sábado, 9 de junho de 2012

Chez Clement

E' raro encontrar restaurantes child friendly em Paris (por isso nos temos uma aba so para isso pessoal!). Primeiro é a falta de estrutura para receber crianças: dificil achar restaurantes com cadeirão ou com local para trocar fralda. Fora a cara feia quando chegamos com um baixinho tiracolo. Sempre que vamos em restaurantes com o Rafael, principalmente os mais bacaninhas, me sinto um pouco desconfortavel, como se a nossa presença não fosse bem-vinda. A bem da verdade é que o Rafael é muito bonzinho e nunca tivemos problemas em restaurantes, aviões, trens, etc. Então não é por isso que deixamos de ir, apesar das caras feias. (Pequeno parênteses: o Rafael foi passear na Italia com o pai e a avo' e ele foi paparicado em TODOS os restaurantes onde foi, com balas, chocolates, morangos. A diferença no tratamento com relação aos restaurantes franceses é nitida!)

Mas eu não poderia deixar de citar um restaurante super child friendly em Paris, o Chez Clement. Ao contrario da maioria dos restaurantes parisienses, nesse as crianças são recebidas de braços abertos. Fomos na ultima sexta-feira numa filial aqui perto de casa.

Assim que chegam as crianças ganham um "drink", um chapéu de chef de cozinha, uma caixinha com lapis de cor e um papel com joguinhos, como labirinto, ligar os pontos, jogos dos 7 erros, etc.  Rafael ainda é pequeno para esses joguinhos, mas ele gostou do chapéu e adorou perambular pelo local. Proximo à entrada tinha uma fonte com peixes que ele amou. No fundo do restaurante tinha um pequeno jardim e um coelho de verdade. O garçom me explicou que aos sabados (na filial onde fomos) tem recreação para os pequenos na hora do almoço, para os pais comerem tranquilamente. Sei que no Brasil isso é comum em muitos restaurantes, mas aqui na França foi a primeira vez que vi.

"Drink" que o Rafael ganhou (ele não gostou muito porque tinham bolhas)
Tinha um cardapio exclusivo para as crianças com 3 tipos diferentes de menu: para crianças de 1 a 3 anos, para crianças maiores de 3 anos e um especial "gastronomico", para as crianças que queiram experimentar novos sabores. O menu tem tudo o que as crianças gostam: macarrão, batata frita, carne e para os pais que preferem que a criança coma algo mais saudavel, também tem peixe, legumes e frutas como sobremesa. Como aqui em casa as refeições costumam ser saudaveis, no restaurante a batata frita e a sobremesa de crepe com chocolate é liberadissima. De vez em quando não faz mal né? Menos o refrigerante. O Rafael sabe uma porção de coisas, mas não tem idéia do que seja uma coca-cola. E assim sera', muito provavelmente até a nossa viagem ao Brasil.

Cardapio exclusivo das crianças
Menus para crianças (escolhemos o Menu Junior para o Rafael)
Ele fez amizade com um dos garçons, que até o chamava pelo nome. O garçon até deu para o Rafael um joguinho de cartas do restaurante, com desenhos de frutas e legumes (ainda não li as regras para ver como se joga, mas parece ser divertido).

Rafael e seu amigo garçon, na fonte dos peixinhos

O Chez Clement é uma rede de restaurantes, e tem em diversos lugares em Paris. Esse que fomos fica em um dos suburbios de Paris. Ja'  fomos uma vez no Chez Clement da Champs-Elysées quando ele tinha uns 8 ou 9 meses e fomos bem recebidos também. Lembro que esquentaram a papinha do Rafael numa boa e apesar da falta de local proprio para trocar a fralda, me arrumaram um cantinho discreto para troca-lo. Não sei dizer se nos outros restaurantes da rede os funcionarios são igualmente simpaticos.

Para os adultos, a comida é correta. Pratos tipicos de bistrot, comida boa, variedade, preços razoaveis, mas nada a ver com a alta gastronomia francesa. O restaurante é espaçoso e a decoração muito bonita. Um bom lugar para almoçar ou jantar fora com a familia, sem se arruinar, e sem as caras feias dos garçons franceses.

Outro endereço no mesmo estilo é o Hippopotamus, que é também uma rede de restaurantes, especializada em carnes e que também oferecem atendimento simpatico e menu exclusivo para a criançada. Se bem que achei o atendimento e a simpatia do pessoal do Chez Clement bem superior!

O Chez Clément possui varios endereços em Paris:
- 19 Bd Beaumarchais 4ème arrondissement
- 98 Av. Edouard Vaillant Boulogne-Billancourt (perto da Porte de St Cloud, 16ème)
- 123 Av. des Champs-Elysées 8ème arrondissement
- 99 Bd Gouvion St-Cyr 17ème arrondissement
- 106 Bd Montparnasse 14ème arrondissement
- 17 Bd Capucines 2ème arrondissement
- 407 rue Vaugirard 15ème arrondissement
- 9 Place de St-André-des-Arts, 6ème arrondissement
- 47 Av. Wagram 17ème arrondissement

PS: as fotos do post foram tiradas no Chez Clement de Boulogne-Billancourt.

5 comentários:

Fernanda disse...

Almoçamos muito bem no Chez Clement de Port Maillot quando voltamos do Jardin d´Acclimatation. Ótima dica!

Anônimo disse...

Indico para todos os amigos que visitam Paris, mesmo sem crianças. Ótimo.

Anônimo disse...

Excelente dica. Almoçamos no restô do 6eme, quartier latin. Tem entretenimento dedicado às crianças, situado no primeiro andar, onde acho que as famílias devem pedir para ficar. Minha filha ganhou um kit para brincar que inclui um chapéu de cozinheiro.

Anônimo disse...

Atualizando a informação supra: aparentemente, o entretenimento para crianças é apenas aos domingos, pelo menos neste mês de setembro.

Carol Catunda disse...

Parece que fechou :(

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...