sexta-feira, 8 de junho de 2012

Calendario escolar francês

O calendario escolar da França é bem esquisito para os brasileiros acostumados com as longas férias de verão no fim do ano e 2 semanas em julho. Aqui os alunos das escolas publicas tem aula o dia inteiro, menos as quartas-feiras (não me pergunte por quê, mas isto esta sempre em debate e pode mudar em breve). Então como a carga horaria é mais concentrada, eles tem mais férias ao longo do ano. Para ser mais exata: a criançada tem férias 5 vezes por ano!

Olhem so' o calendario escolar:

Inicio do ano letivo em setembro
Férias da Toussant (feriado), 2 semanas de férias entre outubro e novembro
Férias de Natal, 2 semanas
Férias de inverno, 2 semanas em fevereiro
Férias de primavera, 2 semanas em abril
Férias de verão, 2 meses inteiros de férias, julho e agosto

Mais informações no site do Ministério da Educação Nacional, aqui.

As datas de algumas dessas férias variam de acordo com a região (a França é dividida pelo Ministério em três zonas: A, B e C), assim as pessoas não saem de férias todas ao mesmo tempo. Mas não da' para fazer isso no Natal ou no verão, por exemplo. Nesse caso as férias são as mesmas para todo mundo.

O que eu fico me perguntando é como os pais fazem para cuidar das crianças enquanto eles trabalham, porque por mais que tenhamos muitos dias de férias na empresa, não da' para acompanhar o ritmo das férias escolares! A não ser que você seja professora de escola ou tenha um horario extremamente flexivel. Muita gente deixa os filhos com os avós. E quem não tem familia para ajudar, manda os filhos para colônia de férias (a partir de três anos) ou em centros de lazer na cidade durante o dia, que é uma espécie de creche (um serviço pago mas com preço proporcional aos ganhos da familia). Claro que no Brasil também temos o mesmo problema ja' que as crianças tem mais férias que os adultos, mas como são somente 2 vezes por ano, acredito que seja mais facil de se organizar.

O engraçado é que durante as férias escolares, sejam elas quais forem, a cidade fica um pouco mais vazia. Não sei como esse povo consegue tirar tantas férias. O pessoal da banca da feira onde compramos legumes sai sempre de férias, algumas padarias do bairro fecham, o metrô fica mais vazio e tem menos transito na cidade. E mesmo as atividades destinadas às crianças que ainda não vão para a escola, também entram em recesso. Então não tem aula de natação, não tem atividade na biblioteca, nem nenhuma das atividades oferecidas normalmente pela prefeitura. Por outro lado, tem mais espetaculos infantis, estréias no cinema, mas noto que os eventos são mais voltados para as crianças a partir de 3 anos.

8 comentários:

Andreza Dica e Indica Disney disse...

Essa informação que não tem aula de quarta-feira aí eu não sabia e vi que você informa que os parques costumam estar cheios nesse dia.
Ótima dica, assim evito programa infantil na quarta quando estiver aí.
A própria Disneyland deve fica mais cheia na quarta, certo?
Parabéns pelo blog.
Beijo
Andreza

disse...

Andreza, é isso mesmo. Em geral os parques e atividades para crianças são mais cheios na quarta porque a criançada não tem aula. Sempre que possivel o melhor é evitar quartas, finais de semana e férias escolares.

kinhagg disse...

Boa noite, sabe me dizer se ainda procede essa informação de nao ter aula as quartas??? Estou indo em maio e o aniversario da minha filha cai numa quarta, queriamos comemorar la. obriigada

Anônimo disse...

parece que em algumas regiões sim, em outras não, em algumas regiões, parece que tiraram a aula da manhã de sábado que tinha antes e coliocaram para a quarta ficando op sábado livr e a quarta tendo aula só pela manhã

Anônimo disse...

Olá, eu e minha esposa estaremos em Paris em julho para um intercâmbio universitário, e nossa filha de 4 anos irá junto. Alguém sabe me dizer alguma opção onde possamos deixá-la durante o dia, alguma escola para brasileiros, algo tipo "colônia de férias", ou qualquer outra dica? Agradecemos imensamente. Att., Marcelo/Patricia.

disse...

Olá Marcelo e Patricia, existem "colonias de férias" para as crianças cujos pais trabalham chamadas centres de loisirs, mas pelo que sei, é algo para residentes e para as crianças que frequentam a escola na França. Esses centres de loisis são administrados pela prefeitura. Não tenho ideia se eles aceitam estrangeiros por um curto periodo de tempo, eu acredito que não, mas sugiro vc confirmar na sous-prefectura da região onde vcs ficarão hospedados ou com alguma familia que já foi antes. Boa sorte!

Elaine Fiuza disse...

Como encontrar escolas para crianças em determinadas cidades da França. Meu marido está indo para TOurs e eu queria pesquisar sobre as escolas da região. Meus filhos só falam ingles e portugues. Obrigada

disse...

Olá Elaine, você pode encontrar informações sobre as escolas públicas nos sites das prefeituras das cidades. Quanto à escolas particulares não sei te informar, você teria que pesquisar no Google mesmo ou então com outras familias da região. Existe um grupo no Face de pais e mães brasileiros na França. Se tiver interesse em entrar no grupo me procure no face como Adélia Lundberg, que eu te incluo. Talvez existam familias brasileiras nessa região que possam te dar mais informações. Um abraço! Adélia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...