sábado, 9 de junho de 2012

Cafezoïde

Ha' tempos eu estava querendo ir num café para crianças chamado Cafezoïde, no 19ème arrondissement, seguindo a dica que li aqui. A principio achei que fosse um local parecido com o Le Poussette Café, um café especial para crianças, onde papais e mamães também podem tomar um chocolate quente, um café, almoçar e trocar idéias com outros pais. E então um casal de amigos que tem uma filhinha pequena ligou outro dia para combinar de almoçar em algum lugar divertido para as crianças. Sugeri o Cafezoïde, que estava na minha listinha "il faut y aller un jour" (temos que ir um dia).

Chegando la', a primeira reação foi o choque. Não no sentido negativo, muito pelo contrario. Mas o lugar era totalmente diferente do que eu esperava. Era totalmente hippie! Você senta onde quer, brinca com o que quiser, tem um monte de brinquedos e jogos espalhados, você pode desenhar, pintar, fazer o que quiser. E as paredes são todas grafitadas.




A refeição é um detalhe à parte. Na realidade não é um café, no sentido que estamos acostumados. Nem sei se tinha cafezinho para vender, não reparei. Eles servem refeições super baratas, 4€ para adultos e 2€ para crianças, comida vegetariana. Não tem garçom. Você vai no balcão da cozinha, pede seu prato e paga. Depois vai la' devolver a bandeja. Agua é so' da torneira. O atendimento é extremamente simpatico e um dos atendentes, que parecia ser o dono, realmente tinha jeitão de hippie. Camisa de hippie, cabelo comprido e super sorridente e doce com as crianças.

Prato vegetariano infantil: arroz, brocolis, puré de cenoura e um creme vegetariano
 que não tenho idéia do que era, mas estava gostoso!

No fim das contas, eu curti muito o lugar. E' perfeito para as crianças! Tanto para as pequenas quanto as grandes. Tinha um canto com um computador, para as crianças maiores e um toto' (pebolim se você é paulista) punk-rock. Tinha uma parte com um acolchoado e um mini-escorrega para os menores.

Toto'/Pebolim punk-rock


Meninas fazendo pintura e atras brinquedos acolchoados para os pequenos


Depois fui olhar no site para entender melhor o que era o lugar porque de cara eu vi que não era um café normal. O Cafezoïde é na realidade uma associação com o objetivo principal de promover a integração das crianças do bairro, de todos as classes sociais e origens. Principalmente daquelas de origens mais humildes. Eles propõe atividades culturais para crianças dos 0 aos 16 anos: ateliers musicais, dança, yoga, festividades diversas. Os adultos também podem participar na organização dos eventos e como voluntarios. Todas as atividades. Na 1° vez que você vai é livre e depois eles pedem para você entrar na associação pagando uma taxa bem baratinha. Eles vivem de subvenções, doações dos moradores do bairro e das taxas de adesão à associação. Eles também aceitam doações de alimentos e brinquedos.



Infelizmente não vou virar frequentadora do local porque é muito longe de casa, do outro lado da cidade literalmente (1h de metrô). Mas achei o conceito incrivel! Não posso reclamar muito porque onde moro estou rodeada de atividades interessantes para o Rafael: piscina publica, biblioteca, brinquedoteca, parques, jardins. Mas não existe nada parecido com este "café cultural", que promove realmente a integração dos moradores do bairro. Se tivesse, eu seria a primeira a me associar.

Cafezoïde 
Onde: 92 Quai de la Loire, 19ème arrondissement
Quanto: depende do consumo
Quando:  aberto de quarta à domingo, das 10h às 18h, o ano todo. 

Fica aí a dica para quem mora la' perto!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...