infelizmente a Cité des Enfants é permitida apenas para crianças a partir de 2 anos. A sua pequena pode ficar em algum parquinho do lado de fora com o papai, com certeza ela vai se divertir também. Aqui em casa estamos com o mesmo problema, meu maior ja' foi e estou doida para leva-lo de novo mas a pequena ainda tem 1 e 8 meses. Vou aguardar um pouco p/ poder levar os 2 de uma vez. Acho que o problema nao é nem que os pequenos nao aproveitam mas é preciso colocar alguma regra senao o lugar se enche de bebês, que podem ser "atropelados" pelos maiores. E realmente os brinquedos sao melhor aproveitados pelos maiores.

Unknown disse...

Verdade que a Cité 2 a 7 anos está fechada? Vou com meus filhos de 2 e 4 anos para Paris na próxima semana e estava no meu programa. O Planetário e o Submarino valem a pena na idade deles? O que é o Explora? Agredeço qlq dica. Obrigada. Sheila

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...